Páginas

quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

FELIZ ANO NOVO!

********************************************************************************

O SERELEPE DESEJA A TODOS OS OUVINTES E LEITORES UM 2010 CHEIO DE MÚSICA E ARTE!!!

********************************************************************************

FLICTS em 2010



Entre os dias 09 e 31 de janeiro de 2010, estará em cartaz no teatro Marília o espetáculo FLICTS, com o grupo teatral Encena. A peça, dirigida por Wilson Oliveira, é um releitura da obra de Ziraldo e compõe, mais uma vez, a programação da Campanha de Popularização do Teatro.

Onde?
Teatro Marília, na Alfredo Balena, no Centro de BH. Pertinho dos Hospitais.

Quando?
Entre 09 e 31/01/10, aos sábados e domingos, às 16h30.

Quanto?
Preços populares!

Confiram!
[Clique na imagem para outras informações!]

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

BOAS FESTAS!!!



O Serelepe deseja a todos um ótimo fim de ano e um 2010 de muita música!!!

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Novo programa de rádio para as crianças!




No dia 22 de novembro de 2009, estreou na Rádio USP 93.7 Fm o programa "Assobio49", feito especialmente para crianças, adolescentes e todos aqueles que buscam novas experiências musicais. Os arquivos dos programas estão disponíveis no site da rádio (www.radio.usp.br). Apresentação: Pedro Paulo e Julia Stange. Produção: Laboratório de Educação Musical - LEM da Escola de Comunicação e Artes da USP.

O programa vai ao ar às terças e quintas (no formato de pílulas de 4 min), às 9h30 e às 15h30. Duas vezes por mês (no primeiro e no terceiro domingo), vão ao ar os programas especiais, às 8h30.

Vejam o depoimento dos realizadores:

"Queridos ouvintes, olá. Este é o blog do novo programa da Rádio USP-Fm, o ASSOBIO49. Nós, Pedro Paulo e Julia Stange, apresentamos o programa que é feito especialmente para crianças e pré-adolescentes e para todos que se interessam por novas experiências sonoras e musicais.


Aqui, iremos experimentar os ruídos mais interessantes, as músicas mais malucas, as sinfonias mais esquisitas, os sons mais inesperados.


Neste blog, vocês vão poder escutar músicas e sons do programa, além de ver fotos das gravações, dos instrumentos e outras novidades. Assistindo aos vídeos tutoriais, vocês poderão aprender a assobiar, a fazer música com objetos sonoros e a construir instrumentos. Sejam bem-vindos e divirtam-se."

Postado pelos realizadores no blog: http://assobio49.blogspot.com/.

Clique na imagem para ler as informações!

O Serelepe deseja à equipe do Assobio 49 muito sucesso nessa empreitada!!!

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Encontro da Canção Infantil no Brasil já tem site

10º Encontro da Canção Infantil Latino-Americana e Caribenha

Conheça o site do 10º Encontro da Canção Infantil Latino-Americana e Caribenha, que acontecerá em 2011. O encontro será na cidade de Ribeirão Preto – SP – Brasil, organizado por Márcio Coelho e Ana Favaretto. Nesta primeira etapa, a organização está recebendo sugestões. Acesse o endereço eletrônico: http://www.encontro10.com.br/

Participe! Envie sua sugestão para: sugestoes@encontro10.com.br

Organização:
É Tudo Cena Dela - Produções Artísticas
16 3972 2377/9725 7262

Márcio Coelho colaborou com este post.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Lançamento de livro sobre Arranjo e Canção




"O trabalho de Márcio Coelho, intitulado O Arranjo como Elemento Orgânico Ligado à Canção Popular Brasileira: Uma Proposta de Análise Semiótica, foi redigido como tese de doutorado na área de Semiótica e Linguística Geral da FFLCH-USP e aprovado com distinção e louvor por uma comissão de renomados professores tanto do campo-musical como do campo semiótico.

Ao introduzir o arranjo instrumental como etapa inerente à criação das canções, ao lado da melodia e da letra, o autor transfere à obra final, registrada no fonograma, a condição de objeto privilegiado da análise semiótica. Para demonstrar suas conquistas concretas no interior deste projeto, Márcio Coelho elabora uma interessante descrição completa de “JackSoulBrasileiro”, famosa composição de Lenine, não sem antes se valer de diferentes interpretações de diversas outras canções para construir, passo a passo, o seu modelo analítico geral.

Este livro constitui igualmente um convite à reflexão semiótica a partir da revisão de alguns de seus conceitos-chave, como existência semiótica, esquema narrativo, língua e fala etc., tendo em vista que o pesquisador percorre a “história” teórica de cada noção selecionada e, nesse processo, não apenas esclarece pontos imprecisos da proposta greimasiana, mas também ajuda a desenvolvê-los numa linha mais consequente para a aplicação. Integra, ainda, as ideias sobre o discurso alheio, elaboradas por M. Bakhtin em outro contexto epistemológico, no interior do arcabouço semiótico, obtendo novos recursos para o exame das práticas de citação, tão difundidas no universo da canção brasileira pós-tropicalista.

Não há duvida de que este trabalho será referência para os estudos cancionais que, aliás, nas últimas décadas, vêm garantindo ao Brasil total hegemonia na área".

Luiz Tatit

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Palmas para Bisi - com Giramundo



Dando sequência ao projeto "Palmas para Bisi", o Museu Giramundo promove o evento Sábado no Museu Especial Bisi, com o espetáculo GIZ. O público terá a oportunidade de prestar homenagem ao bonequeiro francês Jean Bisilliat-Gardet companheiro de palco e de vida da atriz mineira Neuza Rocha, com quem fundou, em 1978, o grupo Catavento.

Bisi, como é conhecido o artista, encontra-se impossibilitado de exercer seu ofício desde que sofreu um acidente vascular cerebral deixando de fazer o que mais gostava: levar o público a uma viagem repleta de fantasia e encantamento através de seus bonecos.

Para Weracy Trindade, coordenadora do Museu Giramundo, onde vai acontecer o evento, Bisi é um grande artista e colaborador de um momento muito importante para o Grupo Giramundo: "Foram muitos artistas, amantes da criação, e da manifestação teatral com bonecos, que por aqui passaram. Um deles, especialmente diferente, meio gente, meio boneco, com seu charuto preso aos dentes, cabelos assanhados ou amarrados em rabo de cavalo, andar calmo e olhar observador, se destacou. 'Bonjour madame... Ça va? Je vais bien e toi?' Lingua portuguesa? Nem pensar... Falar em francês é mais fácil... Esse troca troca de idiomas era um meio de nos divertimos com Bisi. Foram muitos anos de companheirismo e aprendizado que vivemos juntos, incluindo Neuzinha, a companheira nota 10 e que também se destacou no grupo. Hoje, nos rendemos a esse amigo e prestamos a nossa homenagem, com o esquete de GIZ, espetáculo que tivemos a alegria de sua praticipação no elenco. Tudo que temos a dizer, e desejar a você Bisi, é pouco pelo tamanho de nossa admiração e saudade de um tempo que construimos juntos."

Clique na imagem para ler mais informações!

PRA LÁ DO LÁ!

DOMINGO, DIA 15 DE NOVEMBRO DE 2009, tem concerto do Grupo de criação Pra lá do lá com músicas originalmente compostas para o Ballet Contemporâneo do Corpo Escola de Dança. O evento ocorrerá às 19h, na Fundação de Educação Artística.

Grupo de criação Pra lá do lá:
- José Henrique (percussão)
- Patrícia Bizzotto (piano, voz e percussão)
- Sílvia Lima (violoncelo, voz e percussão)
- Thais Montanari (flauta e percussão)

Músicos convidados: Clara Ramos Stiefel(sax), Frederico Selva (percussão) e Luis Friche (baixo e percussão).

A entrada custa R$5,00.

A Fundação fica na R. Gonçalves Dias, 320, Bairro Funcionários.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009




O SERELEPE DESEJA A TODOS OS GRANDES E PEQUENOS OUVINTES UM ÓTIMO DIA DAS CRIANÇAS!

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Debate de 10 anos do Programa TVX - 07/10



O Programa TVX comemora 10 anos e convida a todos para participar do debate: Mídia x Educação Infantil: como fazer essa relação ser nota 10?


CD, DVD, camera digital, internet, Google, Google Earth, website, celular, pen drive, IPod, I Phone, Mp5, Mp 6, 7,8,9…blog, Flicker, Picasa, My Space, You Tube, Slid Shares, Skype, MSN, Orkut, Second Life, Twitter… E a lista não pára!!! Quantas destas novas mídias você conhece e acessa? E quantas delas as crianças conhecem, domina e utilizam?

As novas mídias nos apresentam um território interessante de relações impensáveis até a bem pouco tempo. Portanto, desenvolver a capacidade para utilizar, dialogar e produzir conteúdos com estas novas linguagens é muito importante para quem não quer perder o trem da história. Queremos entrar neste universo em sua companhia, descobrir o que apaixona as crianças neste novo mundo, e juntos, iniciar o processo de quebra de barreira entre as novas mídias e educação infantil, criando um caminho de troca e aprendizado para todos nós.

Data: 07 de outubro - quarta-feira
Horário: 19h
Local: Teatro SESI Holcim - R. Padre Marinho, 60 - Santa Efigênia

Mais informações: http://blog.myspace.com/programatvx


Luisa Naves - Produção TVX - TV Horizonte
(31) 3469-2540 / 8892-2628
www.youtube.com.br/programatvx
www.twitter.com/programatvx
www.myspace.com/programatvx
Orkut: Programa TVX
Av. Itaú, 515 - Dom Cabral - CEP: 30535-910
Belo Horizonte/MG

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Vá ao Teatro!



O Serelepe indica a todos a peça Flicts, baseada na obra de Ziraldo. Ela está em cartaz no Teatro Dom Silvério, no período de 26 de setembro a 18 de outubro de 2009. Sempre aos sábados e domingos, às 17hs.

Esta peça é uma realização de Mazarelo Teixeira e do grupo de teatro Encena, sob direção de Wilson Oliveira.

Para conhecer um pouco mais do espetáculo, assista ao vídeo do You Tube: http://www.youtube.com/watch?v=P28skrqzZkI.

O Teatro Dom Silvério fica ao lado do Chevrolet Hall: Av. Nossa Senhora do Carmo, 230 - Savassi. BH/ MG.

Guilherme Paoliello – que assina a trilha sonora do espetáculo – colaborou para este post.

sábado, 12 de setembro de 2009

Maracatu de Baque Virado em Ouro Preto e BH!



O Baque Trovão, em parceria com a Prefeitura de Ouro Preto e a Trupe Finca Pé, realiza nos dias 12, 13, 15 e 17 de setembro de 2009, um ciclo de oficinas de Maracatu de Baque Virado com a forte presença do Mestre Walter de França e do dançarino Maurício Soares - o "Mauricéia", ambos da Nação Estrela Brilhante, uma das mais tradicionais e admiradas de Recife.


As oficinas, simultâneas, terão duração de 3 horas e acontecerão, nos dias 12 e 13, às 14h, na Tenda Cultural do Trem da Vale, em Ouro Preto; e nos dias 15 e 17, às 19h, no Espaço Trampulim (Rua Professor Tavares Paes, 106 – Jardim América/ Belo Horizonte).


Aberta a percussionistas, dançarinos, atores e interessados em geral, a iniciativa busca promover o conhecimento histórico da manifestação cultural, além de ensinar técnicas específicas de cada instrumento e da dança.



As inscrições para o ciclo de oficinas, incluindo as de Ouro Preto e as de Belo Horizonte, custam R$40 e serão feitas no local. Será cobrado o mesmo valor para 2 dias de oficina ou R$ 30 para 1 aula avulsa.


Mais informações pelos telefones (31) 8449-2329 / (31) 9166-5856.


Mestre Walter de França
Há nove anos na Nação de Maracatu Estrela Brilhante, tornou-se uma referência. Respeitado e citado por figuras como Naná Vasconcelos e Antônio Nóbrega, passou seus conhecimentos a centenas de batuqueiros e formou mais de uma geração de percussionistas que estão espalhados no efervescente cenário musical de Recife e do país. Mestre Walter é um dos que podem ser verdadeiramente chamados de MESTRE DA CULTURA POPULAR.

Nara Vargas colaborou para este post.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Festival Internacional de Cinema Infantil

Belo Horizonte recebe sétima edição do Festival Internacional de Cinema Infantil

Programação inclui homenagem a Lotte Reiniger, comemoração dos 120 anos de Charles Chaplin, dublagens ao vivo e pré-estreias

Belo Horizonte recebe, entre os dias 18 e 27 de setembro, a programação itinerante da sétima edição do Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI), que percorrerá também outras oito cidades brasileiras. O Festival acontece exclusivamente nos cinemas da rede Cinemark, onde serão exibidos, com ingressos a R$ 4,00, mais de 80 filmes, entre títulos inéditos, clássicos, debates e sessões com dublagem ao vivo.

Desde 2003, mais de 500 mil crianças passaram – muitas delas, pela primeira vez – por dramas, aventuras, fantasias, comédias e todas as muitas emoções que só o escurinho do cinema pode proporcionar, nas seis primeiras edições do FICI. Entre as novidades desde este ano está a mostra Novos Jovens, com três longas voltados para adolescentes e um program a de curtas, o Panorama Teen. “Não existe no mundo um festival de cinema infantil com esta proposta abrangente de inclusão dos pequenos espectadores ao universo do cinema. Temos o cuidado de selecionar filmes para várias faixas etárias, de técnicas e conteúdos bem diversificados, sempre com o auxílio de uma pedagoga”, conta Carla Esmeralda , que dirige o evento com a cineasta Carla Camurati.

Pela segunda vez, o Prêmio Brasil de Cinema Infantil contemplará os melhores curtas nas categorias Melhor Animação e Melhor Ficção, em um total de R$ 10 mil em prêmios. Dos 123 filmes inscritos, 13 continuam na disputa.

Fora da mostra competitiva, o festival vai celebrar os 120 anos de Charles Chaplin com a exibição de uma cópia restaurada de ‘O Garoto’ e também mostrará uma versão recuperada de ‘As Aventuras do Príncipe Achmed’, o primeiro longa de animação feito por uma mulher, no caso a alemã Lotte Reiniger, em 1926.

As sessões de dublagem ao vivo – sempre lotadas com pais e filhos que se divertem com as bem-humoradas intervenções de atores ao longo do filme – serão três, com as animações ‘Prop e Berta’ (Dinamarca, 2001), e ‘Os Três Ladrões’ (Alemanha, 2007) e a ficção ‘Muito Prazer, Eugênio’ (Suíça, 2005).

Outro evento muito disputado no festival é a sessão Pequeno Jornalista, em que jornalistas convidados explicam para as crianças como é feita uma matéria, entrevista ou crítica cinematográfica. O filme escolhido para esta discussão é ‘O Segredo de Kells’ (Irlanda, França e Bélgica, 2009), uma belíssima animação que terá sua pré-estreia no FICI e foi parcialmente produzido no Brasil, pelo estúdio de animação Lightstar Studios.

O festival também embarcará nas comemorações do Ano da França no Brasil, ao celebrar o veterano animador francês Michel Ocelot, com a exibição de ‘Príncipes e Princesas’ (1999) e ‘As Aventuras de Azur e Asmar’ (2006). Apesar de nascido na Côte d’Azur, Ocelot foi morar aos seis anos em Guiné, Oeste da África, fato determinante para sua obra, repleta de referências a outras culturas, em especial a africana.

Este intercâmbio com outros universos culturais está presente ainda em duas sessões do festival, em que curtas sobre lendas e histórias tradicionais serão exibidas. Tratam-se de ‘Histórias Preciosas’, seqüência de animações russas sobre antigas histórias baseada na tradição oral dos povos que habitavam o país; e também de Juro que Vi, série de premiadas animações produzidas pela MultiRio, que inclui um filme inédito, ‘O Saci’.

A program ação ainda inclui uma sessão dedicada aos melhores filmes da história da Fundação Prix Jeunesse, que reúne, há mais de 40 anos, produções audiovisuais de alta qualidade para o público infanto-juvenil, em Munique, na Alemanha. A partir disto, o FICI dará início aos preparativos para o Prix Jeunesse Iberoamericano, que será realizado em outubro, em São Paulo.

Para aprofundar o debate sobre a produção e a distribuição de conteúdo infanto-juvenil no mercado audiovisual brasileiro, o FICI realizará o Pensar a Infância, um fórum sobre políticas, narrativas e linguagens para o cinema infantil. Produtores, autoridades, executivos do cinema e da televisão brasileira já confirmaram presença.

A sétima edição do Festival Internacional de Cinema Infantil tem o patrocínio da Oi, McDonald’s, ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), BNDES e DASA e o apoio de Oi Futuro, Globo Filmes, Clear Channel, Grupo Labocine/Cinema, GOL Linhas Aéreas Inteligentes, Instituto Goethe do Rio de Janeiro e do Serviço Audiovisual da Embaixada da França no Brasil .


Programação nacional FICI 2009:

Brasília ( 4 a 13 de setembro), São Paulo e Campinas ( 11 a 20 de setembro), Belo Horizonte ( 18 a 27 de setembro), Rio de Janeiro e Niterói (a partir de 9 de outubro), Recife ( 9 a 18 de outubro), Salvador e Aracaju (23 de outubro a 1 de novembro).

Serviço:

Festival Internacional de Cinema Infantil – Belo Horizonte

De 18 a 27 de setembro no Cinema Cinemark

Local: Shopping Pátio Savassi ( Av. do Contorno, 6061 )

Ingresso: R$ 4,00


Informações para a imprensa: Jozane Faleiro: (31) 3261-1501 / 9204.6367

jozane@ab.inf. br

Maísa Gontijo: (31) 3261-1501

maisa@semprumpapo. com.br
www.sempreumpapo. com.br

Maísa Gontijo colaborou para este post.

domingo, 23 de agosto de 2009

Publicação do Serelepe

O Serelepe acaba de publicar um artigo sobre música e infância no rádio na Presente! Revista de Educação do CEAP - Centro de Estudos e Assessoria Pedagógica, de Salvador (BA). Veja a edição n.65 no link: http://www.ceap.org.br/publicacoes_ultima_edicao.htm





Entrevista
Prazer em contar histórias
Walcyr Carrasco

....................................................................................................

Artigos

Programas televisivos infantis e valores morais: uma aproximação com Walter Benjamin
Andrea Müller Garcez relaciona discussões sobre os valores morais presentes em programas televisivos infantis –classificados como ER (especialmente recomendados) para crianças e adolescentes – com algumas reflexões do filósofo Walter Benjamin a respeito de livros infantis e brinquedos, assim como com sua visão acerca de infância, cultura e relação entre adultos e crianças.

Linguagem, leitura e psicanálise
Dinéa Maria Sobral Muniz sugere que articular o tema da formação do leitor, um dos mais importantes objetivos da educação, com o tópico da constituição do sujeito, uma das mais pertinentes formulações da teoria psicanalítica, talvez possa contribuir para a mudança de paradigma na prática pedagógica de formação do leitor, pela introdução da noção de desejo de ler.

Arte na escola e a necessária presença da produção contemporânea
Sandra Regina Ramalho e Oliveira destaca a necessidade da presença da obra de arte propriamente dita diante do espectador, tanto do professor, que se propõe a abordar a leitura da obra, quanto do aluno, a quem deve ser possibilitada a “alfabetização” visual – ou a imagemização – e o consequente acesso ao patrimônio cultural expresso em imagens.

Games, aprendizagem e leitura: na trilha dos (des)compassos
Lynn Alves apresenta uma reflexão em torno da presença dos jogos eletrônicos no cenário contemporâneo e as relações que alunos e professores estabelecem com essas mídias, (des)construindo sentidos no âmbito da aprendizagem e da leitura. Sentidos que são trilhados a partir de compassos e descompassos, no que se refere à compreensão dos objetivos e das narrativas presentes nos games.

....................................................................................................

O X da Questão
A linguagem dos jovens na contemporaneidade: aplausos ou censura?
Compreender é melhor que censurar
Gilson Alves Lima

Aplausos, claro... Alguma dúvida?
Nelson De Luca Pretto

....................................................................................................

Tertúlia com...
Glauber Rocha: um dragão da estética
José Umbelino Brasil

....................................................................................................

Refletindo o fazer
Música e infância no rádio: o programa Serelepe na Rádio UFMG-Educativa



Eugênio Tadeu Pereira, Cristiane da Silveira Lima, Gabriel Murilo Resende e Reginaldo Santos expõem algumas reflexões sobre música, infância e rádio a partir das experiências do programa Serelepe – uma pitada de música infantil, no ar desde 2005, na Rádio UFMG Educativa, com uma programação marcada pela proposta de difusão musical diferenciada. Os autores expõem o resultado de um trabalho multidisciplinar que procura envolver as áreas de teatro, música e comunicação.

O lugar do teatro na educação do campo
João Rodrigues Pinto

relata a ação teatral do grupo Artevida no contexto da aprendizagem proposta pela Escola Família Agrícola de Nestor Gomes – município de São Mateus (ES). A proposta relaciona a prática educativa da escola com a arte da interpretação, favorecendo o aprendizado e a leitura da educação popular.

....................................................................................................


CEAP - Centro de Estudos e Assessoria Pedagógica
Av. Leovigildo Filgueiras, 683 - Garcia
CEP 40.100-000 Salvador – Bahia
Tels: (71) 328-3784 / 3783
http://www.ceap.org.br/


Diretor
Miguel Martins Filho

Coordenadora Editorial
Fernanda Alamino

Equipe Editorial
Ana Leda V. Barreto – UEFS
Dilza Maria Atta – UFBA
Lícia Maria Freire Beltrão – UFBA/UCSal
Maria Ornélia Marques – CEAP/FSBA
Maria Regina Antoniazzi – UFBA
Maria Roseli Brito de Sá – UFBA
Miguel Martins Filho – CEAP

Consultores
Betânia leite Ramalho – UFRN/RN
Ivani Fazenda – PUC/SP
Maria do Carmo Sousa Motta – UNICAP/PE
Regina Celi da Cunha – UFRJ/RJ
Rosenilda Paraíso C. Santa Rosa – UFRJ/RJ
Sonia Kramer – PUC/RJ

Jornalista Responsável
Fernanda Alamino – DRT-BA 2373

Revisão
Marcos Epifanio Barbosa Lima
Rosilene P. C. de Lima

Projeto Gráfico e Diagramação
Raimundo Laranjeira

Serviço de Atendimento ao Leitor
Maria do Carmo Pinheiro

Impressão
Edições Loyola – São Paulo/SP

sábado, 8 de agosto de 2009

Programação 1a. Quinzena de Agosto de 2009

No dia 01/08/2009, o Serelepe apresentou:

Bloco 1: Mão na Cumbuca: Sambas diversos.
Bloco 2: De cabo a rabo: Histórias cantadas/contadas por duplas caipiras.
Bloco 3: De mala e cuia: Músicas de grupos da Fundación Nueva Cultura, da Colômbia.
Bloco 4: Balaio de gato: Músicas da dupla Márcio Coelho e Ana Favaretto, de Ribeirão Preto - SP e também do grupo colombiano Cantores de Colores, coordenado pela Charito Acuña.


No dia 08/08/2009, por sua vez, o Serelepe apresentou:

Bloco 1: Mão na Cumbuca: Músicas diversas do Palavra Cantada. São elas:
Boa noite – Paulo Tatit/ Zé Tatit.
Tá na hora de mamar – Paulo Tatit/ Zé Tatit (cantada pelo Paulo, Sandra, e Coro das Primas).
Pulguinha – Paulo Tatit/Edith Derdik, cantada por Suzana Salles.
Trilhares - Paulo Tatit/ Edith Derdik, cantada por Sandra e Paulo.
Relógio – Sandra Peres/ Paulo Tatit.
Bloco 2: De cabo a rabo: Histórias espanholas.
Bloco 3: De mala e cuia: Músicas executadas pelo grupo argentino Pró-música do Rosário. Músicas que falam de mar e marinheiros!
Bloco 4: Balaio de gato: Uma homenagem às ouvintes Marina e Vanessa, de Belo Horizonte.

domingo, 12 de julho de 2009

Programação Primeira Quinzena de Julho de 2009

PROGRAMA QUE FOI AO AR NO DIA 04 DE JULHO DE 2009


MÃO NA CUMBUCA - A BARCA

NESTE BLOCO, TOCAMOS MÚSICAS DO GRUPO A BARCA, DOS CDS TRILHA, TOADA E TRUPÉ.

DE CABO A RABO - AVENTUREIROS

DON QUIJOTE DE LA MANCHA – R BRIAND SELECCIONES INFANTILES ALBERTO CLOSAS CON ORCHESTA CALESITA
GIROFLÊ, GIROFLÁ BRINCANDO DE RODA: SOLANGE MARIA & CORAL INFANTIL ARRANJOS ANTÔNIO MADUREIRA
DON PEPINO – CANTOALEGRE CD CANTA COLÔMBIA
RATÓN VAQUERO - CRI CRI – FRANCISCO GABILONDO SOLER – CD LAS NÚMERO
EL PIRATA BABANEGRA_V.SACHILCHTER - R. LABERTUCCI SELECCIONES INFANTILES ALBERTO CLOSAS CON ORCHESTA CALESITA;
IP OP - PANDALELÊ CD PANDALELÊ! BRINQUEDOS CANTADOS

DE MALA E CUIA - CANTOALEGRE 123

NESTE BLOCO, TOCAMOS MÚSICAS DO GRUPO COLOMBIANO CANTOALEGRE.

BALAIO DE GATO - RATO/SALABIM

NESTE BLOCO, TOCAMOS MÚSICAS DO EDU LOBO, ENTRE ELAS, SALABIM, MÚSICA DO PROGRAMA DE TV RÁ TIM BUM.



PROGRAMA QUE FOI AO AR NO DIA 11 DE JULHO DE 2009



MÃO NA CUMBUCA – CARLOS NAVAS E OLGA RIBEIRO

A BANDA (FAIXA 10) 2’53. CARLOS NAVAS. CD CANÇÕES DE FAZ DE CONTA.
VAMOS PASSEAR NA CIDADE (FAIXA 4) 3’55”. OLGA RIBEIRO. CD BAMBA-LA-LÃO.
O ENCONTRO DO CAP. RAPADURA COM O SOL NUM DIA QUENTE DE VERÃO. (FAIXA 9) 3’20”. OLGA RIBEIRO. CD BAMBA-LA-LÃO.
COCO VERDE (FAIXA 11) 3´29”. OLGA RIBEIRO. CD BAMBA-LA-LÃO.

DE CABO A RABO – GRUPO RUMO.

A NOITE DO CASTELO. CD QUERO PASSEAR. RUMO.
O MONSTRO. CD QUERO PASSEAR. RUMO.
“A INCRÍVEL HISTÓRIA DO DR. AUGUSTO RUSCHI, O NATURALISTA E OS SAPOS VENENOSOS”. CD QUERO PASSEAR. RUMO.

MALA E CUIA – CIRCO CIRCULANTE

MARCELO RIBEIRO – CABALLOS. CD CIRCO CIRCULANTE
MARCELO RIBEIRO - FERIA EXTRA. CD CIRCO CIRCULANTE
PRO MUSICA NIÑOS - SI QUIERES COMIGO BAILAR. CD CON ARTE Y CON PARTE
PRO MUSICA - SUR LE PONT D’AVIGNON. CD CON ARTE Y CON PARTE
SOBRE EL PUENTE DE AVIGNON. CD CON ARTE Y CON PARTE
SOBRE A PONTE DA VINHAÇA. CD CON ARTE Y CON PARTE

BALAIO DE GATO - MÚSICAS SOBRE CIRCO

NESTE BLOCO TOCAMOS VÁRIAS MÚSICAS SOBRE CIRCO, DE TONICO E TINOCO, CHICO BUARQUE, CRICRI (MÉXICO) E MARCELO RIBEIRO (URUGUAI).

sábado, 27 de junho de 2009

Programação do dia 27/06/2009

MÃO NA CUMBUCA

Salabim - CD Rá Tim Bum. Edu Lobo.
Adivinha o que é - Cd Adivinha o que é. MPB-4.
Família reloginho - Teca Oficina de Música/ Hélio Ziskind. CD Um bolo...musical.
Marinheiro Chora, tindolelê - Lydia Hortélio. CD Abra a roda, Tindolelê.

DE CABO A RABO

A linda rosa juvenil - Zé Zuca. CD Roda de Cantigas.
Constança - Solange Maria e Coro Infantil. CD Brincando de Roda.
A Velha Que Tinha 9 Filhas – Grupo de Percussão da UFMG e o coral Infanto Juvenil da Fundação Clóvis Salgado. CD Villa-Lobos e os brinquedos de roda.
A pobre peregrina - Madrigal Infantil de Montes Claros e Clarice Maciel. LP Cantigas de roda e canções infantis do Norte de Minas.


MALA E CUIA


Borocotó - Borocotó. CD Ocho Manzanas a la Redonda.
Para Água - Borocotó. CD Ocho Manzanas a la Redonda.
Em Alta Mar - Rodapião. CD Nigun.
My Bonnie - Rodapião. CD Nigun.


BALAIO DE GATO


Rabo de Tatu - Viviane Beineke. CD Lenga la Lenga.
Sereia - Viviane Beineke. CD Lenga la Lenga.
Baião destemperado - Barbatuques. CD O corpo do som.
Boca que toca - Los Musiqueros. CD Canciones Colgantes.

domingo, 14 de junho de 2009

Festival Internacional da Canção para Crianças

Vem aí o Festival Internacional da Canção para Crianças

SESC-Pompéia - SP - 24 a 28 de junho/2009.

Participantes:

ARGENTINA- Los Musiqueros e Luis Pescetti;
BRASIL - Hélio Ziskind, Márcio Coelho e Ana Favaretto, Palavra Cantada e Duo Rodapião - participação especial Arnaldo Antunes;
COLÔMBIA - Cantoalegre;
CUBA - Rita del Prado e Duo Karma;
URUGUAI - Julio Brum con Los Pájaros Pintados

Curadoria - Márcio Coelho e Ana Favaretto.

Veja a programação no endereço abaixo.
http://www.sescsp.org.br/sesc/programa_new/busca.cfm?conjunto_id=6146

Ingressos a R$ 8,00 (meia-entrada).

Programação do dia 13/06/200

MÃO NA CUMBUCA – Marcio Coelho e Ana Favaretto

No bloco Mão na Cumbuca, tocamos várias músicas do CD Curuminzada, de Márcio Coelho e Ana Favaretto. Entre elas, a música "Nome".

DE CABO A RABO - Gato e rato

Neste bloco, apresentamos histórias cantadas que falam sobre Gato e Rato.

DE MALA E CUIA - Cuba

Rita Del Prado - Birichibin - CD Jardín de La prima florida.
Teresita Fernandes - Rani - CD Mi gatito Vinagrito.
Rita del Prado - El Pantano misterioso - CD Jardín de La prima florida.
Teresita Fernandes - Mi gatito Vinagrito - CD Mi gatito Vinagrito.


BALAIO DE GATO – Ponto de Partida e Meninos de Araçuaí e MPB4

Cantigas de Roda - Ponto de Partida e Meninos de Araçuaí - CD Rola que Rola.
O sono dos bichos - MPB-4 - CD Advinha o que é.
Botões - MPB-4 - CD Advinha o que é.

sábado, 6 de junho de 2009

Programação do dia 06/06/2009

Mão na cumbuca – Bichos

MPB4 - O Som Dos Bichos - CD Adivinha o que é
Palavra Cantada - É vez do tamanduá - CD Canções de brincar
Quinteto Villa-Lobos e cantada pelo Coro Infantil do Teatro Municipal do Rio de Janeiro - A cotia - CD Villa-Lobos para crianças.
Palavra Cantada - Tá na hora de mamar - CD Canções de brincar
Solange Maria e Coro Infantil - Formiguinha da roça e outras cantigas – CD Brincando de roda.


De cabo a rabo – histórias de bichos


Alberto Closas con a Orchesta Calesita - El gato murru murrumiau – LP Seleciones Infantiles
Palavra Cantada – Meu galinho.
Alberto Closas con a Orchesta Calesita - El gallito - LP Seleciones Infantiles
Duo Rodapião - Dona Carochinha - CD Dois a Dois.
Suzane Salles - A barata - CD Cantigas de Roda, da Palavra Cantada.
Tempo de brincar - A briga do pato com o rato - CD Tempo de Brincar


Barcos Mariposa – Zapatanga

Músicas do grupo Los Tinguiritas, do CD Zapatanga. Entre elas: Mi gatito cordobés.


Balaio de gato - Bichos

Lydia Hortélio - O camaleão - CD Abre a roda tindo lelê
Alberto Closas con a Orchesta Calesita - La cucaracha - LP Selecciones Infantiles
Cantoalegre - Sapo Cururu - CD Canta Colômbia
Celeste, a cobra – Castelo Ratimbum
MPB4 - O Galo Cantor – CD Adivinha o que é

sábado, 30 de maio de 2009

Programação do dia 30/06/2009

Mão na cumbuca: Adoniran e Caymmi

Músicas de Adoniran Barbosa e Dorival Caymmi

De cabo a rabo: Coca – Figueira

Músicas do CD Brincadeiras de Roda, Estórias e Canções de Ninar, de Antônio Nóbrega e Solange Maria. Participação de Elba Ramalho.

De mala e cuia: América Latina – Ásia

Músicas de países diversos da América Latina e também da Ásia.

Balaio de gato: Brincadeiras- Salsa

A la rueda de Villa española. CD chocolate Chák, chák. Julio Brum conlos Pájaros pintados. (Uruguai)
Tô no molhado. CD Pandalelê! Brinquedos Cantados. (Brasil)
O cipó de miroró. CD Abre a roda Tindolelê. Lydia Hortélio.(Brasil)
Pipoca – Canções de brincar – Palavra Cantada.(Brasil)
Salsa sem salsa - música dos alunos da UFMG Warley Machado, David. Participação do Serelepe Gabriel Murilo.(Brasil)

quinta-feira, 28 de maio de 2009

SESSÃO BEBÊ na sala de cinema Humberto Mauro, em BH

Palácio das Artes
Cine Humberto Mauro


SESSÃO BEBÊ – Especial para mães e pais com crianças de colo
[30 DE MAIO DE 2009 | 16hs]

A segunda edição da Sessão Bebê presta uma homenagem à atriz Audrey Hepburn, diva imortalizada no clássico que será exibido, Bonequinha de Luxo. A rainha do “pretinho básico” estaria completando em maio, 80 anos. Seu grande papel de destaque foi Holly Golightly, em Breakfast at Tiffany's, de 1961, dirigido por Blake Edwards e musicado por Henry Mancini, que compôs a famosa canção "Moon River" especialmente para ela. No filme, Hepburn interpreta uma prostituta de luxo com discreta elegância e cheia de charme.

CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS SOBRE A SESSÃO BEBÊ. (este link abrirá uma janela pop up)

Bonequinha de Luxo | Breakfast at Tiffany's, Blake Edwards, Estados Unidos, 1961, 110’, 35mm
Conta a história do envolvimento entre um jovem escritor bancado pela amante, e sua vizinha, Holly Golightly, uma prostituta de luxo de Nova York que está a procura de um milionário para casar. Com Audrey Hepburn e George Peppard

SESSÃO BEBÊ: R$ 2,00 (INTEIRA) E R$ 1,00 (MEIA). FILME EM 35MM

Serviço
Evento: Sessão Bebê
Local: Cine Humberto Mauro
Data: 30 de maio
Horário: sábado, às 16h
Preço: R$ 2,00 (inteira); R$ 1,00 (meia-entrada)
Balcão de Informações: (31) 3236-7400. O Balcão de Informações funciona de segunda a domingo, das 14h às 21h.

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Seminário discute educação em direitos humanos

Prioridade Absoluta nº 375 | 26 de maio a 1º de junho



Sugestão de pauta
Seminário discute educação em direitos humanos

Evento acontece em Belo Horizonte, nos dias 28 e 29 de maio
Criação de Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos é foco do encontro
Realidade não acompanha os avanços da legislação



Especialistas, representantes do poder público e da sociedade civil participam nesta semana, em Belo Horizonte, do I Seminário Mineiro de Educação em Direitos Humanos. O objetivo do encontro é traçar metas e planejar ações de curto, médio e longo prazo a serem realizadas a partir da criação do Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos. Minas Gerais está entre os últimos a implantar o comitê, que já existe em outros 17 estados.

O foco na educação em direitos humanos ganhou força depois da elaboração de um plano nacional em torno do tema, em 2006. A criação de comitês estaduais e municipais está prevista neste plano e é uma tarefa atribuída às universidades públicas. No Brasil, já foram instalados sete comitês na região nordeste, três na norte e centro-oeste e dois na sul e sudeste. O integrante do Fórum Mineiro de Direitos Humanos (FMDH), Robson Sávio Reis Souza, antecipa um dos desafios a ser enfrentado pelo comitê em Minas: "O estado é muito grande e tem uma demanda social enorme. Existe, então, uma dificuldade em saber como propor informações que sejam importantes para cada comunidade".

Por que falar sobre o assunto?
"Quando a ONU proclamou a Declaração Universal dos Direitos Humanos, o primeiro artigo tratava da dignidade da pessoa humana. E é a partir dele que temos que ter um olhar crítico em relação ao país". A avaliação é do Coordenador Geral de Educação em Direitos Humanos da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, Erasto Fortes. O coordenador também destaca que o conhecimento sobre os direitos humanos é uma condição fundamental para a democracia.

Para o presidente da Fundação Perseu Abramo, Nilmário Miranda, a educação será responsável pela mudança na visão que grande parte dos brasileiros tem dos direitos humanos. "Desde a ditadura há um pensamento de que defensor dos direitos humanos é defensor de bandidos. Direitos humanos é direito ao trabalho decente, o acesso a terras, direitos políticos, civis", afirma.

Direitos humanos no sistema de ensino
De acordo com o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, a inserção do tema nos currículos e sistemas de ensino é a principal estratégia para que alcance a agenda nacional de discussão. A proposta também prevê a inclusão em sistemas seletivos, como ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), vestibular, exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e concursos em geral.

Representantes das secretarias estadual e municipal de educação estarão presentes no seminário para discutir o assunto. O membro do FMDH, Robson Sávio, alerta para a necessidade da participação popular. "Embora a inserção do tema no ensino seja garantido por lei, sua efetivação depende de que haja intenção dos agentes públicos e pressão da sociedade civil", afirma.

Para a professora do curso de Direito da UFMG, Mariá Brochado, só assim a sociedade vai aprender a se posicionar diante do que é seu. "Temos leis avançadas, mas que não são acionadas por falta de conhecimento", afirma.

Cursos de capacitação no interior
A criação do comitê em Minas Gerais acontecerá em três etapas. A realização do seminário faz parte da primeira. A intenção é mapear as ações no estado e traçar diagnóstico dos direitos humanos em Minas Gerais. Em seguida, a UFMG dá início à realização de cursos de capacitação de professores no ensino básico em educação em direitos humanos. Os cursos serão realizados em Betim, Contagem, Ribeirão das Neves, Itaobim e Teófilo Otoni. Em novembro, acontece a terceira etapa: outro seminário para implementar oficialmente o Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos.

Inscrições
As inscrições no I Seminário Mineiro de Educação em Direitos Humanos são gratuitas e há reserva de 100 vagas para estudantes. Os interessados devem se inscrever pelos sites: www.peqno.com/geral (para público em geral) e www.peqno.com/estudantes (para estudantes).



SERVIÇO
O QUÊ: I Seminário Mineiro de Educação em Direitos Humanos
QUANDO: 28 e 29 de maio
ONDE: Auditório da Faculdade de Direito da UFMG, Avenida João Pinheiro 100, Centro, Belo Horizonte.

SUGESTÕES DE FONTES
Fórum Mineiro de Direitos Humanos
Robson Sávio dos Reis - integrante do Fórum Mineiro de Direitos Humanos e coordenador do núcleo de Direitos Humanos da Pró-Reitoria de Extensão da PUC Minas
(31) 3319-4373

Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República
Erasto Fortes - Coordenador Geral de Educação em Direitos Humanos
Ana Batista - assessora
(61) 2025-3624

Paideia Jurídica - Faculdade de Direito da UFMG
Mariá Brochado - coordenadora
(31) 3409-8657

Fundação Perseu Abramo
Nilmário Miranda - presidente
(11) 5571-4299

INFORMAÇÕES
Oficina de Imagens
Eliziane Lara / Gabriela Garcia
(31) 3482-0217 / 8481-4977

Notas da semana



Estão abertas as inscrições para oficinas de vídeo gratuitas

O Projeto Casa Brasil, iniciativa do governo federal, está incentivando o desenvolvimento de vídeos sobre o tema "Direito à Comunicação". As produções serão feitas em oficinas de produção de vídeo gratuitas, abertas à participação da comunidade. A iniciativa é motivada pela 1ª Conferência Nacional de Comunicação, que será realizada em dezembro deste ano. A proposta é que cada unidade, juntamente com seus freqüentadores, elabore durante as oficinas um vídeo de até 5 minutos dentro dessa temática. Os materiais serão compartilhados no Portal Casa Brasil e na Rede Iteia. As produções podem ser feitas nas mais variadas linguagens, como videoclipe, documentário, animação e ficção. Os vídeos participantes poderão receber menção honrosa e participar de eventos da Rede Casa Brasil e mostras de vídeos. Em Belo Horizonte, a oficina começa amanhã, 27, às 9 horas da manhã, e nos dias 28/05, 01/06, 02/06 e 03/06, a partir das 16 horas, na sede da Casa Brasil, localizada no Bairro São Salvador, rua Barbosa, 355. As inscrições começam a partir do dia 26 de maio e podem ser feitas pelo e-mail casabrasilobrakolping@gmail.com

INFORMAÇÕES
Projeto Casa Brasil - Giulliana de Souza
(31) 8762-2901

Evento na capital mineira discute trabalho infantil e gênero feminino

O "Trabalho Infantil Feminino" será tema de um seminário sediado em Belo Horizonte e organizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego, por meio da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Minas Gerais. O evento será realizado no dia 9 de junho, das 8h às 18h, no Ouro Minas Palace Hotel, salão Centenário 1. O objetivo é suscitar a discussão entre a sociedade civil e representantes de órgãos defensores da mulher, da infância e da juventude acerca de questões polêmicas, como a relação entre o trabalho infantil feminino, a violência e o direito e os desdobramentos desse fenômeno social no meio rural. Os interessados podem fazer suas inscrições pelo e-mail seminario.cti@gmail.com e enviar os seguintes dados: nome, instituição a qual é vinculado, cargo, endereço, e-mail e telefone.

INFORMAÇÕES
Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Minas Gerais
(31) 3270-6142 / 3270-6105

Prêmio Itaú-Unicef tem inscrições prorrogadas

As inscrições para a 8ª edição do Prêmio Itaú-Unicef, que tem como tema "Tempo e espaços para aprender", foram prorrogadas até o dia 18 de junho. A proposta tem o objetivo de estimular e valorizar a produção de projetos socioeducativos realizados com crianças e adolescentes em situação de risco por organizações não governamentais, em parceria com escolas públicas. Os 32 finalistas, considerados vencedores regionais, receberão um prêmio de R$ 10 mil. Os quatro primeiros colocados receberão um prêmio de R$ 70 mil e o grande vencedor será contemplado com R$ 150 mil. As inscrições podem ser feitas pelos sites www.fundacaoitausocial.org.br, www.unicef.org.br, e www.cenpec.org.br

INFORMAÇÕES
0800-7017104

Folhinha mapeia brincadeiras de todo Brasil

Reflexo das variações culturais e lingüísticas verificadas nas diferentes regiões do Brasil, as brincadeiras de meninos e meninas podem receber variados nomes e regras. Com o objetivo de fazer um levantamento acerca dessa diversidade, o jornal Folha de São Paulo está organizando o Mapa Brincar. Trata-se de uma iniciativa da equipe da Folhinha, cujo conteúdo é especialmente destinado a crianças e adolescentes. A proposta tem o objetivo de analisar as diferentes brincadeiras e suas variações, compilar o resultado dessa pesquisa e publicá-lo dia 3 de outubro no periódico. Os participantes das brincadeiras interessados em colaborar, devem enviar a descrição e as regras dos jogos para o endereço do jornal (Al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, São Paulo, SP), e-mail (mapadobrincar@uol.com.br) ou para o blog da Folhinha. A inscrição é aberta para qualquer criança e vai até o dia 3 de julho. Para mais informações, clique aqui.




Equipe:
Eliziane Lara
Graziella Tavares
Larissa Veloso
Luana Borges
Luciano Dias
Mariângela Camargos
Paulo Henrique Marques
Tábata Barbosa

Esse post foi integralmente extraído da Sugestão de Pauta do Oficina de Imagens. Contato: oficina@oficinadeimagens.org.br.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Programação primeira quinzena de maio de 2009

02 de maio de 2009 – Programa inteiro do Gabriel

Programa elaborado pelo aluno do curso de Teatro da EBA - UFMG, com músicas relacionadas ao tema "teatro".

09 de maio de 2009 – Programa com o Talles

Neste programa, o Serelepe contou com a participação ilustre do Thales, de 4 anos, filho do Bráulio Britto, que também marcou presença. As músicas que tocaram no programa foram:

Mão na cumbuca – Tereza Castro e Amaranto

Tereza Castro. Cd Cada dedo, cada som. Faixa 3. Quem gosta de brincar. 0’52
Tereza Castro. Cd Cada dedo, cada som. Faixa 5: Brincando com o céu e Pum pum jacutinga.1’17
Trio Amaranto. CD Três Pontes. Faixa 21. Manhã de sol.
Trio Amaranto. CD Três Pontes. Faixa 8. Três pontes.
Hélio Ziskind. CD Meu pé, meu querido pé. Passarinho, que som é esse? (Guitarra)

De cabo a rabo – Saci

Adivinha quem é? Tempo de Brincar. CD Histórias do Brasil. Faixa1. 0’38”
Pererê peralta (saci). Carlinhos Brown. 3’10”
Roberto Ribeiro. Fumo de rolo. 3’03”
Pererê. Tempo de Brincar. CD Histórias do Brasil. Faixa 8. 3’00”

De mala e cuia – Judith Akoschky/ Caballos

Judith Akoschky:
Caballos - 1, Este Caballito; 2, Al trote; 3, Al galope – Ruidos y ruiditos vol 2
El burrito Pepe Ruidos y ruiditos vol 2
Ay! Mi Mulita - Ruidos y ruiditos vol 2
Cinco burrititos – Ruidos y ruiditosvol 4
Senhora Santana – Ruidos y ruiditosvol 4 –
Cocherito - Ruidos y ruiditos – Vol 1 (para los más chicos).

Balaio de Gato

As abelhas - CD Arca de Noé 1 - com Moraes Moreira.

16 de maio de 2009 – Programa inteiro do Alexandre

Programa elaborado pelo aluno do Curso de Teatro da EBA - UFMG, Alexandre de Senna.
Entre as músicas que tocaram no programa, estão algumas retiradas do CD A Zeropéia,uma história adaptada do livro de mesmo nome do sociólogo Herbert de Souza, o Betinho. O CD, patrocinado pelo Mercantil do Brasil, traz a história contada por Roberto Carlos Ramos e músicas inéditas compostas por Flávio Henrique, Vander Lee, John Ulhoa, Chico Amaral e Affonsinho. Para dar vida aos personagens estão Regina Spósito (a Centopéia), Marina Machado (a Barata), Marku Ribas (o Boi), Maurício Tizumba (o Macaco) e Fernanda Takai (a Cobra). A música de abertura é interpretada por Sérgio Pererê e a moral da história fica por conta de Vander Lee e Laura Machado.

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Lançamento de livros



Prezados amigos

É com muita alegria que os convidamos para o lançamento dos livros:

- Piano 2: arranjos e atividades de Ana Consuelo Ramos e Gislene Marino

- Um olhar musical: minhas impressões sobre o ensino de música para deficientes visuais de Gisele Marino Costa.

O evento será no dia 15 de Maio, às 19h45, no Conservatório UFMG - Av. Afonso Pena 1534 - Centro - Belo Horizonte - MG.


As informações sobre os livros estão em anexo.

Abraços,

Ana Consuelo

>>>>>>>>>>


A importância da música na Educação

Belo Horizonte sedia, no próximo dia 15, lançamento de obras
importantes para a Educação Musical

O meio acadêmico ganha no próximo dia 15 de maio, 6ª feira, duas produções importantes para a Educação Musical brasileira. Serão lançados os livros Piano 2: arranjos e atividades, das autoras Ana Consuelo Ramos e Gislene Marino; e Um olhar musical: minhas impressões sobre o ensino de música para deficientes visuais, de Gisele Marino Costa. O evento será às 19h45, no Conservatório UFMG – Av. Afonso Pena, 1.534, Centro de Belo Horizonte.

Neste contexto, vale ressaltar que a Educação Musical no Brasil ganha novo impulso com a lei nº 11.769 que torna obrigatório o ensino de música nas escolas. O momento agora é de adaptação na Educação Básica. A partir da sanção do Presidente Lula, em 19/08/2008, as escolas tem três anos para se adaptar à nova lei. O projeto de lei para o retorno da música nos currículos foi proposto pela senadora Roseana Sarney (PMDB) e surgiu com a mobilização de várias entidades, como universidades, associações e cooperativas de músicos. Entre elas, está a Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM), da qual as três autoras fazem parte.

O objetivo da lei que trata da música nas escolas não é formar músicos profissionais, mas sim, reconhecer os benefícios que esse ensino pode trazer para a sociabilidade no Brasil. No caso das autoras, a proposta torna-se mais ampla diante da possibilidade também de se formar profissionais, além de todos esses benefícios para o desenvolvimento integral do indivíduo.

Abaixo, seguem informações sobre as obras:


Piano 2: arranjos e atividades – Ana Consuelo Ramos e Gislene Marino

Ensinar música para três alunos no mesmo piano. Essa é a principal proposta do livro Piano 2, que pretende ensinar música em grupo, criando diferentes formas de se aprender: ouvindo, lendo, imitando e experimentando. Com mais de vinte canções folclóricas brasileiras e estrangeiras, Piano 2 inclui ainda composições das autoras.

Desde o lançamento, em 2001, Piano 1 é adotado no Curso de Musicalização Infantil da Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais (ESMU/UEMG). As autoras têm divulgado o livro em congressos de Educação Musical nacionais e internacionais, além de oficinas para professores de piano e de musicalização.

Depois do resultado prático do livro Piano 1, dedicado especialmente a crianças que têm contato com a música pela primeira vez, as autoras produzem novo material com a mesma linha didática, em uma proposta de continuidade, mas com a novidade de se alcançar um público mais amplo. Piano 2 pode ser usufruído por alunos que já têm certo conhecimento musical, independentemente da idade, seja criança ou adulto. Piano 2 segue também com o diferencial da prática da interatividade entre o professor e o aluno, muito elogiada em Piano 1. Em ambos os livros, as autoras dedicam, a cada folha, uma página para o professor e outra para o aluno, de modo que as aulas tenham bom resultado didático e sejam prazerosas.

As autoras desenvolveram importante trajetória acadêmica. Ana Consuelo Ramos, pianista, educadora musical e mestra em Música pela UFMG; atualmente, chefia o Departamento de Comunicação e Expressão Artística da ESMU/UEMG, e Gislene Marino, pianista, educadora musical e mestra em Educação, também pela UFMG, é diretora da ESMU/UEMG.


Um olhar musical: minhas impressões sobre o ensino de música para deficientes visuais – Gisele Marino Costa

Depois de entender a realidade educacional em tradicional escola de Belo Horizonte, a professora Gisele Marino Costa elaborou sua dissertação de Mestrado sobre sua experiência vivida no Instituto São Rafael e, agora, lança o livro Um olhar musical: minhas impressões sobre o ensino de música para deficientes visuais.

O livro destina-se ao público em geral, pois, tem uma linguagem facilmente compreensível para pessoas não conhecedoras da área de Música e de Educação Musical. Um olhar musical interessa, também, a professores e estudantes de Música, especialmente licenciandos que se preparam para atuar em escolas de Educação Básica, hoje engajadas no processo de inclusão de alunos com necessidades especiais.

Um olhar musical é fruto de uma experiência no Instituto São Rafael, onde, durante cinco anos, a autora participou ativamente do processo pedagógico musical, acompanhando as dificuldades e progressos dos deficientes visuais que, hoje, felizmente, têm, cada vez mais, vitoriosa adaptação à sociedade.

Gisele Marino Costa é pianista, educadora musical e mestra em Educação pela UFMG. Atualmente, é professora da ESMU/UEMG, na qual coordena o curso de Licenciatura em Música com habilitação em Educação Musical Escolar.


O lançamento dos livros tem o apoio do "Conservatório UFMG" e da “Gráfica e Editora O lutador”.


Contatos
 Autoras

Ana Consuelo Ramos (Piano 2): (31) 9166 9293 / (31) 3479 8306 ana.consuelo@hotmail.com

Gislene Marino (Piano 2): (31) 9776 0422 / (31) 3479 8306 gislene.marino@uemg.br

Gisele Marino Costa (Um olhar musical): (31) 8791 3291/ (31) 3479 8306 giselemarino@ig.com.br


 Assessora de Imprensa

Camila Campos (31) 9131 1094 camilacamposita@hotmail.com

sábado, 25 de abril de 2009

Programação do dia 25/04/2009

MÃO NA CUMBUCA – Pereira e Déa

Tá no Tombo 4’37. Pereira da Viola. CD Akpalô.
Trem da História 3’31”. Pereira da Viola. CD Akpalô.

Passarinho Pintadinho 4’21. Déa Trancoso. CD Tum Tum Tum.


DE CABO A RABO – Pereira e Déa

Beija Flor 3’55. Déa Trancoso. CD Tum Tum Tum.
Canarim do Mato 4’34. Déa Trancoso. CD Tum Tum Tum.
Voltado Inteiro 3’57. Pereira da Viola. CD Akpalô.

MALA E CUIA – UM PASSEIO MUSICAL – Borocotó e Nigun

Borocotó 4’57. Borocotó. CD Ocho Manzanas a la Redonda.
Para Água 2’27. Borocotó. CD Ocho Manzanas a la Redonda.
Em Alta Mar 2’31. Roda Pião. CD Nigun
My Bonnie 1’58. Roda Pião. CD Nigun

BALAIO DE GATO – Pereira, Dea, Rodapião e Borocotó

Folia de Reis 3’24. Pereira da Viola. CD Akpalô
Meus AmÔ 4’40. Déa Trancoso. CD Tum Tum Tum.
Yacaré 1’25. Borocotó. CD Ocho Manzanas a la Redonda
Festa no Céu 3’21. Rodapião. CD Nigun

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Seminário discute direitos da criança e do adolescente

Belo Horizonte, 23 de abril de 2009

Pauta especial
Seminário discute direitos da criança e do adolescente

Evento abre série de encontros que a ABMP irá promover nas cinco regiões brasileiras;
Meninos e meninas com trajetória de rua relatam suas experiências;
Evento reúne especialistas, em São Paulo, para discutir desafios à proteção dos direitos de meninos e meninas.

Novos debates na área da educação, uso de drogas por adolescentes, crianças em situação de rua, violação dos direitos sexuais de meninos e meninas. Estes são alguns dos desafios enfrentados por quem atua na área da infância e da adolescência e estarão em pauta nos dias 29 e 30 de abril, em São Paulo, durante o Seminário Regional da Associação Brasileira de Magistrados, Promotores de Justiça e Defensores Públicos da Infância e da Juventude (ABMP). O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Gilson Dipp, fará a palestra magna de abertura, abordando a prioridade absoluta de crianças e adolescentes na perspectiva do STJ.

Este é o primeiro de uma série de seminários que a ABMP realizará até o fim de 2009 nas cinco regiões do Brasil. O objetivo do evento é discutir políticas públicas capazes de responder as essas demandas com eficiência e avaliar se as medidas adotadas atualmente caminham no rumo certo.

O seminário da região Sudeste terá como destaque a mesa redonda "A garantia de direitos de crianças e adolescentes em situação de rua", que ocorrerá no dia 30 (quinta-feira), às 8h30, com a presença de meninos e meninas que vivem ou trabalham nas ruas da cidade. Eles falarão sobre suas experiências, as violações de direitos a que foram submetidos e as possibilidades de proteção.

Também participam da mesa, o secretário executivo do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) e pesquisador do tema, Benedito Rodrigues dos Santos, e o presidente da ABMP, Eduardo Rezende Melo. "Diversas ações vêm sendo implantadas no país de mera remoção dessas crianças e adolescentes das ruas, sem uma visão mais compreensiva do problema e sem adequação de políticas para a efetiva garantia de seus direitos. Embora prevista a elaboração de um plano nacional para essa população, a questão ainda não tomou consistência. Assim, o envolvimento desses adolescentes no debate com o Sistema de Justiça procura sinalizar um marco sobre o modo de planejamento e execução dessas políticas, construídas participativamente", explica o presidente da ABMP.

O seminário também inova ao trazer para o debate temas como a redução de danos para adolescentes usuários de entorpecentes e construção de novas metodologias para a tomada do depoimento de crianças e adolescentes em casos de violência sexual, de forma que não sejam revitimizadas pela necessidade de prestar depoimentos sucessivos e suas vozes sejam valorizadas como prova testemunhal nos procedimentos jurídicos, o que contribui para a responsabilização do agressor.

Especialistas
O olhar interdisciplinar é outra característica do evento. Entre os debatedores estão psicólogos, cientistas sociais, educadores, assistentes sociais e psiquiatras. Os três eixos do Sistema de Justiça também estão representados nos debates, que irão contar com a participação de magistrados, promotores de justiça e defensores públicos.

A diretora do Instituto Latino-Americano das Nações Unidas para a Prevenção do Delito, Paula Miraglia, o doutor em Medicina e diretor do Ministério da Saúde, Pedro Delgado, e o mestre em educação e assessor da Organização Mundial para a Educação Pré-escolar, Vital Didonet, são alguns dos especialistas que participam do seminário. Ao todo, serão realizadas 19 palestras. A programação completa pode ser acessada no site www.seminarioregionalabmp.com.br.

O projeto
Os seminários regionais da ABMP acontecem de dois em dois anos e já se tornaram referência na agenda nacional de defesa dos direitos da criança e do adolescente. Estes eventos também se caracterizam como uma oportunidade ímpar de encontro e debate entre os profissionais do direito que atuam no sistema de justiça da infância e da juventude.

Em 2009, os seminários irão abordar questões específicas de cada região brasileira no que diz respeito à organização e gestão das Varas especializadas em infância e juventude. No ano passado, a ABMP realizou um levantamento nacional sobre o tema que revelou graves distorções, como o da precariedade da formação de juízes e promotores relacionada aos direitos de crianças e adolescentes. Este ano, o levantamento será aprofundado e trará dados qualitativos de cada região. Os resultados da Região Sudeste serão apresentados no dia 29, quarta-feira, às 17h30.

Nesta edição, os seminários regionais contam com a parceria do Instituto C&A, Fundação Itaú Social, SESC Nacional e SESC São Paulo.

SERVIÇO
O quê: Seminário Regional da ABMP - Sudeste
Quando: 29 e 30 de abril, das 8h30 às 18h00
Onde: SESC Vila Mariana - Rua Pelotas, 141, Vila Mariana - São Paulo

INFORMAÇÕES
Oficina de Imagens
Eliziane Lara e Carolina Silveira
Tels: (31) 3482-0217 / (31) 9805-0203 / (31) 9226-3249

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Quarta-feira (15) é o último dia para participar de Consulta Pública

Quarta-feira (15) é o último dia para participar de Consulta Pública
Termina nesta quarta-feira (15/4/09) a Consulta Pública promovida pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais sobre o Projeto de Lei (PL) 2.215/08, do governador, que cria o Plano Decenal de Educação de Minas Gerais. Até a manhã desta segunda-feira (13), já foram enviadas 126 propostas com sugestões de alterações do plano decenal, oriundas de 38 municípios de oito regiões do Estado (Sul de Minas, Vale do Jequitinhona/ Mucuri, Norte de Minas, Triângulo, Central, Rio Doce, Centro-Oeste de Minas e Mata). A Consulta Pública foi aberta no dia 17 de março.Com tradição de ouvir os mais diversos segmentos da sociedade, a Assembleia pretende agora ampliar a discussão sobre um assunto que interfere diretamente na vida dos mineiros. Qualquer cidadão pode participar da Consulta Pública. Até o momento, foram recebidas propostas dos mais diversos segmentos ligados à educação, tais como escolas estaduais, universidades e associações de estudantes.Essa é a primeira vez que o Legislativo mineiro realiza uma Consulta Pública. A iniciativa é uma das ações do Fórum Técnico Plano Decenal de Educação em Minas Gerais: Desafios da Política Educacional, que terá encontros regionais e uma etapa final, entre os dias 13 e 15 de maio, no Plenário da Assembleia.As contribuições apresentadas na Consulta Pública serão discutidas nos Grupos de Trabalho da etapa final do Fórum Técnico, em Belo Horizonte. Depois de analisadas e aprovadas, as sugestões da Consulta serão incluídas no documento final a ser entregue ao presidente da Assembleia. Posteriormente, serão encaminhadas à Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Informática da ALMG, que vai avaliar a pertinência e a possibilidade de inclusão no PL 2.215/08.Como participar - Para participar da Consulta Pública, é necessário acessar a página principal da Assembleia na internet (www.almg.gov.br) e clicar no banner Plano Decenal de Educação, para conhecer o projeto e ter acesso ao formulário. O usuário deverá preencher um campo com dados pessoais (e-mail, nome, telefone, município, categoria e entidade) e depois escolher sobre o tema que deseja abordar. Não existe limite de participação e cada cidadão poderá sugerir quantas modificações desejar. É possível comentar cada um dos 11 temas do Plano Decenal de Educação. Mais informações sobre a Consulta Pública estarão disponíveis no hotsite, a partir desta terça (17).Temas - O Plano Decenal de Educação de Minas Gerais está estruturado em 11 temas: educação infantil; educação fundamental; ensino médio; educação superior; educação de jovens e adultos; educação especial; educação tecnológica e formação profissional; educação indígena, educação do campo e quilombolas; formação e valorização dos profissionais da educação; financiamento e gestão; e diálogos entre as redes de ensino e sua interação. Cada um dos temas possui propostas específicas, que são as Ações Estratégicas e as Metas, sendo que por meio da Consulta Pública será possível alterar (retirar ou acrescentar texto), suprimir (eliminar uma ação estratégica ou meta) ou apresentar novo item (sugerir nova ação estratégica ou meta).Encontros regionais - Os encontros regionais do fórum técnico têm como objetivo ampliar a discussão no Estado sobre o Plano Decenal de Educação. Já foram realizadas reuniões em Araçuaí (26/3), Montes Claros (31/3), Governador Valadares (3/4) e Paracatu (7/4). As entidades e movimentos sociais que apoiam a ALMG na realização do evento coordenarão encontros também em Divinópolis (15/4), Juiz de Fora (17/4), Varginha (22/4) e Uberlândia (24/4). Participam da preparação do debate e do fórum mais de 20 entidades ligadas à educação, envolvendo governo estadual, a Secretaria de Estado de Educação, gestores municipais, estudantes, professores, pais, conselhos de educação, representantes da educação indígena, quilombola e do campo, entre outros. Na sexta-feira (13/3/09), as discussões sobre o Plano Decenal de Educação na ALMG tiveram início com a realização de um debate público da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Informática. O fórum técnico está sendo realizado a requerimento do deputado Carlin Moura (PCdoB) e da ex-deputada Elisa Costa (PT). Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715

domingo, 12 de abril de 2009

Programação da semana

Programa que foi ao ar no domingo de páscoa, dia 12 de abril de 2009. Ele será reprisado no sábado, dia 18 de abril.


MÃO NA CUMBUCA - Sambas

A cara do Brasil. Márcio Coelho e Ana Favaretto. CD Curuminzada.
Candeeiro da vovó e Sorriso de Criança. CD Samba pras crianças. participação de Yvonne Lara.
Cogumelo. CD Meu mundo criança. Teresa Castro.
Mundo Maluco. Rosy Greca. CD Menino Maluquinho.

DE CABO A RABO - História coletiva

Aninha e o príncipe. Narração de Elba Ramalho. Antônio Nóbrega e Solange Maria - CD Brincadeiras de Roda, Estórias e Canções de Ninar.

Eu. Palavra Cantada. CD Canções Curiosas.

DE MALA E CUIA - México

Água. Brenda Cervantes y Zunzurí. MÉXICO
Hormigas. Brenda Cervantes y Zunzurí . MÉXICO
El Güije Del relajo. CD Que chévere guategue. Bandúla – MÉXICO
Que chévere guategue/ La jardinera. CD Que chévere guategue. Bandúla – MÉXICO

BALAIO DE GATO - Músicas sobre circo

Neste bloco tocamos várias músicas sobre circo, de Tonico e Tinoco, Chico Buarque, Cricri (México), Marcelo Ribeiro (Uruguai).

Exemplo:
Ciranda da bailarina - Chico Buarque.

Esperamos que vocês tenham gostado!

sexta-feira, 10 de abril de 2009

A arte de educar

Por Renata Sequeira

Como dizer a uma criança que mora em um barraco para lavar as mãos antes das refeições se ela não tem pia em casa? Como explicar o aquecimento global se elas nunca saíram da comunidade onde moram? Essas são questões difíceis de serem trabalhadas, mas os educadores da Casa da Arte de Educar desenvolveram uma metodologia de ensino voltada para alunos do Ensino Fundamental que moram em áreas de baixa renda. O resultado desse trabalho, que une o ensino formal com práticas comunitárias, é o caderno “Arte de Educar - Meio ambiente” disponível na internet.

O caderno recebeu o selo de aprovação do Ministério da Educação e Cultura (MEC) e apresenta uma nova perspectiva de educação não-formal (ongs, projetos sociais e museus, o formal são as escola e as universidades), que a casa já desenvolve a alguns anos na Mangueira e no Morro dos Macacos nas atividades realizadas pelo Núcleo de Educação para Ciências.

“Nós criamos uma metodologia de ação que concilia os saberes do dia a dia, que não vieram da academia, com aqueles aprendidos na escola. Queremos que a criança dê sentido ao que aprenderam na escola e consiga relacioná-los com o cotidiano delas. A escola deve se tornar algo interessante para elas”, explica Sueli de Lima, coordenadora geral da ong.

O material exemplifica práticas que podem ser utilizadas em outras comunidades, como uma pesquisa de campo, onde os alunos identificam problemas ambientais e são incentivados a pensarem soluções para os problemas do dia a dia como também a valorizar os saberes locais.

“Queremos estimular a curiosidade e desejo dos jovens de aprender. Enfocamos a disciplina Ciência, pois ela pode englobar todas as outras matérias e a partir daí vamos mostrando que dentro da realidade deles existe muita ciência como um morador que improvisa um telhado de garrafa pet”, explica Leandra Laurentino, professora de Biologia.

Outra atividade sugerida pelo caderno são as rodas de conversa e são os próprios alunos que trazem os temas que serão debatidos. “Percebemos que o interesse principal dessas conversas gira em torno da violência. Procuramos não fazer julgamento de valor porque essa situação é próxima da realidade delas. Muitos têm parentes no tráfico de drogas. São nessas oportunidades que abordamos assuntos como Estatuto da Criança e do Adolescente, direitos e deveres, drogas e gravidez precoce”, exemplifica.

Os alunos das duas Casas – Mangueira e Vila Isabel – participaram ativamente da elaboração do caderno. Eles identificaram pessoas que fazem algum trabalho interessante na comunidade e puderam testar na prática algumas experiências. “Nós quisemos inserir os alunos também nessa discussão. Achamos importante que eles, através da Ciência, possam pesquisar sobre a comunidade onde vivem, quem é o líder comunitário, o que faz a associação de moradores”, explica Leandra.

O material, que demorou um ano para ficar pronto, está disponível no site www.artedeeducar.org.br. O trabalho foi produzido em parceria com as escolas municipais Assis Chateaubriand, em Vila Isabel, e Uruguai, na Mangueira e o Museu de Ciências da Terra. “A parceria que temos com as escolas que os nossos alunos frequentam mostram que o índice de aprovação dos alunos chega a quase 100%. Queremos debater com a outras escolas, educadores e a sociedade para que novas propostas surjam. Educar não é apenas dar aula, mas é produzir reflexão e trocar conhecimento”, explica Sueli.

A Casa da Arte de Educar funciona há dez anos na Mangueira e há seis no Morro dos Macacos. As atividades oferecidas pelos dois espaços se baseiam no Diálogo com a Escola (nova nomenclatura para o reforço escolar). Além das aulas de todas as disciplinas, as crianças aprendem informática, música (coral e percussão), fotografia, capoeira e dança. À noite funciona a alfabetização para adultos. “Aqui no Morro dos Macacos são 160 alunos nos turnos manhã, tarde e noite”, explica Arlete da Silva, coordenadora da Casa de Vila Isabel.

"A Casa não funciona dentro do Morro dos Macacos, porque queremos trazer essas crianças para outros lugares. O único problema é quando tem tiroteio e alguns alunos acabam não vindo para as aulas ou é preciso esperar aqui para poder voltar para casa”, conta Arlete

Mãe de cinco filhos, Arlete se sente “mãezona” de todos os alunos. “Alguns começaram pequenos e trouxeram amigos, primos. As Casas privilegiam os moradores das áreas atendidas. Muitos professores vieram do morro e promovem uma parceria afiada com universitários que não são moradores dessas áreas”, comemora.

Esta matéria foi extraída integralmente do site do Viva Favela. Para mais informações, acesse: http://novo.vivafavela.com.br/publique/

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Programação do Centro Cultural da UFMG




Acontece no Centro Cultural da UFMG, no mês de abril:

A CRIANÇA NO CENTRO CULTURAL: escola informal, para crianças e adolescentes, baseada em experiências, atividades e na apreciação de bens culturais e artísticos de qualidade. Este projeto faz parte do Programa CULTURA NA CIDADE, e tem como objetivo último proporcionar lazer com caráter educativo e de resgate de valores humanistas; se vincula ao projeto comunitário da Universidade, buscando criar uma opção para pais, educadores, parentes e para as crianças e adolescentes propriamente ditos.

T O D O S O S S Á B A D O S
15:00 horas

E N T R A D A G R A T U I T A

Dia 04/04
Teatro
“Uma Surpresa para Benedita”
Pátio

Dia 18/04 -
Oficina de Teatro
Local: Sala 02

Dia 25/ 04 -
Oficina de Brincar

..........................................

Sexta Dezoito e trinta: leva muita diversão, cultura e arte à população que trabalha e mora no centro de Belo Horizonte. As apresentações acontecem todas as sextas-feiras às 18:30. Em respeito às necessidades e a disponibilidade do público, as apresentações tem em média uma hora e começam impreterivelmente no horário, permitindo que mesmos os apressados possam relaxar depois do expediente ouvindo uma boa música, assistindo um espetáculo de teatro ou uma apresentação de dança.

Dia 03/04
Show de Gala com o ilusionista George Rubadel
18:30 h
Auditório

Show de mágicas com artistas variados. Esta é a proposta do show de gala, próxima atração do projeto Sexta Dezoito e Trinta, dia 03 de abril, às 18:30 hs.
O espetáculo, vai apresentar vários estilos da arte mágica, sob o comando de George Rubadel, ilusionista que irá conduzir a platéia com seu carisma e o bom humor. Haverá também a participação de Mister Jack, com seu repertório de mágicas de salão. Kradyn Júnior com suas mágicas clássicas. O ilustre "Ilusionista Psicológico" Mágico Valentim, com seu estilo arrojado e moderno de hipnotizar e finalmente, para encerrar a noite, a estreante magicista Maíra, representante do sexo feminino no mundo da magia. O presidente da Academia Mineira de Ilusionismo, Thiago Porto, ou simplesmente Mágico Portus juntamente com o Diretor Cultural George Rubadel são os responsáveis por este encontro de ilusões. Este show também vai comemorar o 12º. Aniversário da Acadêmia Mineira de Ilusionismo.

.............................

Clique na imagem para outros eventos do Centro Cultural.
Mais informações no site: http://www.centrocultural.ufmg.br
Av. Santos Dumond, 174, Centro. Belo Horizonte, MG.
Tel: (31)3409-1079

Colaborou para este post: Eugênio Tadeu.

domingo, 5 de abril de 2009

Programação da semana

Caros ouvintes e leitores,

a pedido do nosso ouvinte Evaristo Bergamini, estudante de Cantrabaixo, disponibilizaremos regularmente (na medida do possível!) uma lista com as músicas tocadas no programa Serelepe. Impossível disponibilizarmos as músicas, para download, pois não temos autorização para isso. Mas como escreveu o Evaristo, "se não rolar de postar albuns para download, rolava ao menos uma programação da semana como referência no Blog". Sim, Evaristo! Isso é possível!

Abaixo, apresentamos algumas informações do que tocou no programa de hoje, 05/04/2009, que será reprisado no próximo sábado.

Pesquisem!

Um abraço!
Cristiane Lima
Serelepe responsável pela atualização do blog.

PROGRAMAÇÃO 05/04/2009 e 11/04/2009

Bloco 3: De mala e cuia

Una noche de lluna llena – Mariana Baggio. CD Barcos y Mariposas (Argentina)
Escoobidoo – Luís Maria Pescetti. CD El Vampiro negro (Argentina)
Ay, Lili – Luís Maria Pescetti. CD El Vampiro negro (Argentina)

Bloco 4: Balaio de gato

Relógio - Palavra cantada. CD Mil pássaros (Brasil)
O relógio da vovó – Bia Bedran - Coletânea Bia Bedran
Família reloginho - Hélio Zinskind. CD Um bolo musical. Teca escola de música(Brasil)
Uma era - Palavra Cantada - CD Canções de ninar(Brasil)
Más despacio - Charito Acuña. Grupo Cantores de Colores. CD Brilla el Sol (Colômbia)
Los dias de la semana - Coro de Niños e Orchesta Larry Godoy. CD Cuando cantan los niños.

sexta-feira, 20 de março de 2009

Chico dos Bonecos

Nos dias 26 e 27 de março de 2009, quinta e sexta-feira, o poeta e arte-educador Chico dos Bonecos promoverá dois eventos na Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa: a oficina O MENINO POETA, que abordará o trabalho com poesia para crianças a partir do livro da poeta mineira Henriqueta Lisboa e das reflexões da educadora Alaíde Lisboa, e o lançamento de seu novo livro e palestra MUITAS COISAS, POUCAS PALAVRAS (A OFICINA DO PROFESSOR COMÊNIO E A ARTE DE ENSINAR E APRENDER), uma palestra bem-humorada destinada a pais e professores. As atividades são gratuitas e acontecem em dois turnos: pela manhã ou à tarde.

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

"Pa' los escuintles", isto é, para as crianças



El Centro Cultural los Pirules (el espacio de los niños) invita al Festival por su 3er.Aniversario dedicado a la música pa’ los escuintles. En esta ocasión en homenaje al compositor y músico Valentín Rincón(fundador del grupo Los Hermanos Rincón).

Grupos participantes:
Mariana Malllol
Alexito y su banda
Juan Manuel Corona
Los botes cantan
Valentín Rincón
La botarga
Nene ocioso
Xochimani
Cruz Mejía
Son de la ciudad

1° de marzo de 2009
A partir de las 11:00 hrs.
Entrada libre

Carretera Coacalco-Tultepec #14 Coacalco Edo. De México
TEL: los pirules 0445531067824

Informações:
http://centroculturallospirules.blogspot.com

Colaborou para este post: Gabriel Sanvicente, do grupo Son de La Ciudad.
www.myspace.com/sondelaciudad

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

ONG CORPO CIDADÃO PEDE DOAÇÕES!



A ONG Corpo Cidadão, que oferece cursos de música e outras artes para crianças e adolescentes em situação de risco, está construindo duas casas para melhor atender seus alunos. São mais de 700 pessoas contempladas pelo projeto!

A ONG pede doaçoes de vários tipos, para "equipar" a casa. Abaixo, uma lista de itens. Quem puder ajudar, entrar em contato com Sílvia Lima, pelo email: .

10 kits de 12 pratos
10 kits de 12 colheres + 12 de sobremesa
10 kits de 12 garfos e 12 facas
20 kits de 10 copos
20 kits de 10 canecas
15 kits de 01 colheres grande de cozinha, 01 faca grande de cozinha
02 kits de 01 garrafas térmica
04 kits de 01 bacia de plástico grande 01 média e
01 kit com 01 Panela de pressão grande (10 litros)
04 kits com 01 panela tipo caçarola grande (baixa)
01 kit com 01 frigideira grande + 01 escumadeira
04 kits com 01 pegador de macarrão + 03 vasilhas de plástico com tampas
01 kit com 01 escorredor de macarrão + 01 escorredor de arroz
01 fritadeira com peneira
01 kit com 01 caldeirão de alumínio
01 kit com 02 tabuleiros grandes
01 liquidificador industrial
05 kits com 01 travessa de vidro grande e uma média
03 kits com 01 balde grande 01 vassoura de pêlo
03 kits com 01 rôdo grande 01 vassoura de piaçava
10 kits com 03 toalhas de rosto
03 lixeira de banheiro
02 kits com 01 lixeira de cozinha grande
02 kits com 01 lixeira de jardim grande
10 panos de prato
05 kits com 01 panos de chão 01 pano de poeira
05 kits com 01 bucha de pia e 01 saco de Bombril
01 botijão de gás
01 Geladeira
01 freezer horizontal
01 mesa para cozinha
01 filtro de água grande
60 banquinhos de madeira
02 bebedouros
04 ventiladores
01 extintor de incêndio
02 armários ou prateleiras para sala de arte e música.
material de limpeza, doe a vontade.

sábado, 14 de fevereiro de 2009

Nono Encontro da Canção Infantil Latino-americana e caribenha

Estimado colegas y compañeros:

Va para todos y cada uno de ustedes un afectuoso saludo desde México.


1. Les comunicamos que, a partir del 9 de febrero de 2009, están disponibles los formatos/formularios de Registro, en la página web del Encuentro. Queremos pedirles que revisen la pag. http://9cancioninfa ntil.cnart. mx . Allí podrán encontrar información actualizada. Habrá que leer la Convocatoria y los Boletines Informativos que irán ofreciendo las novedades en cuanto a la organización y contenidos del Encuentro. Ya tenemos dos, en el botón Boletín Informativo.


2. Las direcciones de correo electrónico personales de los Coordinadores así como cualquier otro modo de contacto podrán servir para informarse y mantener las buenas relaciones y una fluidez natural en la comunicación, de tipo personal. Pero como es lógico suponer, no reemplazan el contacto formal con el Encuentro a través del correo oficial del mismo y/o la página Web señalada. Si se habilitara alguna otra dirección de correo, será comunicada por esta vía a todos quienes están en el directorio del Encuentro.

La única vía de comunicación formal con el Encuentro es esta dirección de correo: novenoencuentro@ gmail.com


3. Será de gran utilidad que, en los próximos días, contemos con las propuestas de participación de ponencia, taller, presentación escénica o de difusión de quienes estén interesados en participar así como quienes, adelantando su intención de acudir al Encuentro, se registren como Asistentes Activos.

Otra vez un saludo a todos.
José Luís González
Julio Gullco

Coordinación General del 9° Encuentro de la Canción Infantil Latinoamericana y Caribeña.

sábado, 7 de fevereiro de 2009

SHOW IMPERDÍVEL DA PALAVRA CANTADA


Sandra Peres e Paulo Tatit
Foto de divulgação

Grande Bailinho de Carnaval da Palavra Cantada
Local: Arena Chevrolet Hall
Data: domingo, 8 de fevereiro de 2009 18h
Endereço: Av. Nossa Senhora do Carmo, 230 -
Bairro: Savassi
Cidade: Belo Horizonte / MG
Informações: (3... www.chevrolethallbh.com.br

Informações sobre o show e sobre a dupla, acesse: www.palavracantada.com.br

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Menino de 13 anos passa no vestibular!

Menino de 13 anos é primeiro lugar no vestibular para química

Com apenas 13 anos, Guilherme Cardoso de Souza, foi aprovado em primeiro lugar no vestibular para o curso de química da Universidade Federal do Paraná. De acordo com a mãe, Edina Lopes Cardoso, o garoto aprendeu a ler com apenas dois anos de idade e concluiu a sexta série em uma semana. Diante disso, ela levou o menino ao Instituto para Otimização da Aprendizagem, uma Organização Não-Governamental especializada em alunos superdotados. Lá, ele teve acompanhamento especial e completou o ensino fundamental com 10 anos e o médio com 13. Segundo a Universidade, não há restrição de idade para ingressar no curso. O vestibulando só precisa comprovar que concluiu o ensino médio. (Estado de Minas, p. 10, Hoje em Dia, p. 12, 15/01/08)

Extraído do Clipping - MG: Criança e Adolescente, do Oficina de Imagens.

Equipe: Eliziane Lara; Graziella Tavares; Larissa Veloso; Luana Borges; Luciano Dias;
Mariângela Camargos; Paulo Henrique Marques; Tábata Barbosa.

Contato da Oficina de Imagens: oficina@oficinadeimagens.org.br.

domingo, 11 de janeiro de 2009

Quixote no Francisco Nunes



Está em cartaz na Campanha de Popularização do Teatro e da Dança, edição de 2009, em Belo Horizonte, o espetáculo QUIXOTE, da Cia. 4comPalito. A peça é uma livre adaptação do romace Dom Quixote de La Mancha, de Miguel de Cervantes. Entre os atores da companhia, está nosso querido amigo e serelepe REGINALDO SANTOS, que interpreta o Sancho Pança.

QUIXOTE está em cartaz até o dia 01/02/2009, no teatro Francisco Nunes, dentro do Parque Municipal. De quinta a domingo, às 20hs. Ingressos a R$10,00 (preço único).

Maiores informações no site do grupo: www.quatrocompalito.com.br.

Clique na imagem para visualizar melhor! As fotos são de Ludmila Loureiro.

15º Festival Alterosa de Teatro Infantil



De 07 de janeiro a 01 de fevereiro de 2009.
Quarta a domingo, às 16:30.
Valor do ingresso: R$ 10,00 (preço único).

O Teatro Alterosa foi inaugurado em 1993 e agora, 15 anos depois, comemora os mais de 1000 espetáculos e as 800 mil pessoas que já passaram pela casa. Números que são resultado do trabalho de uma equipe diferenciada, dos recursos técnicos e da estrutura voltada para a satisfação do público. Do público de Minas, que sabe o que é ser Alterosa.

Com uma programação cultural qualificada, o Teatro Alterosa é reconhecido nacionalmente pela sua participação ativa no cenário mineiro, cumprindo seu objetivo de levar cultura e entretenimento de extrema qualidade à população. Além da consideração do público e da classe artística, o Teatro Alterosa se tornou um dos espaços mais solicitados por produtores culturais e artistas.

O evento que mais acompanhou a trajetória do Alterosa foi o Festival Alterosa de Teatro Infantil, já na 15ª edição. O Festival se tornou uma das principais opções de lazer para a criançada durante as férias de janeiro e já recebeu um público de mais de 75 mil pessoas desde a sua primeira realização.

O 15º Festival Alterosa de Teatro Infantil conta com uma programação diversificada e qualificada. Serão apresentados espetáculos de teatro e shows musicais voltados para o público infantil, com atrações locais e um espetáculo de São Paulo.

O Festival é uma opção de bons espetáculos para a criançada durante todo o mês de janeiro. Já se tornou uma referência no calendário de Belo Horizonte no mês de Janeiro. Além de conhecer várias histórias legais, a garotada se diverte com muitos personagens e ouvir divertidos shows concebidos para o público infantil. O evento conta ainda com muitas brincadeiras, sorteios de brinquedos e distribuição de brindes.

PROGRAMAÇÃO:


O Negro, a Flor e o Rosário: 07 a 09/01
Música Para Crianças - shows com Rubinho do Vale (10/01) e a dupla Paulo Freire e Ana Salvagni (11/01)
O Cravo e a Rosa, de São Paulo: 14 a 18/01
Uma Surpresa Para Benedita - Grupo Trampulim: 21 e 22/01
Arande Gróvore: 23 a 25/01
A História de Tony e Clóvis, Grupo Real Fantasia: 28 a 30/01
E se o mundo fosse uma grande brincadeira de criança?, com o Grupo Real Fantasia: 31/01 e 01/02

A classificação etária de todos os espetáculos é livre.

O ESPETÁCULO O NEGRO, A FLOR E O ROSÁRIO É INDICADO PARA CRIANÇAS ACIMA DE 06 (SEIS) ANOS.

Ingressos à venda a partir do dia 05 de janeiro, terça-feira, somente na bilheteria do Teatro Alterosa, que funciona de terça-feira a domingo, de 12h às 19h30

ESTE POST FOI EXTRAÍDO, NA ÍNTEGRA, DO SITE OFICIAL DO EVENTO:
http://www.alterosa.com.br/html/caderno_teatroalterosa/caderno_teatroalterosa.shtml.