quarta-feira, 31 de outubro de 2018

As Bruxas, Os Mortos e Las Calaveras!


Imagem da internet

Não precisa ter medo, vou te contar uma história... Existe um lugar onde a morte tem significado único. Em vez de somente ser lamentada, é festejada. Onde será esse lugar? Mas, primeiro, vamos falar de buxa, ops, bruxa!

Veja essas datas:

O dia 31 de outubro é cultuado o Dia das Bruxas, com estórias de terror, doces ou travessuras, nos Estados Unidos. Aqui no Brasil já tem gente fazendo festas para as crianças também.

No dia 2 de novembro, os túmulos nacionais são visitados e enfeitados com flores. São saudosamente lembrados os Finados no Brasil. Mas, no México, o dia dos mortos ou el día de los muertos é celebrado uma vez ao ano em todos esses dias. Do dia 31 de outubro ao dia 2 de novembro o país fica em festa. Lá nesse país, essa festa é considerada pela Unesco como patrimônio da humanidade. Os vivos entendem que seus familiares mortos cumpriram a sua missão na terra e a vida continua no céu. Nesse dia especial, é tradição reunir amigos e familiares, pois será aberto um portal através do qual todos recebem a visita dos seus entes queridos e antepassados.

Durante esse período, as casas são enfeitadas com caveiras feitas com doces ou ornamentadas com flores para as pessoas se alegrarem, com as saudosas memórias, daqueles que se mudaram para um lugar melhor. A calavera (caveira) é uma representação da vida e também um amuleto de proteção contra os maus espíritos.

Aproveite o feriado e assista Festa no Céu e Viva – A Vida é Uma Festa, são belos filmes que falam um pouco mais da cultura Mexicana.

Arriba, arriba los niños y los muchachos! 

Ah! Tem uma canção da dupla Alvarenga e Ranchinho que ficou muito famosa. Escute-a e veja esses dois músicos no Youtube https://www.youtube.com/watch?v=8WOTNBQoxO8



Nenhum comentário: