sexta-feira, 26 de junho de 2015

Cuentos para no dormirse

Nosso conto de hoje se chama "El nahuel e el hombre perdido", uma lenda dos povos mapuche sobre um homem que estava perdido e se encontrou com um tigre... O que será que aconteceu durante esse encontro? Será que o tigre comeu o homem? O homem saiu correndo? Vamos descobrir?


Este conto foi baseado na versão de Cristina Ramos, presente no livro "Del amor nascen los ríos" (Editorial Sudamericana), e o vídeo é uma produção do Canal Encuentro.

Qualquer dúvida ou sugestão, basta nos escrever através do email serelepe@eba.ufmg.br.

Em breve teremos outros contos!

sábado, 20 de junho de 2015

Grupo Amaranto apresenta "A menina dos olhos virados"

[Divulgação]

No dia 21 de junho, domingo, às 16h, o projeto Diversão em Cena da Arcelor Mittal apresenta a peça “A menina dos olhos virados".

“A Menina dos Olhos Virados”, escrito por Marina Ferraz, integrante do Amaranto, conta a história de Aroma, uma menina que tinha um modo muito particular de ver o mundo. O enredo se desenvolve a partir das aventuras dessa menina ao confrontar seu modo de enxergar com o jeito dos outros. O livro trata do tema da diferença e da aceitação da diferença de uma maneira leve e curiosa. O texto vem com indicação de momentos para a audição de cada faixa do CD que acompanha a história. Gravado com direção musical de Tiago Godoy, com a participação de músicos convidados em algumas faixas (Natália Mitre, Rodrigo Linhares e André Godoy), o CD ilustra e traz sentidos complementares à narrativa.

SERVIÇO

Data: Domingo 21 de junho de 2015.
Horário: 16h Ingressos: R$10,00 (Inteira) R$5,00 (Meia). Os ingressos para o espetáculo podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro, de segunda a sábado, das 12h às 20h; e domingo, das 12h às 19h. Pagamento com cartões de crédito, débito ou dinheiro. Também é possível adquirir os ingressos pelo site da Ingresso.com
Classificação: Livre
Mais informações: (31) 3516-1360.

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Los Musiqueros na Europa

Quem acompanha o nosso blog, provavelmente, já conhece o grupo Los Musiqueros. É que, quando o trabalho de alguém é tão interessante quanto o deles, nós acreditamos que vale a pena mencioná-lo sempre que possível.

E, desta vez, a ocasião é pra lá de especial! Já foram divulgadas as datas e locais da turnê que o grupo fará pela Europa, agora em 2015. Lembra que falamos sobre este assunto AQUI? Agora, vamos às novidades?


¡Buena suerte, Musiqueros! ¡Que la pasen bien!

sexta-feira, 12 de junho de 2015

"Locotoco" faixa a faixa: Se Levanta La Niña

Ai, que linda a madrugada! Fui abrir a janela do meu quarto e quase bati meu rosto na lua, que está logo aqui, pertinho de mim, enorme, cheia de luz e preguiça! 



Uuuuuaaaaaaaaaahhhhhhhhhhhhhhhh



 Que engraçado! Não me lembro de ter escrito aquela frase lááá em cima, falando sobre a lua... Será que acordei de madrugada, escrevi e voltei a dormir? Será que foi um sonho? Bem que eu gostaria de ter esbarrado, mesmo que fosse só um pouquinho, na lua. Quem nunca pensou em colocar uma escada no céu e subir até o astro redondo?! Será que ela é feita de queijo ou é apenas um risco de giz no céu negro? Não sei quase nada sobre a lua; mas, também, eu me deito antes do pôr do sol e acordo quando já amanheceu... para que eu me encontre com a lua, só mesmo acordando de madrugada, ou sonhando acordado.

Talvez, se eu acordasse às sete da manhã, eu ainda veria a lua no céu. Ou teria que ser às seis? Às cinco? Às quatro? Às trêsduasumameianoite?

Ah, que confusão!

Esse último horário mais parece um trava-língua...

Falando nisso, me lembrei da canção que vou compartilhar com vocês hoje, que se chama "Se Levanta La Ninã" (Clique aqui para ouvir), do Serelepe. Será que ela já travou muitas línguas por aí? Você já conhecia essa? Já cantou? Vamos cantar juntos?

SE LEVANTA LA NIÑA 

Se levanta la niña a la una,
A la una de la mañana
Se levanta la niña a la una, a la media, a la nada
Ay, que linda la madrugada!
Se levanta la niña a las dos,
A las dos de la mañana
Se levanta la niña a las dos, a la una, a la media, a la nada
Ay, que linda la madrugada!  
Se levanta la niña a las tres
... a las cuatro
... a las cinco
... a las seis
... a las siete
... a las ocho
... a las nueve
... a las diez


[Se Levanta La Niña. Ilustração: Carol Merlo]

  

Essa é uma canção tradicional da Argentina e do Uruguai, e foi transmitida ao Serelepe por intermédio do Julio Calvo. Na gravação, nós ouvimos Cris Lima (voz, toc-toc), Eugênio Tadeu (voz, grilo) e Reginaldo Santos (voz, esteira).

E aí, o que achou da canção? Divida sua opinião conosco! Nosso email é serelepe@eba.ufmg.br. Também temos uma página no Facebook: Serelepe EBA UFMG

Antes de me despedir, vou deixar aqui para vocês mais alguns trava-línguas, para quem gosta desse tipo de desafio:

Num ninho de mafagafos, cinco mafagafinhos há! Quem os desmafagafizá-los, um bom desmafagafizador será.

Em rápido rapto, um rápido rato raptou três ratos sem deixar rastros.

Bagre branco, branco bagre.

A Iara agarra e amarra a rara arara de Araraquara.

O rato roeu a roupa do Rei de Roma, a Rainha com raiva resolveu remendar.

Lembrando que quanto melhor for ficando seu desempenho, mais rápido você deve falar o trava-línguas!

Agora preciso ir, porque amanhã me levantarei a las cuatro de la mañana para ver a lua.

Fui! 

  

 
 

domingo, 7 de junho de 2015

Locotoco disponível no portal da Quae


Pessoal! Anunciamos com alegria que nosso disco Locotoco já está disponível para venda no portal da QUAE Distribuidora de Música​. Agora o disco pode chegar facilmente a qualquer lugar do Brasil e do mundo. Divulguem!!

Para consultar o disco diretamente no portal, clique aqui! Espalhem a palavra!





www.quae.com.br
@quaemusica

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Cuentos para no dormirse

A dica do Serelepe de hoje é a animação de "El sapo y el nañdú", um conto popular argentino baseado em versões da tradição oral.

 

O que achou da história? Divida suas impressões conosco! Nosso email é serelepe@eba.ufmg.br.