sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

CRIAÇÃO DE BRINQUEDOS NA INFÂNCIA SERÁ TEMA DE PALESTRA


Adelsin dá palestra em BH

Estão abertas as inscrições para a palestra “A importância da construção de brinquedos na educação e na infância”, com o escritor A­delsin, que será realizada no dia 17 de março, na Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, Anexo Professor Francisco I­glésias, na rua da Bahia, 1.889, 2º andar, no bairro Fun­cio­nários, em Belo Horizonte. Em seguida, haverá o lançamento da Coleção Cuidar Bem” composta por três livros do mesmo autor: “Cuidar bem das águas”, “Cuidar bem das crianças!”, “Cuidar bem do ambiente”. Os livros apresentam brincadeiras próprias da cultura das crianças brasileiras acompanhadas por reflexões sobre a infância e o mundo atual, além de sugerir propostas de trabalho para cada uma delas.

O evento é gratuito e poderão participar dele educadores, brincantes, contadores de histórias, arte terapeutas, pais e todas as pessoas interessadas em literatura e arte-educação. O público poderá optar por uma das duas sessões: das 9h às 10h ou das 14h às 15h.

A assessora literária e pedagógica da Editora Lê, Sandra Bittencourt, explica que um dos objetivos do encontro é sensibilizar os educadores a respeito da importância de brincar na infância: “Construir, descons­truir e reconstruir fazem parte da vida de todo ser humano, principalmente do universo da criança”, destaca a especialista. “Antigamente, nossos pais criavam suas brincadeiras a partir de legumes, verduras e palitos de fósforo. Hoje, o apelo dos brinquedos eletrônicos prontos, muitas vezes, inibe as ações de criar, inovar e experimentar.” Sandra lembra que um jornal velho não precisa ser jogado no lixo, se com boas doses de criatividade ele se tornará um brinquedo divertido. “Outros materiais também podem ser reaproveitados e se transformar, por exemplo, em um barquinho ou avião.”

Sandra enfatiza que a ocasião será importante para os profissionais dos diversos equipamentos culturais de Belo Horizonte, como escolas e centros de cultura, pois eles terão a chance de atuar como multiplicadores dessa arte no dia a dia de suas atividades educativas. Quem participar do encontro receberá uma declaração.

A palestra e o lançamento dos livros são iniciativas das editoras Lê e Peirópolis, em parceria com a Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa. Informações e inscrições pelos telefones 2517-3010 e 2517-3014.



Adelson Murta, o Adelsin, nasceu em 1960, em Belo Horizonte. Formado em Artes Plásticas pela UFMG, desenvolve trabalhos de observação e valorização da cultura da criança. Fez parte da Casa das 5 Pedrinhas, onde desenvolveu, em parceria com a professora Lydia Hortélio, cursos, oficinas, palestras e exposições sobre o brincar em diversos Estados do Brasil e nas cidades de Kassel, Furt e Nuremberg, na Alemanha. Entre 1986 e 2003, viajou pelo interior de Minas Gerais e da Bahia, pesquisando, ensinando e aprendendo brinquedos artesanais da tradição popular. Trabalhou com crianças em escolas formais, alternativas, rurais, especiais, e ainda com meninos de rua em Belo Horizonte e Salvador. É autor do livro Barangandão Arco-Íris - 36 brinquedos inventados por meninos e meninas.

A palavra de Adelsin encontra-se também no Mapa do Brincar, criado pelo jornal Folha de S.Paulo. Adelsin é um dos dez especialistas entrevistados pelo jornal.

Livros publicados pela Editora Peirópolis
Barangandão arco-íris - 36 brinquedos inventados por meninos e meninas
Cuidar bem das águas - Livro do educador
Cuidar bem do ambiente - Livro do educador
Cuidar bem das crianças ! - Livro do educador