sexta-feira, 1 de maio de 2009

Lançamento de livros



Prezados amigos

É com muita alegria que os convidamos para o lançamento dos livros:

- Piano 2: arranjos e atividades de Ana Consuelo Ramos e Gislene Marino

- Um olhar musical: minhas impressões sobre o ensino de música para deficientes visuais de Gisele Marino Costa.

O evento será no dia 15 de Maio, às 19h45, no Conservatório UFMG - Av. Afonso Pena 1534 - Centro - Belo Horizonte - MG.


As informações sobre os livros estão em anexo.

Abraços,

Ana Consuelo

>>>>>>>>>>


A importância da música na Educação

Belo Horizonte sedia, no próximo dia 15, lançamento de obras
importantes para a Educação Musical

O meio acadêmico ganha no próximo dia 15 de maio, 6ª feira, duas produções importantes para a Educação Musical brasileira. Serão lançados os livros Piano 2: arranjos e atividades, das autoras Ana Consuelo Ramos e Gislene Marino; e Um olhar musical: minhas impressões sobre o ensino de música para deficientes visuais, de Gisele Marino Costa. O evento será às 19h45, no Conservatório UFMG – Av. Afonso Pena, 1.534, Centro de Belo Horizonte.

Neste contexto, vale ressaltar que a Educação Musical no Brasil ganha novo impulso com a lei nº 11.769 que torna obrigatório o ensino de música nas escolas. O momento agora é de adaptação na Educação Básica. A partir da sanção do Presidente Lula, em 19/08/2008, as escolas tem três anos para se adaptar à nova lei. O projeto de lei para o retorno da música nos currículos foi proposto pela senadora Roseana Sarney (PMDB) e surgiu com a mobilização de várias entidades, como universidades, associações e cooperativas de músicos. Entre elas, está a Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM), da qual as três autoras fazem parte.

O objetivo da lei que trata da música nas escolas não é formar músicos profissionais, mas sim, reconhecer os benefícios que esse ensino pode trazer para a sociabilidade no Brasil. No caso das autoras, a proposta torna-se mais ampla diante da possibilidade também de se formar profissionais, além de todos esses benefícios para o desenvolvimento integral do indivíduo.

Abaixo, seguem informações sobre as obras:


Piano 2: arranjos e atividades – Ana Consuelo Ramos e Gislene Marino

Ensinar música para três alunos no mesmo piano. Essa é a principal proposta do livro Piano 2, que pretende ensinar música em grupo, criando diferentes formas de se aprender: ouvindo, lendo, imitando e experimentando. Com mais de vinte canções folclóricas brasileiras e estrangeiras, Piano 2 inclui ainda composições das autoras.

Desde o lançamento, em 2001, Piano 1 é adotado no Curso de Musicalização Infantil da Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais (ESMU/UEMG). As autoras têm divulgado o livro em congressos de Educação Musical nacionais e internacionais, além de oficinas para professores de piano e de musicalização.

Depois do resultado prático do livro Piano 1, dedicado especialmente a crianças que têm contato com a música pela primeira vez, as autoras produzem novo material com a mesma linha didática, em uma proposta de continuidade, mas com a novidade de se alcançar um público mais amplo. Piano 2 pode ser usufruído por alunos que já têm certo conhecimento musical, independentemente da idade, seja criança ou adulto. Piano 2 segue também com o diferencial da prática da interatividade entre o professor e o aluno, muito elogiada em Piano 1. Em ambos os livros, as autoras dedicam, a cada folha, uma página para o professor e outra para o aluno, de modo que as aulas tenham bom resultado didático e sejam prazerosas.

As autoras desenvolveram importante trajetória acadêmica. Ana Consuelo Ramos, pianista, educadora musical e mestra em Música pela UFMG; atualmente, chefia o Departamento de Comunicação e Expressão Artística da ESMU/UEMG, e Gislene Marino, pianista, educadora musical e mestra em Educação, também pela UFMG, é diretora da ESMU/UEMG.


Um olhar musical: minhas impressões sobre o ensino de música para deficientes visuais – Gisele Marino Costa

Depois de entender a realidade educacional em tradicional escola de Belo Horizonte, a professora Gisele Marino Costa elaborou sua dissertação de Mestrado sobre sua experiência vivida no Instituto São Rafael e, agora, lança o livro Um olhar musical: minhas impressões sobre o ensino de música para deficientes visuais.

O livro destina-se ao público em geral, pois, tem uma linguagem facilmente compreensível para pessoas não conhecedoras da área de Música e de Educação Musical. Um olhar musical interessa, também, a professores e estudantes de Música, especialmente licenciandos que se preparam para atuar em escolas de Educação Básica, hoje engajadas no processo de inclusão de alunos com necessidades especiais.

Um olhar musical é fruto de uma experiência no Instituto São Rafael, onde, durante cinco anos, a autora participou ativamente do processo pedagógico musical, acompanhando as dificuldades e progressos dos deficientes visuais que, hoje, felizmente, têm, cada vez mais, vitoriosa adaptação à sociedade.

Gisele Marino Costa é pianista, educadora musical e mestra em Educação pela UFMG. Atualmente, é professora da ESMU/UEMG, na qual coordena o curso de Licenciatura em Música com habilitação em Educação Musical Escolar.


O lançamento dos livros tem o apoio do "Conservatório UFMG" e da “Gráfica e Editora O lutador”.


Contatos
 Autoras

Ana Consuelo Ramos (Piano 2): (31) 9166 9293 / (31) 3479 8306 ana.consuelo@hotmail.com

Gislene Marino (Piano 2): (31) 9776 0422 / (31) 3479 8306 gislene.marino@uemg.br

Gisele Marino Costa (Um olhar musical): (31) 8791 3291/ (31) 3479 8306 giselemarino@ig.com.br


 Assessora de Imprensa

Camila Campos (31) 9131 1094 camilacamposita@hotmail.com

Nenhum comentário: