UM CANTO QUE É
ESCUTA – Letícia Carvalho (UNIRIO)
AQUECIMENTO VOCAL
NA PRÁTICA CÊNICA: múltiplas vozes – Eugênio Tadeu Pereira (UFMG)
Editora Synergia
UM CANTA QUE É ESCUTA
O livro Um Canto que é Escuta é o resultado da
pesquisa de mestrado da professora Leticia Carvalho, pelo programa de
Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Estado do Rio de
Janeiro (UNIRIO).
Trata-se de uma reflexão sobre a relação dos
cantantes com o ato de cantar. A pesquisa se propôs a investigar de que forma
artistas – profissionais ou não – podem criar uma aproximação com a música e o
canto a partir do alargamento do sentido da escuta. A pesquisa teve um caráter
teórico-prático e foi realizado um laboratório experimental como parte do
processo, que teve como objetivo investigar, em um grupo de atrizes e atores,
de que forma a escuta pode ser sensibilizada e ampliada para servir ao canto e
também a partir dele.
Leticia Carvalho é carioca,
cantora, pesquisadora e professora de voz e canto. Lançou seu álbum solo
"Essa não sou seu” em 2009 e esteve como integrante do grupo vocal
Ordinarius no álbum "Rio de Choro”, de 2016. No teatro, esteve como atriz
em espetáculos de Domingos Oliveira e como preparadora vocal em inúmeras
montagens. Mestre em Artes Cênicas pela UNIRIO, atualmente cursa o
Doutorado. Docente do Departamento de Interpretação da mesma instituição desde
2017.
AQUECIMENTO
VOCAL NA PRÁTICA CÊNICA: múltiplas vozes.
O livro é voltado ao
estudante, ao professor e ao artista cênico. É uma obra totalmente dedicada ao
estudo do aquecimento vocal, feito praticamente inédito dentro da literatura
acadêmica das artes cênicas no Brasil. O trabalho aqui apresentado é fruto
de décadas de experiência artística e docente do autor, acumulada em suas intensas
vivências como músico e professor na área de Estudos Vocais e Musicais no curso
de graduação em Teatro da UFMG, com especial destaque ao seu trabalho de
formação vocal por meio de jogos e práticas lúdicas. A pesquisa relatada neste
livro foi desenvolvida a partir de uma metodologia que incluiu entrevistas com
artistas, docentes brasileiros e estrangeiros e estudantes da área de voz no
teatro; uma significativa revisão bibliográfica sobre o tema do aquecimento
vocal e a já citada experiência pessoal do autor. Importantes aspectos do
aquecimento vocal, como autopercepção, percepção do outro, aquecimento e
criação, roteiros de aquecimento vocal e desaquecimento foram detalhadamente
abordados e sistematizados de forma esclarecedora e em diálogo com uma extensa
e relevante bibliografia. A obra certamente se configura em uma valiosa
referência de estudo para os interessados no uso consciente da voz na prática
teatral e como consulta importante para os profissionais de ensino da voz no
teatro, que encontrarão neste livro reunidas informações que precisariam ser
coletadas em diversas fontes e que aqui são concentradas e apresentadas sob a
luz da experiente reflexão do autor.-- Prof. Dr. Maurilio Rocha (UFMG).
Eugênio Tadeu Pereira é mineiro de
Crucilândia e reside em Belo Horizonte desde criança; é professor no Curso de Graduação em Teatro da Escola de Belas
Artes-UFMG e do Prof-Artes EBA-UFMG; integrante do grupo Serelepe EBA-UFMG;
membro do Movimento da Canção Infantil Latino-Americana e Caribenha e da
Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas - ABRACE;
coordenador do Serelepe: brinquedorias sonoras e cênicas – EBA-UFMG; Mestre em
Educação - FaE/UFMG; Doutor em Artes Cênicas - ECA/USP e Pós-Doutor -
Universidade do Minho - Portugal. Integrou e fundou o Duo Rodapião; idealizou e
coordenou o Pandalelê: laboratório de brincadeiras – CP-UFMG. Publicou em 2015
o livro Práticas lúdicas na formação vocal em teatro (Hucitec); em 2017,
organizou o livro CD DVD Brinquedorias, do Serelepe EBA-UFMG (EBA-UFMG) e, em
2000, o livro CD CDRom Pandalelê!
Brinquedos Cantados (Palavra Cantada).
Nenhum comentário:
Postar um comentário