domingo, 28 de setembro de 2014

Cirandolé apresenta Festival da Canção Infantil

Em outubro acontecerá o Festival da Canção Infantil  de Angra dos Reis, organizado pela banda Cirandolé - música e educação, com curadoria de Cagério de Souza. A banda Cirandolé é formada por Cagério (Voz e violão), Ari Pereira (Rabeca e viola) e Moringa Junior (Percussão).




O Festival será realizado com professores e alunos da rede pública de ensino, para estimular o uso da música no cotidiano escolar. Confira maiores informações no facebook do grupo: https://www.facebook.com/cirandole

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Espetáculo "O menino Teresa" em BH

No próximo domingo dia 28 de setembro, o espetáculo "O menino Teresa" do grupo bandaMIRIM chega a Belo Horizonte com apresentação única no Teatro Bradesco, às 16:00. O coletivo formado em 2004, é composto por 14 artistas de várias áreas - entre atores, músicos, cantores e artistas circenses - além de inúmeros colaboradores que vem se destacando na cena paulista com seus espetáculos musicais destinados ao público infanto-juvenil.



Com texto e direção de Marcelo Romagnoli, a atriz Cláudia Missura é Teresa, uma menina com muita convicção e ingenuidade, pronta para desvendar os mistérios que envolvem os costumes e hábitos do mundo masculino.Teresa descortina um mundo em que há mais igualdades do que diferenças, sempre com seu caderno de anotações, no qual faz um detalhado placar entre os sexos. No espetáculo, vale mais a diversão do que as certezas dos adultos, trazendo os desafios da infância em investigar o mundo, o outro e a si mesmo.

“O Menino Teresa é um convite para falar sobre a identidade e discutir padrões, ou a falta deles. Por isso propomos um bate-papo com o público ao final das apresentações”, acrescenta o diretor.

A ideia de uma menina virar, momentaneamente, menino, conquistou plateias de todo o país e foi vencedora dos Prêmios APCA e FEMSA, de melhores atriz e cenário, produzido por Marisa Bentivegna. O musical também foi selecionado pelo programa Petrobrás Distribuidora de Cultura 2013/2014 para percorrer capitais brasileiras com o espetáculo.



"O menino Teresa"
Onde: Teatro Bradesco (Rua da Bahia, 2244, Lourdes)
Quando: 28 de Setembro (Domingo)
Ás 16 horas
Entrada: 10,00 (inteira)



Confira maiores informações do coletivo bandaMIRIM no site:




segunda-feira, 22 de setembro de 2014

La Maroma Bariloche

Direto de Bariloche, o "La Maroma" é um grupo de música para crianças com canções sobre a fauna e a flora do Parque Nacional Nahuel Huapi (Patâgonia Norte). "Dedicado a los niños de cualquier edad" o espetáculo "Canções de Vida no Sul" já percorreu quase todos os jardins de infância e escolas públicas da cidade de Bariloche, atingindo também Esquel, El Bolson, Pichileufu Lanquín Villa, entre outros.

Composto pelos músicos Cristina Villafane, Hector Torres e Marisa Di Giambattista, La Maroma procura em seu espetáculo a espontaneidade, admiração e emoção das crianças que vivenciam as apresentações, tocando instrumentos, dançando e cantando durante a performance.

Galeria do Grupo La Maroma
Apresentação Julho de 2013

Galeria do Grupo La Maroma
Apresentação Julho de 2013


Ouça o CD do grupo no site La Maroma Bariloche

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Cantando, tocando, fazendo música com crianças na sala de aula

O Programa do Curso de Pedagogia da Unesp/Univesp, através da disciplina "Educação infantil: diferentes formas de linguagens expressivas e comunicativas" pesquisa a relação da música na Educação Infantil através do brincar e do faz-de-conta. Tendo como referência o Centro Convivência Infantil Integrado Sebastião da Silva, em Mogi das Cruzes, interior de São Paulo, a música está presente em quase todas as atividades da escola. Uma prática que faz parte das Diretrizes Curriculares Nacionais e favorece o desenvolvimento de diversas linguagens da criança.



"Música na educação infantil - a expressão musical e a criança de 0 a 5 anos"
Univesptv -  You Tube





"Se fosse ensinar a uma criança a beleza da
música não começaria com partituras, notas e 
pautas. Ouviríamos juntas as melodias mais 
gostosas e lhe contaria sobre os instrumentos 
que fazem a música. Aí, encantada com a 
beleza da música, ela mesma me pediria
que lhe ensinasse o mistério daquelas 
bolinhas pretas escritas sobre cinco linhas.
Porque as bolinhas pretas e as cinco linhas 
são apenas ferramentas para a produção da 
beleza musical. A experiência da beleza tem 
de vir antes".

Rubem Alves

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Con los Pájaros Pintados ganha novo website


O grupo "Con los Pájaros Pintados", de Montevidéu, está com um novo site: "Pájaros Pintados". Repleto de fotos, vídeos e informações do grupo que está completando 15 anos. O projeto visa despertar a imaginação e carinho da criança para os animais da fauna da região sul-americana, com ênfase especial na Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. 


"O lobo-guará - Teatro Solis.Montevideo.Uruguay"

Idealizado por Julio Brum, o grupo utiliza-se no show musical de fantoches, sons, cores, movimentos e imagens, buscando gerar uma abordagem lúdica, sensível e participativa na infância.
   

                                           
"Respirando en el sur - Julio Brum" (trecho de show)



Entre e confira!


quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Programação Infantil no Festival Natura Musical

No próximo domingo, dia 14 de Setembro, acontecerá em Belo Horizonte, a 4º edição do Festival Natura Musical. O evento contará com doze horas de programação gratuita, atrações de regiões, estilos e geração diversos. 

Pelo primeiro ano, o Festival Natura Musical terá um palco dedicado exclusivamente ao público infantil, localizado na palco da Praça da Liberdade. A programação começa às 10 horas com a cantora mineira Èrika Machado. Depois, às 11:15 é a vez da companhia de teatro de bonecos Giramundo com o espetáculo "Pedro e O Lobo". A partir das 14:30 a Praça da Liberdade se transformará numa pista de dança para bebês, crianças e pais com a balada Disco Baby.  A banda Pequeno Cidadão finaliza a programação a partir das 16:30, apresentando o repertório do Pequeno Cidadão - Karaokê Rock'n Roll.


Além da programação no palco, o Festival Natura Musical terá oficinas e atividades lúdicas no período entre os shows da manhã e da tarde realizada em parceria com a Asmare (Associação dos Catadores do Papel Papelão e Material Reaproveitável).  

 
Pequeno Cidadão - O Sol e a Lua
Versão Original. Clipe extraído do DVD Pequeno Cidadão.



 Não fique de fora! Confira maiores informações no site do evento:  Festival Natura Musical

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Encuentro Nacional de la canción para niñas y niños

Está acontecendo na cidade de Berazategui, Buenos Aires, Argentina, o "Encuentro Nacional de la canción para niños y niñas". O festival é um evento para toda a família, com músicos da Argentina, além de convidados do Uruguai, Colombia e Brasil (Márcio Coelho e Ana Favareto). O evento começou no dia 04 de setembro e vai até o dia 07 com inúmeras atividades gratuitas.



"Nosso Encontro é destinado a crianças, artistas, compositores, professores, estudantes, escritores, gestores culturais, comunicadores e produtores, com a finalidade de compartilhar um espaço de intercâmbio, cooperação, reflexão e escuta acerca da música para a infância, sua produção, circulação, difusão e impacto sobre a formação estética e o desenvolvimento humano em contextos educativos e culturais formais e não-formais de nosso país."

Maiores informações no blog do evento: http://www.momusiberazategui.blogspot.com.ar/