Páginas

quarta-feira, 31 de outubro de 2018

As Bruxas, Os Mortos e Las Calaveras!


Imagem da internet

Não precisa ter medo, vou te contar uma história... Existe um lugar onde a morte tem significado único. Em vez de somente ser lamentada, é festejada. Onde será esse lugar? Mas, primeiro, vamos falar de buxa, ops, bruxa!

Veja essas datas:

O dia 31 de outubro é cultuado o Dia das Bruxas, com estórias de terror, doces ou travessuras, nos Estados Unidos. Aqui no Brasil já tem gente fazendo festas para as crianças também.

No dia 2 de novembro, os túmulos nacionais são visitados e enfeitados com flores. São saudosamente lembrados os Finados no Brasil. Mas, no México, o dia dos mortos ou el día de los muertos é celebrado uma vez ao ano em todos esses dias. Do dia 31 de outubro ao dia 2 de novembro o país fica em festa. Lá nesse país, essa festa é considerada pela Unesco como patrimônio da humanidade. Os vivos entendem que seus familiares mortos cumpriram a sua missão na terra e a vida continua no céu. Nesse dia especial, é tradição reunir amigos e familiares, pois será aberto um portal através do qual todos recebem a visita dos seus entes queridos e antepassados.

Durante esse período, as casas são enfeitadas com caveiras feitas com doces ou ornamentadas com flores para as pessoas se alegrarem, com as saudosas memórias, daqueles que se mudaram para um lugar melhor. A calavera (caveira) é uma representação da vida e também um amuleto de proteção contra os maus espíritos.

Aproveite o feriado e assista Festa no Céu e Viva – A Vida é Uma Festa, são belos filmes que falam um pouco mais da cultura Mexicana.

Arriba, arriba los niños y los muchachos! 

Ah! Tem uma canção da dupla Alvarenga e Ranchinho que ficou muito famosa. Escute-a e veja esses dois músicos no Youtube https://www.youtube.com/watch?v=8WOTNBQoxO8



quinta-feira, 25 de outubro de 2018

Programa Serelepe - Relação de Gênias

Será que existem coisas só para meninos e coisas só para meninas? A Clara e a Júlia estão investigando sobre a relações de gênios, digo, de gêneros. Acompanhe-nos nessa jornada. Sábado às 09h, na Rádio UFMG -104,5FM ou pela internet: (https://www.ufmg.br/online/radio/arquivos/002140.shtml)

segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Serelepe Caminhando e Cantando...

Neste mês de outubro, o Serelepe passou por vários lugares com o espetáculo Brinquedorias: Montevidéu, no Uruguai; Villa Maria, na Argentina; Escola Rui da Costa Val/Centro de Saúde Felicidade e Parque Fazenda Lagoa do Nado, em Belo Horizonte. Foram momentos super legais.
Obrigado aos organizadores e ao público presente!!!
Em dezembro, o Serelepe retornará à Argentina, no projeto La Mar en Coche, no Usina del Arte, coordenado por nossa amiga Teresa Usandivaras, do grupo Los Musiqueros.
Também estivemos presentes na atividade Formativa da Licenciatura em Música da ESMU/UEMG e na Semana do Conhecimento da UFMG, apresentando o projeto Serelepe: brinquedorias sonoras e cênicas e ministrando oficinas.

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas em pé e criança
Luísa Storino
Patrícia Andrade

sábado, 20 de outubro de 2018

Programa Serelepe - Bossa nova velha

Neste sábado, a Júlia e o Léo Heytor vão fazer um programa bem especial para todas as idades. Eles vão falar da Bossa Nova ou será que é da Bossa Velha? Hum! Melhor a gente conferir no sábado. Então anota aí, sábado, às 9h, na Rádio UFMG - 104,5 ou pela internet (https://www.ufmg.br/online/radio/arquivos/002140.shtml)


quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Festejos na Lagoa!


Domingo, próximo, é dia de Festejar... Dia 21 de Outubro tem Festejos na Lagoa - Panderolê:“Territórios Afetivos da Memória” no Parque Lagoa do Nado!

O dia está recheado de atividades legais. E o SERELEPE está dando o ar da graça de graça por lá (Rua Ministro Hermenegildo de Barros, 904 - Bairro: Itapoã, em Belo Horizonte)! Nosso trio contente, cantante e “encantante” vai se apresentar às 17H. Você não pode ficar de fora!

Olha que programão:

10h às 12h - Encontro de Brincantes: Construção de Brinquedos. Jogos e Brincadeiras Tradicionais. Contação de Histórias... Músicas e muito mais!!! Participação especial dos brincantes: Elaine Fernandes; Jackeline Luana; Wellison Viola; Léo Ladeira e José Faria Júlio.

14h - Projeto “En’Cantar”: Lúdica e interativa, a encenação se desenvolve com ricos contos populares como forma de transmitir conhecimentos e vivências de maneira simples e divertida. Brincadeiras e poesia não podem faltar. Em cena: Raisla Maria, João Lucas, Sarah Silva, Zahi e o público!

15h - Ciranda de Roda: Brincadeiras, Estripulias, Travessuras e Coisas do Bem! Roda de Histórias. Brincadeiras e Jogos Lúdicos Musicais.

16h - Encontro negro de contação de histórias AYÓ – do Yorubá Exaltação/Felicidade”: Nasce do desejo de reunir e disseminar histórias afro-brasileiras e africanas, reafirmando o local da fala e o protagonismo de nossas verdadeiras narrativas.

17h - Grupo Serelepe – Espetáculo “Brinquedorias”: Apresenta brincadeiras escolhidas por serem: curiosas, instigantes e divertidas, além de suas belas melodias.


segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Museu dos Brinquedos!


Você sabe o que é um museu?

É uma instituição dedicada a buscar, conservar, estudar e expor objetos de interesse duradouro de valor artístico ou histórico que são importantes para nossa sociedade. Belo Horizonte  tem um museu muito especial: O Museu dos Brinquedos! Uma casa bonitinha em uma avenida grandona, com nome de presidente (Av. Afonso Pena, 2564 • Funcionários). Lá tem quintal, tem olho que brilha, tem educação, cultura e lazer. 
A casa é do patrimônio histórico da cidade de Belo Horizonte e de quem sabe brincar.

Sempre às 16h, também aos sábados e feriados deste mês, o Museu irá transformar seu pátio em palco de atrações culturais. A programação do mês das crianças está muito legal.

Separamos algumas, dê uma espiadela:

• 20 de outubro – Histórias de contar, cantar e de brincar, com Cia Pé de Moleque.
• 27 de outubro – Projeto Tina Descolada – Oficina e contação de histórias para refletir a diversidade e inclusão.

Confira a programação completa no Facebook.


Vamos brincar de fazer história? 


sexta-feira, 12 de outubro de 2018

Feliz Dia Dia Feliz!




Dia da Criançada! Feliz Dia amigos Serelepes! Muita alegria, jogos, brincadeiras, bolas de sabão, de cuspe e marmelada! 
Hoje é dia de brincar fazendo bola de sabão com canudinho de mamona, barraquinha de lençol, pipa ou papagaio sem cerol, bola de meia, bola de gude, guerra de travesseiro, esconde-esconde, catavento, figurinha, sombras em forma de bichos na parede, gangorra, balanço, rede... Nú! Cabe coisa demais na agenda de uma criança, né?
Pois é, então para celebrar e completar ainda mais, amanhã tem mais! Nossa, mas tem mais demais! E mas é diferente de mais? Demais. De mais a mais vamos ao que importa mais... Até esqueci... Aé:
Amanhã tem mais: É a Cia Pé de Moleque - Arte e Cultura para Infância que está realizando o show de Lançamento do DVD "MINHAS PRIMEIRAS CANÇÕES". Será amanhã, Sábado, às 13H no Sesc Palladium (Rua Rio de Janeiro, 1046 Belo Horizonte / Minas Gerais). Os ingressos estão a partir de R$8 e você pode adquirir o seu aqui. 


Beijocas de Pé de Moleque e Cocada! 
Até mais... 


Programa Serelepe - Pinocchio

Boungiorno ragazzi, in sabato parlaremo in italiano. Se você não entendeu nada, não se preocupe" Com a ajuda da Bia e do Samuel, vamos conhecer a história de um personagem italiano, o Pinocchio. Ouça nesse sábado, às 9h, na Rádio UFMG Educativa - 104,5 FM ou pela internet: https://www.ufmg.br/online/radio/arquivos/002140.shtml


terça-feira, 9 de outubro de 2018

Serelepe rumo à Argentina

Amanhã, quarta-feira, o grupo Serelepe partirá para mais uma viagem à Argentina.

O Brinquedorias será apresentado no 1er Encuentro Internacional de música para niños y niñas
11 al 15 de octubre de 2018 cujo tema é VILLA MARÍA VIVE Y SIENTE CON LA INFANCIA

Também faremos uma oficina de brincadeiras brasileiras.

O evento será em Villa María – Córdoba – Argentina

A coordenação geral é de Coqui Dutto e Damián Truccone.

Maiores informações <extensionhumanas@unvm.edu.ar>

domingo, 7 de outubro de 2018

Momento Serelepe de Brincadeira - Giroflê Giroflá

A brincadeira desta semana é a Giroflê Giroflá, uma brincadeira cantada, personagens e pega-pega.

Como se brinca:
Uma pessoa fica de frente aos demais jogadores, que estão lado a lado. O jogador da frente(o pega), cantará este verso:


Jogador - pegador
Fui passear no Jardim Celeste Giroflê, giroflá. Fui passear no Jardim Celeste, Para te encontrar.

Demais jogadores:
O que foste fazer lá ? Giroflê, giroflá. O que foste fazer lá ? Para te encontrar.

Jogador - pegador
Fui colher as violetas, Giroflê, giroflá. Fui colher as violetas, Para te encontrar. 

Demais jogadores::
Pra que servem as violetas ? Giroflê, giroflá. Pra servem as violetas ? Para te encontrar.

Jogador - pegador
Para coroar nossas cabeças,
Giroflê, giroflá
Para coroar nossas cabeças
para te encontrar.

Demais jogadores:
Se encontrasses com o soldado ? Giroflê, giroflá. Se encontrasses com o soldado ? Para te encontrar.

Jogador - pegador
Eu faria uma continência, Giroflê, giroflá. Eu faria uma continência, Para te encontrar. 

Demais jogadores:
Se encontrasses com o rei ? Giroflê, giroflá. Se encontrasses com o rei ? Para te encontrar.  

Jogador - pegador
Tiraria o meu chapéu, Giroflê, giroflá. Tiraria o meu chapéu, Para te encontrar.

Demais jogadores:
Se encontrasses com a rainha ? Giroflê, giroflá. Se encontrasses com a rainha ? Para te encontrar.  

Jogador - pegador
Eu faria um cumprimento, Giroflê, giroflá. Eu faria um cumprimento. Para te encontrar.  

Demais jogadores:
Se encontrasses com o diabo ? Giroflê, giroflá. Se encontrasses com o diabo ? Para te encontrar.  

Jogador - pegador
Eu faria o sinal da cruz Giroflê, giroflá. Eu faria o sinal da cruz Para te encontrar. 

Ao terminar este trecho da canção, os jogadores precisam atravessar o campo em que se encontra o pega, sem ser pego. Caso alguém seja pego, ele se torna também o pega e a brincadeira se reinicia. Esta travessia pode ser várias vezes em uma só partida.

A melodia do Giroflê giroflá pode ser aprendida no CD Brincando de roda, da Editora Eldorado ou no livro Brincando de roda de Iris Costa Novais- Editora Agir.

sábado, 6 de outubro de 2018

Programa Serelepe - Bicho também sonha

Será que os animais também sonham? Bom, o Léo e a Morgana vão tentar descobrir, descubra também nesse sábado, às 9h. na Rádio UFMG - 104.5 FM ou pelo link:https://www.ufmg.br/online/radio/arquivos/002140.shtml


quarta-feira, 3 de outubro de 2018

Pó e Ema... Ops. POEMA!

O Menino Azul – Cecília Meireles

O menino quer um burrinho
para passear.
Um burrinho manso,
que não corra nem pule,
mas que saiba conversar.

O menino quer um burrinho
que saiba dizer
o nome dos rios,
das montanhas, das flores,
– de tudo o que aparecer.

O menino quer um burrinho
que saiba inventar histórias bonitas
com pessoas e bichos
e com barquinhos no mar.

E os dois sairão pelo mundo
que é como um jardim
apenas mais largo
e talvez mais comprido
e que não tenha fim.