sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

Serelepe em 2019!


Em 2019, o Serelepe teve muitas atividades, desde oficinas a espetáculos. Também fomos agraciados com um Trabalho de Conclusão de Curso na ESMU-UEMG!

Que 2020 seja um ano bom!

Boa Festas e Feliz Ano Novo!

Em julho, estreamos os novos programas das turmas de 2019.

Sábados e domingos às 9h - Programa de rádio: Serelepe: uma pitada de música infantil - Rádio UFMG Educativa 104,5 FM (BH e região metropolitana e/ou https://ufmg.br/comunicacao/radio-ufmg-educativa)

Aconteceu!

15/03 - Apresentação do projeto Serelepe no Seminário de Artes Cênicas - Departamento de Artes Cênicas da EBA-UFMG.


23/03 - Oficina Serelepe de brincadeiras - Colégio Santo Agostinho em Nova Lima - MG.

27/03 - Brinquedorias nas comemorações dos 65 anos do Centro Pedagógico da UFMG.

22/05 - Abertura da 18ª Jornada de Extensão da UFMG - Brincadeiras com a apresentação das bolsistas Morgana e Junia Flor e da voluntária Malu Mayer.

24/05 – Brinquedorias – Escola Municipal Mello Cançado – Lindéia


31/05 – Oficina Serelepe para docentes – EMEI Alaíde Lisboa – Campus UFMG.


31/05 – Brinquedorias – na Escola Municipal Theomar de Castro Espíndola - Novo São Lucas.


01/06 – Brinquedorias – Espaço Comum Luiz Estrela – 16h - Estreia - Lei de Incentivo FMC.

07/06 – Oficina Serelepe para docentes – EMEI Curumins.

08/06 – Brinquedorias – Espaço da Cia. Pierrot Lunar – 16h - Estreia - Lei de Incentivo FMC.

10 a 12/06 – Seminário “Arte no Hospital” – Conservatório da UFMG (10-11 – manhã e tarde) e Campus da UFMG (12) – Quarta Doze e Trinta. 

12-13/06 – Musiqueros em Matozinhos – participação em mesa e palestra.

12/07 - Oficina Serelepe para professores na Escola Municipal Mello Cançado – Lindéia

15 a 20/07 – Serelepe no Festival de Inverno da UFMG
MG – Oficina para educadores musicais e espetáculo Brinquedorias. Conservatório UFMG.

23/08 - 20h Abertura do concerto do grupo venezuelano El Taller de los Juglares. Fundação de Educação Artística - Belo Horizonte.

25/08 - 16h - FLIS - Festa do Livro de Sabará - Brinquedorias.

15/09 - 14h - Festival Meninada - Parque Ecológico e Cultural Professor Marco Mazzoni - Parque Cidade Nova - Brinquedorias.

17/09 - Conversa sobre o Serelepe com as crianças do 2º ano do Fundamental I, do Instituto Cecília Meirelles.

08/10 - Apresentação do projeto Serelepe no XXII Encontro de Extensão da UFMG - Bolsistas - Júlia Castro e Junia Flor e voluntária Morgana.

13/10 - CCBB - Criança Canção - Belo Horizonte - Espetáculo Brinquedorias

15/10 - Apresentação do projeto Serelepe na Semana do Conhecimento da UFMG. Eleito, pelos avaliadores da EBA, como Relevância Acadêmica.

23/10 - Entrevista com o prof. Eugênio Tadeu na Rádio América - Programa Especial Musical, apresentador Genecy de Oliveira.

04/11 - Oficina Brinquedorias - Semana Acadêmica do Curso de Música - "II Semana da Música" - Universidade Federal de São João del Rei - UFSJ.

20/11 - Defesa do TCC de Letícia Maria da Costa Pinto, da Escola de Música da UEMG - Título: A concepção de infância e criança na obra: Brinquedorias do Grupo Serelepe EBA-UFMG. Orientação: profa. Dra. Ana Consuelo Ramos.

Em setembro, nasceu a Aurora, filha do Gabriel e da Anaís! Seja bem-vinda!

terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Brincadeiras nas férias!

As férias estão começando e teremos muitas brincadeiras sim sinhô! Nossa segunda sugestão é: 


“Alice Tchubi Tchubi tibum tibum tibum (2x)/ Tibum tibum/ Tibum tibum tibum” 

Em roda, com os braços esticados e as mãos posicionadas atrás (na nuca) dos colegas das laterais, vamos pulando para direita e esquerda no pulso da música. Até que na última parte “tibum tibum tibum” pulamos em todos os tempos, ou seja, direita, esquerda, direita.

Posteriormente a essa sequência, a música começa novamente e as mãos vão descendo a cada vez que se canta a cantiga inteira. Primeiro as mãos se posicionam na nuca, depois na região das escápulas, na lombar, na bunda, no joelho (parte da frente), na canela e no pé.

Já brincaram de “Alice Tchubi tchubi”? Bora?


domingo, 8 de dezembro de 2019

Lançamento de livros sobre aquecimento vocal, canto e escuta!

Nesta terça-feira, dia 10/12, tem lançamento de dois livros:



UM CANTO QUE É ESCUTA – Letícia Carvalho (UNIRIO)
AQUECIMENTO VOCAL NA PRÁTICA CÊNICA: múltiplas vozes – Eugênio Tadeu Pereira (UFMG)
Editora Synergia
 
Foto: Bruna Diacoyanis


UM CANTA QUE É ESCUTA

O livro Um Canto que é Escuta é o resultado da pesquisa de mestrado da professora Leticia Carvalho, pelo programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Trata-se de uma reflexão sobre a relação dos cantantes com o ato de cantar. A pesquisa se propôs a investigar de que forma artistas – profissionais ou não – podem criar uma aproximação com a música e o canto a partir do alargamento do sentido da escuta. A pesquisa teve um caráter teórico-prático e foi realizado um laboratório experimental como parte do processo, que teve como objetivo investigar, em um grupo de atrizes e atores, de que forma a escuta pode ser sensibilizada e ampliada para servir ao canto e também a partir dele.

Leticia Carvalho é carioca, cantora, pesquisadora e professora de voz e canto. Lançou seu álbum solo "Essa não sou seu” em 2009 e esteve como integrante do grupo vocal Ordinarius no álbum "Rio de Choro”, de 2016. No teatro, esteve como atriz em espetáculos de Domingos Oliveira e como preparadora vocal em inúmeras montagens.  Mestre em Artes Cênicas pela UNIRIO, atualmente cursa o Doutorado. Docente do Departamento de Interpretação da mesma instituição desde 2017.

AQUECIMENTO VOCAL NA PRÁTICA CÊNICA: múltiplas vozes.

O livro é voltado ao estudante, ao professor e ao artista cênico. É uma obra totalmente dedicada ao estudo do aquecimento vocal, feito praticamente inédito dentro da literatura acadêmica das artes cênicas no Brasil. O trabalho aqui apresentado é fruto de décadas de experiência artística e docente do autor, acumulada em suas intensas vivências como músico e professor na área de Estudos Vocais e Musicais no curso de graduação em Teatro da UFMG, com especial destaque ao seu trabalho de formação vocal por meio de jogos e práticas lúdicas. A pesquisa relatada neste livro foi desenvolvida a partir de uma metodologia que incluiu entrevistas com artistas, docentes brasileiros e estrangeiros e estudantes da área de voz no teatro; uma significativa revisão bibliográfica sobre o tema do aquecimento vocal e a já citada experiência pessoal do autor. Importantes aspectos do aquecimento vocal, como autopercepção, percepção do outro, aquecimento e criação, roteiros de aquecimento vocal e desaquecimento foram detalhadamente abordados e sistematizados de forma esclarecedora e em diálogo com uma extensa e relevante bibliografia. A obra certamente se configura em uma valiosa referência de estudo para os interessados no uso consciente da voz na prática teatral e como consulta importante para os profissionais de ensino da voz no teatro, que encontrarão neste livro reunidas informações que precisariam ser coletadas em diversas fontes e que aqui são concentradas e apresentadas sob a luz da experiente reflexão do autor.-- Prof. Dr. Maurilio Rocha (UFMG).

