domingo, 7 de outubro de 2018

Momento Serelepe de Brincadeira - Giroflê Giroflá

A brincadeira desta semana é a Giroflê Giroflá, uma brincadeira cantada, personagens e pega-pega.

Como se brinca:
Uma pessoa fica de frente aos demais jogadores, que estão lado a lado. O jogador da frente(o pega), cantará este verso:


Jogador - pegador
Fui passear no Jardim Celeste Giroflê, giroflá. Fui passear no Jardim Celeste, Para te encontrar.

Demais jogadores:
O que foste fazer lá ? Giroflê, giroflá. O que foste fazer lá ? Para te encontrar.

Jogador - pegador
Fui colher as violetas, Giroflê, giroflá. Fui colher as violetas, Para te encontrar. 

Demais jogadores::
Pra que servem as violetas ? Giroflê, giroflá. Pra servem as violetas ? Para te encontrar.

Jogador - pegador
Para coroar nossas cabeças,
Giroflê, giroflá
Para coroar nossas cabeças
para te encontrar.

Demais jogadores:
Se encontrasses com o soldado ? Giroflê, giroflá. Se encontrasses com o soldado ? Para te encontrar.

Jogador - pegador
Eu faria uma continência, Giroflê, giroflá. Eu faria uma continência, Para te encontrar. 

Demais jogadores:
Se encontrasses com o rei ? Giroflê, giroflá. Se encontrasses com o rei ? Para te encontrar.  

Jogador - pegador
Tiraria o meu chapéu, Giroflê, giroflá. Tiraria o meu chapéu, Para te encontrar.

Demais jogadores:
Se encontrasses com a rainha ? Giroflê, giroflá. Se encontrasses com a rainha ? Para te encontrar.  

Jogador - pegador
Eu faria um cumprimento, Giroflê, giroflá. Eu faria um cumprimento. Para te encontrar.  

Demais jogadores:
Se encontrasses com o diabo ? Giroflê, giroflá. Se encontrasses com o diabo ? Para te encontrar.  

Jogador - pegador
Eu faria o sinal da cruz Giroflê, giroflá. Eu faria o sinal da cruz Para te encontrar. 

Ao terminar este trecho da canção, os jogadores precisam atravessar o campo em que se encontra o pega, sem ser pego. Caso alguém seja pego, ele se torna também o pega e a brincadeira se reinicia. Esta travessia pode ser várias vezes em uma só partida.

A melodia do Giroflê giroflá pode ser aprendida no CD Brincando de roda, da Editora Eldorado ou no livro Brincando de roda de Iris Costa Novais- Editora Agir.

Nenhum comentário: