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quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Letras das brincadeiras que fizemos no OfiCENAS da Fundação de Educação Artística.





         Letras das canções e das brincadeiras – Bibliografia
A música e o brincar na formação das crianças
OfiCenas – Fundação de Educação Artística
21/08/2015

Cris Lima, Eugênio Tadeu, Gabriel Murilo e Reginaldo Santos.



1.       BATE O MONJOLO (MG)
Transmitido por: M. Cecília Resende  (l985)

Bate o monjolo no pilão /
pega a mandioca pra fazer farinha
onde foi parar meu tostão
ele foi para a vizinha.

2.       COQUEIRO BALANÇOU (MG)
Transmitido por: José Alfredo Debortoli

Oh, minha gente / No balanço do mar
Coqueiro balançou / Coqueiro balançá

3.       MARY SY (BA)
Transmitido por: Adelsin

Balança os olhos para Mary Sy/  One, two, Mary Sy

Balança a cabeça para Mary Sy/ One, two, Mary Sy

Balança as bochechas/ para Mary Sy/
One, two, Mary Sy

Balança os ombros ...
Balança as pernas
...
etc etc etc
(Finalizando)
Balança o corpo todo
para Mary Sy
One, two, Mary Sy

O corpo humano é dividido em três partes
Batman, Robin e Batgirl

4.       CHEP CHEP (MG)
Transmitida por: Lydia Hortélio (l989)

Quando eu fui a Nova Iorque
visitar a minha mãe
minha mãe me ensinou
a dançar o chep chep
uia chep chep
uia chep chep
aui, auê.

 

5.       LÁ VAI O GANSO (Tradicional – MG). Transmitido por: indeterminado.
Diálogo: – Lá vai o ganso; – O quê? – O ganso; – Ah! O ganso; – Lá vai o ganso; – O quê? Como se joga: Em roda, sentados ou em pé. Um jogador é o guia (J-1). Ele começa a brincadeira, dizendo para o jogador de sua direita ou esquerda (J-2): – Lá vai o ganso. Esse jogador que recebeu a mensagem responde, perguntando: – O quê? O guia (J-1) responde, modificando a voz (e/ou fazendo gestos): – O ganso. O outro (J-2) entende e diz: – Ah! O ganso. Este, J-2, diz para o outro (J-3), seguindo a mesma direção na roda dada pelo primeiro: – Lá vai o ganso. O outro (J-3) responde, perguntando e usando gesto e voz diferentes: – O quê?; e o outro (J-2) dirige a mesma pergunta – O quê?, imitando o J-2 e dirigindo a pergunta ao J-1, que responde de uma outra forma expressiva: – O ganso. O J-2 diz – O ganso, imitando a maneira como o J-1 disse. O J-3 entende e diz – Ah! O ganso. E diz ao J-4: – Lá vai o ganso. O J-4 responde perguntando com outra expressividade: – O quê? O J-3 vira e pergunta ao J-2, imitando o jeito do J-4: – O quê? O J-2 pergunta ao J-1, – O quê?,  que responde ao J-2 com outro gesto e outra voz, que responde ao J-3, que responde ao J-4 – O ganso. O J-4 entende e diz: – Ah! O ganso e diz para o J-5: – Lá vai o ganso. O J-5 responde e pergunta com expressividade diferente daquela feita pelo J-4: – O quê? O J-4 pergunta ao J-3, que pergunta ao J-2, que pergunta ao J-1 – O quê?, imitando a expressão dada pelo J-5. O J-1 responde ao J-2 com uma nova expressão gestual e vocal: – O ganso! O J-2 diz ao J-3, que diz ao J-4, que diz ao J-5, que entende e diz: – Ah! O ganso. Faz-se esse percurso até chegar ao final da roda. Quando chegar ao final, o J-1 pode continuar ad infinitum até os jogadores se cansarem ou terminar o jogo, dizendo – O quê? Esse “o quê” refaz todo o percurso na roda e quando é retornado ao J-1, este responde: – Eu sei, fui eu quem o soltei.


6.       BAMBU TIRA BU (BA)
Transmitida por:  Adelson F. Murta Filho e Lydia Hortélio (1993)


Bambu tira bu
aroeira mantegueira
tirará  (nome da pessoa)
para ser bambu


 7.       ÚNGARA (Tradicional - Argentina)
Transmitida por Luís Pescetti

Úngara, úngara, úngura
ungangá ungangá, ungangá
Úngara, úngara, úngura
ungangá ungangá, ungangá
Te quiero para mí
Yo, yo, tu, tu, tu
Yo, yo, tu, tu, tu.


8.       El Florón – Colômbia
Transmitida por Clara Calderón e Tita Maia

El florón está en mi mano
en mi mano está el florón
ese señor picarón
tiene cara de ladrón.
Ya se va el florón por el callejón
dando vueltas va por el callejón.
me dejó una flor, me dejó un amor
ya se va el florón por el callejón.

