sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010
CRIAÇÃO DE BRINQUEDOS NA INFÂNCIA SERÁ TEMA DE PALESTRA
Adelsin dá palestra em BH
Estão abertas as inscrições para a palestra “A importância da construção de brinquedos na educação e na infância”, com o escritor Adelsin, que será realizada no dia 17 de março, na Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, Anexo Professor Francisco Iglésias, na rua da Bahia, 1.889, 2º andar, no bairro Funcionários, em Belo Horizonte. Em seguida, haverá o lançamento da Coleção Cuidar Bem” composta por três livros do mesmo autor: “Cuidar bem das águas”, “Cuidar bem das crianças!”, “Cuidar bem do ambiente”. Os livros apresentam brincadeiras próprias da cultura das crianças brasileiras acompanhadas por reflexões sobre a infância e o mundo atual, além de sugerir propostas de trabalho para cada uma delas.
O evento é gratuito e poderão participar dele educadores, brincantes, contadores de histórias, arte terapeutas, pais e todas as pessoas interessadas em literatura e arte-educação. O público poderá optar por uma das duas sessões: das 9h às 10h ou das 14h às 15h.
A assessora literária e pedagógica da Editora Lê, Sandra Bittencourt, explica que um dos objetivos do encontro é sensibilizar os educadores a respeito da importância de brincar na infância: “Construir, desconstruir e reconstruir fazem parte da vida de todo ser humano, principalmente do universo da criança”, destaca a especialista. “Antigamente, nossos pais criavam suas brincadeiras a partir de legumes, verduras e palitos de fósforo. Hoje, o apelo dos brinquedos eletrônicos prontos, muitas vezes, inibe as ações de criar, inovar e experimentar.” Sandra lembra que um jornal velho não precisa ser jogado no lixo, se com boas doses de criatividade ele se tornará um brinquedo divertido. “Outros materiais também podem ser reaproveitados e se transformar, por exemplo, em um barquinho ou avião.”
Sandra enfatiza que a ocasião será importante para os profissionais dos diversos equipamentos culturais de Belo Horizonte, como escolas e centros de cultura, pois eles terão a chance de atuar como multiplicadores dessa arte no dia a dia de suas atividades educativas. Quem participar do encontro receberá uma declaração.
A palestra e o lançamento dos livros são iniciativas das editoras Lê e Peirópolis, em parceria com a Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa. Informações e inscrições pelos telefones 2517-3010 e 2517-3014.
Adelson Murta, o Adelsin, nasceu em 1960, em Belo Horizonte. Formado em Artes Plásticas pela UFMG, desenvolve trabalhos de observação e valorização da cultura da criança. Fez parte da Casa das 5 Pedrinhas, onde desenvolveu, em parceria com a professora Lydia Hortélio, cursos, oficinas, palestras e exposições sobre o brincar em diversos Estados do Brasil e nas cidades de Kassel, Furt e Nuremberg, na Alemanha. Entre 1986 e 2003, viajou pelo interior de Minas Gerais e da Bahia, pesquisando, ensinando e aprendendo brinquedos artesanais da tradição popular. Trabalhou com crianças em escolas formais, alternativas, rurais, especiais, e ainda com meninos de rua em Belo Horizonte e Salvador. É autor do livro Barangandão Arco-Íris - 36 brinquedos inventados por meninos e meninas.
A palavra de Adelsin encontra-se também no Mapa do Brincar, criado pelo jornal Folha de S.Paulo. Adelsin é um dos dez especialistas entrevistados pelo jornal.
Livros publicados pela Editora Peirópolis
Barangandão arco-íris - 36 brinquedos inventados por meninos e meninas
Cuidar bem das águas - Livro do educador
Cuidar bem do ambiente - Livro do educador
Cuidar bem das crianças ! - Livro do educador
Assinar:
Postagens (Atom)