A
música e o brincar na formação das crianças
OfiCenas
– Fundação de Educação Artística
21/08/2015
Cris Lima, Eugênio Tadeu, Gabriel Murilo e Reginaldo
Santos.
1. BATE O MONJOLO (MG)
Transmitido por: M. Cecília
Resende (l985)
Bate o monjolo no pilão /
pega a mandioca pra fazer farinha
onde foi parar meu tostão
ele foi para a vizinha.
2.
COQUEIRO BALANÇOU (MG)
Transmitido por: José Alfredo Debortoli
Oh, minha gente / No balanço do mar
Coqueiro balançou / Coqueiro balançá
3. MARY SY (BA)
Transmitido
por: Adelsin
Balança os olhos para Mary Sy/ One,
two, Mary Sy
Balança a cabeça para Mary Sy/ One, two, Mary Sy
Balança as bochechas/ para Mary Sy/
One, two, Mary Sy
Balança os ombros ...
Balança as pernas
...
etc etc etc
(Finalizando)
Balança o corpo todo
para Mary Sy
One, two, Mary Sy
O corpo humano é dividido em três partes
Batman, Robin e Batgirl
4.
CHEP
CHEP (MG)
Transmitida
por: Lydia Hortélio (l989)
Quando eu
fui a Nova Iorque
visitar a
minha mãe
minha mãe
me ensinou
a dançar o
chep chep
uia chep
chep
uia chep
chep
aui, auê.
5.
LÁ VAI O GANSO (Tradicional – MG). Transmitido
por: indeterminado.
Diálogo:
– Lá vai o ganso; – O quê? – O ganso; – Ah! O ganso; – Lá vai o ganso; – O quê?
Como se joga: Em roda, sentados ou em pé. Um jogador é o guia (J-1). Ele começa
a brincadeira, dizendo para o jogador de sua direita ou esquerda (J-2): – Lá vai o ganso. Esse jogador que recebeu
a mensagem responde, perguntando: – O
quê? O guia (J-1) responde, modificando a voz (e/ou fazendo gestos): – O ganso. O outro (J-2) entende e diz: – Ah! O ganso. Este, J-2, diz para o outro
(J-3), seguindo a mesma direção na roda dada pelo primeiro: – Lá vai o ganso. O outro (J-3) responde,
perguntando e usando gesto e voz diferentes: – O quê?; e o outro (J-2) dirige a mesma pergunta – O quê?, imitando o J-2 e dirigindo a
pergunta ao J-1, que responde de uma outra forma expressiva: – O ganso. O J-2 diz – O ganso, imitando a maneira como o J-1
disse. O J-3 entende e diz – Ah! O ganso.
E diz ao J-4: – Lá vai o ganso. O J-4
responde perguntando com outra expressividade: – O quê? O J-3 vira e pergunta ao J-2, imitando o jeito do J-4: – O quê? O J-2 pergunta ao J-1, – O quê?,
que responde ao J-2 com outro gesto e outra voz, que responde ao J-3,
que responde ao J-4 – O ganso. O J-4
entende e diz: – Ah! O ganso e diz
para o J-5: – Lá vai o ganso. O J-5
responde e pergunta com expressividade diferente daquela feita pelo J-4: – O quê? O J-4 pergunta ao J-3, que
pergunta ao J-2, que pergunta ao J-1 – O
quê?, imitando a expressão dada pelo J-5. O J-1 responde ao J-2 com uma
nova expressão gestual e vocal: – O
ganso! O J-2 diz ao J-3, que diz ao J-4, que diz ao J-5, que entende e diz:
– Ah! O ganso. Faz-se esse percurso
até chegar ao final da roda. Quando chegar ao final, o J-1 pode continuar ad infinitum até
os jogadores se cansarem ou terminar o jogo, dizendo – O quê? Esse “o quê” refaz todo o percurso na roda e quando é
retornado ao J-1, este responde: – Eu
sei, fui eu quem o soltei.
6. BAMBU
TIRA BU (BA)
Transmitida
por: Adelson F. Murta Filho e Lydia Hortélio (1993)
Bambu tira
bu
aroeira
mantegueira
tirará (nome da pessoa)
para ser bambu
para ser bambu
7. ÚNGARA
(Tradicional - Argentina)
Transmitida por Luís Pescetti
Úngara,
úngara, úngura
ungangá ungangá,
ungangá
Úngara,
úngara, úngura
ungangá
ungangá, ungangá
Te quiero para mí
Yo, yo, tu, tu, tu
Yo, yo, tu, tu, tu.
8. El Florón – Colômbia
Transmitida por Clara Calderón e Tita Maia
El florón
está en mi mano
en mi mano
está el florón
ese señor
picarón
tiene cara
de ladrón.
Ya se va el
florón por el callejón
dando
vueltas va por el callejón.
me dejó una
flor, me dejó un amor
ya se va el
florón por el callejón.
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2 comentários:
Muito bom!
Prudente de Morais agradece ao Grupo Serelepe pelo trabalho realizado!!!
Renilde, obrigado a você pelo convite. Dia 27 de setembro, às 10h, faremos o espetáculo Locotoco no Domingo no Campus - UFMG. Será na Praça de Serviços. Apareçam!!!
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