Eugênio Tadeu Pereira é mineiro de Crucilândia e reside em Belo Horizonte desde criança; é professor no Curso de Graduação em Teatro da Escola de Belas Artes-UFMG e do Prof-Artes EBA-UFMG; integrante do grupo Serelepe EBA-UFMG; membro do Movimento da Canção Infantil Latino-Americana e Caribenha e da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas - ABRACE; coordenador do Serelepe: brinquedorias sonoras e cênicas – EBA-UFMG; Mestre em Educação - FaE/UFMG; Doutor em Artes Cênicas - ECA/USP e Pós-Doutor - Universidade do Minho - Portugal. Integrou e fundou o Duo Rodapião; idealizou e coordenou o Pandalelê: laboratório de brincadeiras – CP-UFMG. Publicou em 2015 o livro Práticas lúdicas na formação vocal em teatro (Hucitec); em 2017, organizou o livro CD DVD Brinquedorias, do Serelepe EBA-UFMG (EBA-UFMG) e, em 2000, o livro CD CDRom  Pandalelê! Brinquedos Cantados (Palavra Cantada).

sábado, 30 de novembro de 2019

Brincadeiras nas férias!

As férias estão começando e teremos muitas brincadeiras sim sinhô! A primeira delas é:


“Uma, duas angolinhas/ finca o pé na pampolinha/ o rapaz que o jogo faz/ faz o jogo do gamão/ tire logo o seu dedinho/ que lá vai um beliscão”


Sentados próximo ao coleguinha seguramos uma de suas mãos com uma mão e com a outra vamos pegando dedinho por dedinho recitamos a parlenda. O colega precisa tirar o dedo antes do beliscão, na sílaba “cão”, se não tirar, não tem problema não. Ganha o beliscão e recolhe o dedo do mesmo jeito. E, assim, prosseguimos até encolherem todos os dedos.  

Vocês conhecem a brincadeira?

quinta-feira, 21 de novembro de 2019

Espetáculo Pru-ti-ti Memórias de Estimação

A super #DicaSerelepe de hoje é um espetáculo pra família toda! 

Pru-ti-ti Memórias de Estimação da Insensata Cia. de Teatro acontece no dia 01/12/19  às 16h no Espaço Aberto Pierrot Lunar. Os ingressos já estão à venda!

Para mais informações, acesse: 


“Livremente inspirado em “O menino e o pinto do menino”, de Wander Piroli, Pru-ti-ti – Memórias de estimação” conta a história de Cau, um garoto que troca latas e panelas velhas por um pintinho e transgride muitas regras para conseguir levá-lo para seu apartamento, tendo sua mãe como principal cúmplice nessa missão. A dramaturgia costura, ainda, memórias pessoais dos atores em cena, verticalizado a pesquisa em Teatro para a Infância proposta pela Insensata Cia de Teatro.”

Nos vemos lá?

sábado, 16 de novembro de 2019

Estreia do Grupo Oriundo de Teatro!

A #DicaSerelepe de hoje está imperdível: Domingo (17/11/19) estreia o espetáculo "Eu Esperei O Ano Inteiro Pelo Meu Aniversário" do Grupo Oriundo de Teatro às 16hrs no Centro Cultural Minas Tênis Clube. O espetáculo está dentro da programação do Diversão Em Cena Arcelor Mittal.


“Muitas datas comemorativas repetem-se a cada 365 dias. Ano novo, natal, dia das mães, dos pais, das crianças, das mulheres, dos artistas e um dia especial: o dia em que cada um de nós veio ao mundo; O dia em que aqueles que amamos cantam em nossa homenagem e nos dão os parabéns simplesmente por termos nascido. O espetáculo aposta no convívio e encontro único que o teatro pode proporcionar."
Entrada: R$ 20 reais
Classificação: Livre
Indicação Etária: A partir de 2 anos
Compra de ingresso:


Tá esperando o quê? Junta a família toda para ir ao teatro!

sexta-feira, 15 de novembro de 2019

Programa Serelepe - De vento em pipa

Nesse sábado, o programa Serelepe vai ao ar, às 9h, na Rádio UFMG e o programa está de vento em popa, digo de vento em pipa, confira essa aventura nas alturas, com a dupla dinâmica Malu e Thiago. Não perca! Sábado, dia 16 e domingo dia 24, sempre às 9h, na Rádio UFMG.
 Você pode ouvir também pelo link: 


sexta-feira, 8 de novembro de 2019

O que cantamos por aí?

Olá Serelepes,


Vocês cantam para as crianças que convivem? Elas cantam para vocês? Vocês têm lembranças de cantos de ninar, de acordar, para os momentos da refeição? 


Eu me lembro de duas que aprendi na infância e até hoje amo cantá-las: Na hora de acordar - “Acorda Maria bonita, levanta e vem fazer o café/ que o dia já está raiando e a polícia já está de pé” e para antes do almoço - “Agradecemos aos alimentos, ao céu e a terra, e a força divina que faz tudo brotar”. Vocês conhecem essas?


Queremos saber aquelas músicas, versinhos, rimas que fazem o dia de vocês mais bonito e leve… Conta aqui nos comentários pra gente!


sexta-feira, 1 de novembro de 2019

Rádio Butiá, vocês conhecem?

Oi Serelepes! 

Vocês conhecem a rádio Butiá?


É um portal de rádio web independente, idealizado pelo músico e professor Julio Brum, do Uruguai, que se dedica à produção de conteúdos para as infâncias, famílias, educadores e educadoras. 


A rádio Butiá é formada por integrantes do Movimento da Canção Latino Americana e Caribenha (MOCILYC) e tem o apoio do projeto Serelepe EBA-UFMG.


Vocês podem acessar a rádio pelo link: https://radiobutia.com
E também a Rádio Butiá Brasil pelo link: https://radiobutia.com.br/

A rádio Butiá divulga a riqueza musical Latino Americana e cria programas sensíveis e artísticos! Essa é a #DicaSerelepe de hoje. 


Mais depoimentos Serelepes...

Boa tarde Serelepes,

Mais um depoimento para nos inspirar e nos dar força para continuar o trabalho!

Conte para nós, quais são as suas histórias com o Serelepe? O que te inspira no seu trabalho?


segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Quem sonha S2

Buenos Days amigos Serelepes...

A postagem de hoje é muito especial porque teve um dedo, uma pitada, uma colherada, a panela inteira de palpites e palpitações da Íris, idealizadora da "Quem Sonha":

"O que vem à sua cabeça ao escutar a palavra família? Quais são as lembranças que lhe ocorrem ao pensar no seu núcleo familiar? Como é constituída a sua família?

Sabemos que, apesar das inúmeras tentativas de restrições do termo, ele é por sua natureza, amplo e diverso. E obviamente, singular!"

Com essas e tantas outras perguntas e ideias, a turma da Quem Sonha pensou em possibilidades para que todas as famílias, em suas heterogeneidades, pudessem ocupar, de forma gratuita e democrática, os espaços da nossa cidade tão diversa, vivenciando coletivamente muitas brincadeiras e artes!

"É por isso que vamos promover um primeiro encontro, que carinhosamente chamamos de 'Família! Encontro de brincadeiras, artes e diversidades.' Na programação, vamos contar com oficinas de brinquedos e instrumentos feitos a partir de embalagens reutilizadas, rodas de brincadeiras, intervenção “eu diferente”, o espaço para brincar em família: “como brincavam os meus avós?!” e a estreia do espetáculo “Pela Estrada Afora” do Grupo Quem Sonha!" Conta-nos a Íris.

Essa programação super super acontecerá no dia 09 de novembro, de 9:30h às 12:30h, no Parque Ecológico Vencesli Firmino (Rua dos Agrônomos, 285, Alípio de Melo).

A entrada é gratuita mas não haverá venda de alimentos, então leve o seu lanchinho, merenda ou quentinha com arroz e "bife de zói"...

Ah levem também chapéu, boné, guarda sol, sombreiro ou só o protetor solar mesmo para se proteger do sol!

Em caso de chuva, o evento será cancelado porque a "Quem Sonha" ainda não possui pés de pato.

Dê uma espiada aqui no dia do evento!




quinta-feira, 24 de outubro de 2019

Depoimentos Serelepes

Olá Serelepes!

Gostaríamos de compartilhar com vocês alguns dos depoimentos que recebemos na enquete online que desenvolvemos. Para hoje, temos o depoimento da Natália Ribeiro Fiche sobre o livro-CD-DVD Brinquedorias do Grupo Serelepe EBA-UFMG. 

Ficamos agradecidos e muito felizes com esse depoimento. E você, tem algo a dizer sobre o projeto Serelepe EBA-UFMG? 



quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Serelepe Urgente Gente

Sintoniza Serelepe

Hoje, nosso Coordenador Prof. Dr. Eugênio Tadeu estará em uma entrevista na Rádio América no programa Especial Musical, com apresentação de Genecy de Oliveira, às 20H, falando sobre o Serelepe e também sobre música para criança. Vamos conferir...

A Rádio América pode ser ouvida da sua caixinha de abelha pela AM 750 ou Online, pelo site: americabh.com.br ou ainda pelo Aplicativo Rede Catedral.

Olha só o link para acompanhar a entrevista:

App Rede Catedral.

Baixe no seu Android:

 https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.mobradio.redecatedral

Site da Rádio América:

http://radioamerica.arquidiocesebh.org.br/

Beijocas Comunicativas!
Ilustração: Clara Ernest

domingo, 20 de outubro de 2019

Histórias de Ninar para Garotas Rebeldes - Livro e Podcast





Serelepes, vocês conhecem o livro Histórias de Ninar para Garotas Rebeldes

Ele foi escrito pelas italianas Elena Favilli e Francesca Cavallo, contando com a ilustração de 60 mulheres artistas do mundo todo. O livro reúne 100 pequenas fábulas de mulheres reais e extraordinárias (e ah, já tem o volume 2) ! São mulheres que se destacaram no esporte, na arte, na política, na ciência… nascidas em diferentes contextos. 
E para combinar ainda mais com o Serelepe, a B9 Podcasts lançou um podcast com o mesmo nome do livro, suas histórias são narradas também por mulheres “rebeldes”! Você tem acesso no link: https://www.b9.com.br/shows/garotasrebeldes/


Essa foi a nossa #DicaSerelepe da semana! Imagina só, crianças tendo contato com histórias tão importantes e sendo ensinadas desde novas a respeitar uns aos outros?

 
  Arte de divulgação do podcast e a capa do livro

sexta-feira, 18 de outubro de 2019

Programa Serelepe - Objetos Estranhos

Recebemos a notificação de que foi identificado a presença de alguns objetos estranhos no ar no Programa Serelepe. A estimativa para o reconhecimento desses objetos será sábado, às 9h, na Rádio UFMG -104,5 FM ou pelo link:  https://www.ufmg.br/online/radio/arquivos/002140.shtml
Em caso de objetos estranhos no ar, escute atentamente o Programa Serelepe, repetindo, escute atentamente o Programa Serelepe. 
Para saber de tudo que é estranho e não estranho que acontece no Serelepe, 
fique ligado em nosso blog, facebook, youtube e instagram.


"A menina e o pássaro encantado!"


A menina e o pássaro encantado é um belíssimo texto de Rubem Alves que se tornou um livro. Na história, o autor fala de amor e também de despedida. Ele fala sobre apego e também sobre a necessidade de deixar ir aquilo e aqueles que precisam voar. 
É muito doloroso perder um amigo, ou um ente querido... Seja porque mudamos de escola, de cidade ou até mesmo do plano físico para o espiritual!
É difícil compreender as despedidas e as separações, mas às vezes temos que perceber que o que ou quem foi, foi pra se tornar encantado.



“Era uma vez uma menina que tinha um pássaro como seu melhor amigo.
Ele era um pássaro diferente de todos os demais: Era encantado. Os pássaros comuns, se a porta da gaiola estiver aberta, vão embora para nunca mais voltar.
Mas o pássaro da menina voava livre e vinha quando sentia saudades…"

Rubem Alves

quinta-feira, 17 de outubro de 2019

Projeto Serelepe - Relevância Acadêmica

Oi Serelepes!

Fomos considerados um projeto de extensão relevante para a academia e nessa semana apresentamos, mais uma vez, na Semana do Conhecimento UFMG.

Ficamos muito gratos com esse reconhecimento e agradecemos a todos vocês, que nos ouvem, assistem, leem e acreditam no projeto! Só assim a extensão é possível!

Na foto estão nossas bolsistas e voluntária: Júlia Castro, Júnia Flor e Morgana.



sexta-feira, 11 de outubro de 2019

O dia das crianças!

Oi Serelepes! Estão prontos para o dia da criança?
Mas… o que esse dia significa, para além dos brinquedos e comemorações com as crianças? 

É um dia em que devemos defender os direitos das crianças e dos adolescentes e nos conscientizar sobre eles! O direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao lazer, entre outros. 

O afeto e a movimentação corporal, por exemplo, são primordiais para o desenvolvimento saudável da criança e, nós do Serelepe, acreditamos que as brincadeiras, a música e o teatro têm muito o que contribuir para esse desenvolvimento.
  
Pensando nisso, hoje vamos ensinar uma brincadeira especial para o dia 12! Ela se chama: Cão e Dono.

Em roda e em duplas, uma pessoa da dupla irá permanecer agachada (essa será o cachorro) e a outra irá permanecer em pé, com as mãos para trás e atrás do colega agachado (esse será o dono). 
No entanto, existirá sempre um dono na roda sem o seu cachorro. Esse dono vai tentar pegar o cachorro de outro dono e para isso, basta ele piscar para algum cachorro. Se o cachorro movimentar com o intuito de fugir, o seu dono pode encostar nos seus ombros, aí, então, ele o “protege” e o cão não consegue fugir. Se o cachorro tiver se movimentado para fugir e o seu dono não o tocar, ele estará livre para ir para outro dono. 

O que acharam? Vamos brincar? Se você tiver ficado com alguma dúvida com relação à brincadeira, deixe-a aqui nos comentários.

Feliz dia das crianças! 

Ilustração do artista Omario
x

quinta-feira, 3 de outubro de 2019

Festival Canção Criança

Está chegando o dia das crianças e também a primeira edição do Festival Canção Criança. O Festival acontece nos dias 11,12 e 13 de outubro no Centro Cultural do Banco do Brasil! 

Vai rolar muitas apresentações musicais, instalações, oficinas… E é claro que o Grupo Serelepe EBA-UFMG estará presente. 

No domingo (13/10) de 14h às 15h tem o show “Brinquedorias” no Teatro I do CCBB (R$ 30 inteira e R$ 15,00 meia).

Para mais informações, acesse: http://culturabancodobrasil.com.br/portal/festival-cancao-crianca/

Encontro com vocês por lá?


A vencedora do nosso sorteio!

Cláudia respondeu ao nosso questionário e venceu o sorteio! Ela já está por aí, curtindo o seu livro-CD-DVD Brinquedorias do Grupo Serelepe EBA-UFMG. 

Obrigada a todos que participaram!



quinta-feira, 26 de setembro de 2019

O resultado do nosso sorteio!


Oi Serelepes!

Agradecemos a todos que responderam ao nosso questionário. Tivemos um total de 170 respostas e ficamos muito felizes!!!

O sorteio foi realizado ontem à noite e Cláudia Assunção ganhou um livro-CD-DVD Brinquedorias. Parabéns, Cláudia!


Fim de semana chuvoso combina com...



A previsão do tempo para o fim de semana é de chuva… Na minha infância, toda vez que chovia era motivo para reunir os primos e brincar dentro de casa. Brincávamos de baralho (Pif-paf, Fedô, Rouba-monte, 21...), de UNO, de Detetive de piscar o olho, de Adedanha, entre outros.

Alguns anos depois, eu aprendi o jogo “Quem sou eu?”, que super combina com um dia friozinho! Cada brincante escreve em um papelzinho um nome (de pessoa, animal, filme, música) e cola na testa de outro brincante, sem que esse veja o que está escrito. Cada um tem um papel colado da testa e precisa descobrir o que é por meio de perguntas. Essas perguntas só podem ser respondidas com “sim” ou com “não”. 

É legal decidir a categoria, ou seja, definir um tema para os nomes que serão adivinhados. Você pode criar a categoria “família materna”, “artistas brasileiros”, “personagens de desenho clássicos”, entre outras…


Ah Serelepes, tudo que eu queria no meu fim de semana chuvoso era: todo mundo junto debaixo das cobertas e brincando de “Quem sou eu?”! 


Qual vai ser a sua programação para o fim de semana? Conta para a gente quais brincadeiras vocês acham que combina com a chuva! 


Ilustração retirada da internet. Autor desconhecido.

sexta-feira, 20 de setembro de 2019

Programa Serelepe - De mercúrio a Plutão

O programa Serelepe desse sábado, está de outro mundo, ou melhor de outro planeta. O Felipe e a Cleiciane interceptaram uma conversa interplanetária. Não perca, sábado, às 9h, na Rádio UFMG 104,05FM ou no link  https://www.ufmg.br/online/radio/arquivos/002140.shtml


quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Universidade das crianças UFMG

Oi Serelepes, vocês conhecem a Universidade das crianças UFMG?


É um projeto muito legal que aproxima a cultura científica das crianças, estimulando o pensamento crítico e a criatividade por meio das oficinas que realizam em escolas, museus, entre outros, na produção de curtas de animação, nos textos ilustrados, áudios e livros.
Vale muito a pena conhecer e explorar o site da Universidade das crianças: http://www.universidadedascriancas (este site foi raqueado).
Nos curtas de animação, as perguntas das crianças que guiam todo o trabalho. Vídeos como: “Por que o corpo da mulher é diferente do homem?”, “De onde vem a Diabetes?”, “Por que não nascemos sabendo?” você encontra no site! 

A Universidade das crianças UFMG é a nossa super #DicaSerelepe dessa semana.

segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Participe da nossa pesquisa!

Oi Serelepes! Estamos nos preparando para a Semana do Conhecimento UFMG e para isso criamos um breve questionário (em cinco minutos você responde!) que irá nos ajudar a compreender a nossa atuação enquanto projeto de extensão do curso de Teatro - UFMG.


Para acessar o questionário, é simples: https://forms.gle/BLSh7TPwEdUbCmLd8


Respondendo o questionário você estará automaticamente concorrendo a um livro-CD-DVD Brinquedorias. Esse sorteio acontecerá no dia 25/09/2019 e será divulgado em todas as nossas redes sociais.


Contamos com a sua participação. Muito obrigada, Serelepes! <3

sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Programa Serelepe De menino ou de menina

Neste sábado, o Serelepe está inspirado no poema Isto ou Aquilo, de Cecília Meireles e está se questionando, existe coisas de menina ou de menino ou de menino e de menina. Será que tem isto aí ou aquilo lá? Vamos descobrir sábado, às 9h, na Rádio UFMG -104,5 FM ouça também em tempo real  https://www.ufmg.br/online/radio/arquivos/002140.shtml


Planetário Espaço do Conhecimento UFMG


Um aquário exibe peixes... Um orquidário exibe orquídeas. E um planetário exibe planetas! Tcharam... Você conhece o Planetário Espaço do Conhecimento UFMG? É uma experiência maravilhosa para crianças e adultos em Minas Gerais!
É um cinema imersivo, ou seja, que nos permite a sensação de estar dentro ou muito próximo do que estamos assistindo! Ainda bem que é um planetário e não um aquário... Imagine uma visão de 180º por 360º e uma sensação de profundidade e total envolvimento no filme Tubarão dirigido por Steven Spielberg. Ia ser aterrorizante!
Mas as sessões do Planetário não têm nada a ver com filmes de terror... São deliciosas, astronômicas e super interessantes, ele funciona em sessões regulares ao longo de todo o dia e você pode acompanhar a programação por aqui
Conte pra gente qual é seu planeta favorito. Gostamos muito de saber mais sobre o universo particular dos nosso companheiros serelepes!

espa%E7o.jpg
Imagem Espaço do Conhecimento