O grupo


Foto do arquivo do grupo



Formado em 2005, graças ao programa de rádio Serelepe – uma pitada de Música Infantil, que vai ao ar até os dias de hoje pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM, o Grupo Serelepe [EBA/UFMG] é composto por Reginaldo Santos, Cris Lima, Gabriel Murilo e Eugênio Tadeu. Faz parte do Movimento Brasileiro da Canção Infantil e do Movimento da Canção Infantil Latino-americana e Caribenha.  Institucionalmente, é um projeto de extensão vinculado ao curso de Teatro da Escola de Belas Artes da UFMG, onde Eugênio Tadeu (coordenador do grupo) é professor.

Desde 2010, o Serelepe ministra oficinas para crianças e adultos, tendo sempre o brincar como fio condutor. Foi também neste ano que o grupo começou a idealizar  o espetáculo-cênico musical Locotoco, inspirado em canções e brincadeiras tradicionais, recolhidas em diferentes regiões do Brasil e da América Latina. Em 2014, o espetáculo foi registrado em CD, também intitulado Locotoco.

Ao longo desses anos, o grupo se apresentou em cidades como Belo Horizonte, Juiz de Fora, São Paulo, Ribeirão Preto, Piracicaba (Brasil); Valparaíso, Santiago (Chile); Santa Fé (Argentina); Montevidéu (Uruguai); Medellín, Bogotá, Melgar (Colômbia). 



Os integrantes




Cris Lima - Doutora em Comunicação Social e Bacharel em Radialismo pela UFMG. Foi professora de musicalização no Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG. Estudou violão e canto na  Fundação de Educação Artística. Integrou por 7 anos o grupo Pandalelê – Laboratório de Brincadeiras.



Reginaldo Santos - Mestre pela Faculdade de Educação da UFMG e graduado em Teatro pela Escola de Belas Artes da UFMG. É coordenador e ator do “Conexão Galpão”, projeto Sociocultural do Galpão Cine Horto (espaço cultural do Grupo Galpão). Foi professor colaborador do Núcleo de Pesquisa em teatro para Educadores e professor do Núcleo Pedagógico do Galpão Cine Horto. Foi aluno de Musicalização e Flauta Doce da Fundação de Educação Artística.


Eugênio Tadeu - Doutor em Artes Cênicas - área Pedagogia do Teatro pela ECA/USP e Mestre em Educação pela FaE/UFMG. Professor no curso de Graduação em Teatro da Escola de Belas Artes da UFMG. Integra o Duo Rodapião, em parceria com Miguel Queiroz. Idealizou e coordenou o Pandalelê – Laboratório de Brincadeiras-CP/UFMG. É membro da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas - ABRACE e integrante do Comitê permanente do Movimento da Canção Infantil Latino-Americana e Caribenha,  com participação nos encontros do movimento desde 1996. Coordenou o 6º Encontro, realizado em Belo Horizonte, no ano de 2003.


Gabriel Murilo - Mestre em Música e Cultura pela UFMG. Integrou o trio cuiabano Macaco Bong; é gestor de ação estadual no Programa Musica Minas. Já trabalhou em diversos festivais, nos projetos Grito Rock, Circuito Mineiro de Festivais Independentes, Rede Brasil de Festivais e no portal Toque no Brasil.


2 comentários:

hortensia disse...

Olá, sou Abigail. Tive a oportunidade de conhecer o trabalho mais de perto, adorei. Muito obrigada! Muito sucesso.

Serelepe EBA-UFMG disse...

Olá Abigail, obrigado. Fique atenta, pois em 2017 lançaremos um novo trabalho, o Brinquedorias!!! Abraços.