 

 

ALMEIDA, Renato. Folclore. Rio de Janeiro: Ministério de Educação e Cultura, 1976. Cadernos de Folclore.
ALLEAU, René [Direção]. Dicionário de Jogos. Porto: Editorial Inova, 1973.
ARANTES, Valéria Amorim (Org.). Jogo e Projeto: Pontos e Contrapontos. São Paulo: Summus, 2006.
BRITO, Teca Alencar de. Música na educação infantil. São Paulo: Peirópolis, 2003.
_____. Quantas músicas tem a música? ou Algo estranho no museu. São Paulo: Peirópolis, 2009.
BROUGÈRE, Gilles. “A criança e a cultura lúdica”. In: KISHIMOTO, Tizuko M. (Org.). O brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira, 1998.
_____. Brinquedo e Cultura. São Paulo: Cortez, 1995.
CAILLOIS, Roger. Os jogos e os homens: a máscara e a vertigem. Lisboa: Cotovia. 1990.
CASCUDO, Câmara. Dicionário do folclore brasileiro. Belo Horizonte: Itatiaia, 5ª Ed, 1984.
CASCO, Patrício. Tradição e Criação de Jogos – reflexões e propostas para uma cultura corporal. São Paulo: Peirópolis, 2007.
FONTOURA, Mara et SILVA, Lydio Roberto. Cancioneiro Folclórico Infantil: um pouco a mais do que foi dito. Curitiba: Cancioneiro, 2001.
GARCIA, Rose Marie e MARQUES, Lílian Argentina. Jogos e Passeios Infantis. Porto Alegre: Kuarup, 1989.
______. Brincadeiras Cantadas. Porto Alegre. Kuarup, 1988.
HEYLEN, Jacqueline. Parlenda, riqueza folclórica. São Paulo: Hucitec, 1991.
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Discografia



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BEDRAN, Bia. Brinquedos Cantados. Rio de Janeiro: Ângelus, 2004. CD.
BRITO, Teca Alencar (Coord.) Música pra todo lado. São Paulo: Teca Oficina de Música, 2002. CD.
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_____. Cantos de vários cantos. São Paulo: Teca Oficina de Música, 1998. CD
_____. Canto do povo daqui. São Paulo: Teca Oficina de Música, 1997. CD.
CORO INFANTIL DO TEATRO MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO. Villa-Lobos para crianças. Instituto Itaú Cultural/FUNARTE, 1998.
FONTOURA, Mara et SILVA, Lydio Roberto. Cancioneiro Folclórico Infantil: um pouco mais do que já foi dito. Curitiba: Cancioneiro/ Gramofone +, 2001. Vol 1 e 2.
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GRUPO DE PERCUSSÃO DA UFMG et CORAL INFANTO-JUVENIL PALÁCIO DAS ARTES (Fundação Clóvis Salgado). Villa-Lobos e os brinquedos de roda. Belo Horizonte/São Paulo: FUNDEP/UFMG/ MCD
HORTÉLIO, Lydia. Ô bela Alice... música tradicional da infância no sertão da Bahia no começo do século XX. Salvador: Casa das 5 Pedrinhas, s/data. CD.
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INSTITUTO DO TRÓPICO SUBÚMIDO/CENTRO DE FOLCLORE E HISTÓRIA CULTURAL. Sons do Cerrado. Vol. 7. Goiânia: Universidade Católica de Goiás, 2003. CD. (Produtores: Fernando Santos e Juliana Alves).
LOUREIRO, Maristela et TATIT, Ana. Para os pequenos. São Paulo: Melhoramentos, 2015. (Brinco e Canto).
_____. Desafios Musicais. São Paulo: Melhoramentos, 2014 (Brinco e Canto).
_____. Brincadeiras Cantadas de Cá e de Lá. São Paulo: Melhoramentos, 2013. (Brinco e Canto)
MADUREIRA, Antônio (arranjos) in SOLANGE MARIA e ANTÔNIO NÓBREGA. Brincadeiras de roda, estórias e canções de ninar. Eldorado, 1983. CD.
_____. Brincando de roda. Intérprete Solange Maria e Coro Infantil. São Paulo: Eldorado, 1984.
MAHLE, Ernest. Viajando pelo Brasil. Orquestra Jovem Sesiminas. Belo Horizonte: Usina Alvorada/FIEMG, 2005. CD.
MARQUES, Francisco (Chico dos Bonecos). Histórias gudórias de gurrunfórias de maracutórias xiringabutórias. São Paulo: Palavra Cantada, 1999. CD.
MARQUES, Francisco; MARQUES, Estêvão; PETTIER, Marina et STOK, Fê. Brasil for children. São Paulo: Peirópolis, 2015.
MOURA, José Adolfo (coord). Música na Escola. Belo Horizonte: Governo do Estado de Minas Gerais, 1997. CD.
NEGRÃO, Sílvia. Catibiribão – Baú de músicas e brincadeiras. Volumes 1 e 2. Belo Horizonte: Sílvia Negrão, 2004. CD.
____.Rabiola ola catibiribola. Belo Horizonte: Sílvia Negrão, 2013. CD
PALAVRA CANTADA. Cantigas de roda. São Paulo: Palavra Cantada, 1998.
PEREIRA, E. Tadeu (org). Pandalelê! Brinquedos Cantados. São Paulo: Palavra Cantada, 2000. CD e CD-Rom.
PERES, Sandra et TATIT, Paulo. Canções de brincar. São Paulo Coleção Palavra Cantada: Palavra Cantada/ Velas, 1996. CD.
PONTO DE PARTIDA e MENINOS DE ARAÇUAÍ. Roda que rola. Barbacena-MG: Ponto de Partida, 1999. CD.
RODAPIÃO, Duo. Dois a dois. Belo Horizonte/ São Paulo. Palavra Cantada, Eldorado, 1997.
_____. Murucututu. Belo Horizonte/São Paulo: Palavra Cantada, 2001. CD.
_____. Nigun. Belo Horizonte: Independente, 2006. CD.




















2 comentários:

  1. Muito bom!
    Prudente de Morais agradece ao Grupo Serelepe pelo trabalho realizado!!!

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  2. Renilde, obrigado a você pelo convite. Dia 27 de setembro, às 10h, faremos o espetáculo Locotoco no Domingo no Campus - UFMG. Será na Praça de Serviços. Apareçam!!!

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