segunda-feira, 30 de março de 2015

A obra de Pascal Ayerbe

[Foto: Pascal Ayerbe. Divulgação]


Pascal Ayerbe, nascido na França, é um músico multi-instrumentista, compositor e colecionador de brinquedos sonoros. Ayerbe é conhecido como o "músico dos brinquedos" graças a criatividade com a qual explora diversos brinquedos em suas gravações e também em suas apresentações cênico-musicais.

Abaixo vocês podem conferir vídeos de alguns trabalhos do "músico dos brinquedos":




 


Quem se interessou pelo trabalho do artista francês pode encontrar mais informações no site do próprio Pascal, que é: www.pascalayerbe.com

Navegando pelo site, você pode soltar sua imaginação e ter várias ideias legais de como fazer música com  brinquedos e objetos do seu cotidiano. Essa pode ser uma experiência muito interessante e construtiva!

sexta-feira, 27 de março de 2015

Eu, criança no museu: Locotoco, com o grupo Serelepe

Quem perdeu a participação do Serelepe no projeto "Eu, criança no museu", do Museu Memorial Minas Gerais Vale, no último domingo, não fique triste! Cá está o registro do espetáculo cênico-musical "Locotoco"...

Ah! Também vale para quem esteve lá e quer reviver esse momento através do vídeo:

 


domingo, 22 de março de 2015

Lançamento: Walter Benjamin e suas “peças radiofônicas” para crianças




Walter Benjamin foi um importante filósofo, ensaísta, crítico literário, tradutor e sociólogo alemão, que nasceu em 1892 e faleceu no ano de 1940. Mesmo que tenha sido produzida há tanto tempo, sua obra, devido a sua expressividade, ainda continua inspirando muitas pessoas nos dias de hoje.

E a novidade da vez é que a Nau Editora acaba de lançar o livro “A HORA DAS CRIANÇAS - narrativas radiofônicas”, dele mesmo, Walter Benjamin, com tradução de Aldo Medeiros.

O livro reúne 29 textos que serviram de base para programas radiofônicos produzidos por Benjamin e direcionados ao público infantil. Neles, o autor apresenta os grandes temas que atravessam sua obra e que pensa serem fundamentais à vida social, sendo eles: arte, técnica, política, cultura, história, memória e experiência; porém, dessa vez, o diálogo é estabelecido com as crianças.

Nesse esforço, conforme nos apresenta a editora, “Benjamin reafirma sua tese de que, se por um lado, as crianças reivindicam o reconhecimento de suas especificidades, por outro, elas não constituem uma comunidade apartada da dinâmica social e de suas contradições. As crianças criam para si um mundo próprio, inserido num mundo maior, e o desafio para a construção de uma história em que as diferentes gerações possam se reconhecer em suas narrativas está justamente na busca de sentidos compartilhados à
experiência da vida”.

Se você, assim como nós, se interessou por esse lançamento, seguem abaixo algumas formas de contato com a editora:

NAU Editora
(21) 3546-2838
contato@naueditora.com.br / vendas@naueditora.com.br
http://www.naueditora.com.br

quarta-feira, 18 de março de 2015

Crianças e o Serelepe no Museu!


[Foto: arquivo do grupo]


No dia 22 de março, domingo, a partir das 11h, o Serelepe apresentará o espetáculo cênico-musical “Locotoco”, integrando a programação do projeto “Eu, criança, no museu”.

A apresentação acontecerá no auditório do Memorial Minas Gerais Vale, localizado no Circuito Cultural Praça da Liberdade. O museu que se destaca por trazer, para além de noções de passado, noções de futuro e de identidades do mundo contemporâneo, é sediado em uma edificação histórica datada de 1897. Uma curiosidade é que a pedra fundamental da cidade de Belo Horizonte foi lançada justamente no local onde hoje é o museu.

Quem acompanha o Serelepe já sabe tudo sobre o “Locotoco”, mas se você é nova ou novo por aqui, não nos custa repetir as informações:

Locotoco é um espetáculo cênico-musical inspirado em canções e brincadeiras tradicionais, recolhidas em diferentes regiões do Brasil e da América Latina. Tocando instrumentos musicais variados como tambores, patangome, violão e cuatro, os integrantes do Serelepe [EBA/UFMG] – Cris Lima, Reginaldo Santos, Gabriel Murilo e Eugenio Tadeu –, se misturam ao público, convidando a todos os presentes (crianças, jovens e adultos) a soltar a imaginação e a entrar na brincadeira.

Esperamos vocês no Museu!

Ah! Já ia me esquecendo: Antes e depois da apresentação, será vendido o CD “Locotoco”. Se você ainda não adquiriu o seu, pode ser uma ótima oportunidade!

E, agora sim: nos vemos no Museu!

Ah! A entrada é franca.

Serviço:
MEMORIAL MINAS GERAIS VALE
Praça da Liberdade, s/n˚, Esquina com Rua Gonçalves Dias
Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil - 30140-010 - (31) 3308-4000
www.memorialvale.com.br/

quarta-feira, 11 de março de 2015

Oficina “De Roda em Roda – Brincando e Cantando o Brasil”


Olá, amigas e amigos que acompanham o Serelepe!

No dia 28 de março de 2014, sábado, das 9h às 13h, acontecerá em Perdizes-SP a oficina “De Roda em Roda – Brincando e Cantando o Brasil”, na Teca Oficina de Música.

A oficina é baseada nas brincadeiras que se encontram no livro homônimo de Teca Alencar de Brito, professora do curso de Licenciatura em Música da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP) e gestora do centro de estudos em educação, arte e cultura Teca Oficina de Música, que desenvolve atividades musicais para crianças, adolescentes e adultos.

Para além das brincadeiras, serão desenvolvidas outras atividades de trabalho musical, como escuta, reflexão sobre a produção musical da criança, elaboração de arranjos, criação e movimento.

A oficina é destinada a todos os interessados em trabalhar a música e cultura infantil, sejam eles professores ou iniciantes no assunto.

As vagas estão sendo reservadas através de inscrição feita pelo email maucha@tecaoficinademusica.com.br, mediante depósito em conta no Banco Itaú e envio de ficha com os dados do requerente.

Serviço:
TECA OFICINA DE MÚSICA
Rua Ministro Gastão Mesquita, 141, Perdizes- SP.
(11) 3083-2294 / (11) 3064-2853 / (11) 3064-2944

http://www.tecaoficinademusica.com.br/
 
Teca Alencar de Brito. [Foto: Revista Crescer]