quarta-feira, 28 de março de 2018

Quem quer brincar? Eeeu!!!


“- Minha netinha, você aprende isso brincando!”
Dizia ela, com aqueles olhinhos amorosos cheios de cílios e, às vezes, com palavras, sempre que eu tinha dificuldade de aprender algo. Isso aconteceu quando comecei a aprender matemática e quando inventei de fazer meu primeiro cata-vento. Para a vovó, eu aprenderia a fazer qualquer coisa, com facilidade e de forma natural, se me propusesse a brincar. E de fato, aprender brincando é muito mais fácil!

O Programa de Extensão Universitária “Quem quer brincar?”, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, coordenado por nossa amiga professora Tânia Fortuna e sua equipe, é um leal e escudeiro “amigo do brinquedo” que defende o direito de brincar na escola. Além disso, ele articula projetos acadêmicos em torno do tema; possui um acervo de brinquedos que disponibiliza aos alunos em suas práticas de ensino; desenvolve oficinas sobre organização de espaços lúdicos e possui disciplinas específicas sobre o “Jogo e a Educação” nos cursos de formação de professores. Periodicamente eles publicam um informativo que dá dicas; apresenta textos e divulga vários eventos por esse mundo afora.

Se você quiser saber mais sobre esse projeto supimpa, dos nossos amigos gaúchos, é só acessar o www.ufrgs.br/quemquerbrincar!  


Nenhum comentário: