sábado, 24 de novembro de 2012

Espetáculo infantil explica a história, os povos e a língua do Brasil



A cantora e compositora Anna Ly leva para os palcos espetáculo inspirado no livro "Desenrolando a língua", de sua autoria, lançado pela Autêntica Editora em 2011. Apresentação acontece dia 02 de dezembro às 11hs no Bar Belisco – Rua Conde Dolabela, 2369 – Várzea – Lagoa Santa.
Inspirado no livro homônimo publicado no ano passado pela Autêntica Editora, e finalista do prêmio Jabuti 2012, no espetáculo Desenrolando a língua, Anna Ly interpreta, canta e brinca com as crianças para explicar um pouco sobre a formação do povo brasileiro: a chegada dos navegadores portugueses, seu encontro com os povos indígenas e a posterior fusão dessas duas culturas com a africana, que constituem alguns fundamentos da identidade brasileira atual.
Nessa contação de histórias musical as crianças participam, brincam, sobem no palco e interagem com a cantora-atriz.
De uma forma divertida as crianças aprendem sobre nossa cultura, nossa língua e desfrutam de um dos maiores patrimônios do Brasil: a música, neste caso composta especialmente para o público infantil. Também aprendem sobre diversidade cultural, tudo de modo muito lúdico.
O espetáculo foi desenvolvido a pedido da Fundação Cultural Hispano-Brasileira, uma instituição sem fins lucrativos fundada em 2001 por iniciativa da Embaixada do Brasil na Espanha e pela Universidade de Salamanca. Com sede em Madri, seu objetivo é fomentar e desenvolver o conhecimento da realidade brasileira na Espanha. A entidade tem como presidente de honra Juan Carlos I, rei da Espanha, e a presidente da República, Dilma Rousseff.
O espetáculo, com roteiro e direção de Andreia Moroni, estreou em espanhol e português em maio de 2010 e já fascinou mais de mil crianças europeias. Agora, vai encantar as crianças do Brasil, com o apoio do Programa MúsicaMinas.
Sobre Anna Ly - Anna Ly (Brasil, 1963), cantora e compositora, é especialista em dar aulas de música para crianças. A partir de seu contato com o universo infantil, se dedicou durante 5 anos a estudar as origens da língua portuguesa falada no Brasil, o que resultou no livro-CDDesenrolando a língua (Autêntica, 2011, 2ª edição). Lançado no Brasil em 2007, este trabalho conta a história de Lu, uma menina muito curiosa que faz uma viagem de descobrimento sobre a língua de seu país. O livro está acompanhado de 13 músicas cantadas em português, espanhol, italiano, francês, latim, grego e inglês, algumas das quais foram incluídas em no espetáculo. O livro foi adotado por diversas escolas do país como ponto de partida para trabalhos interdisciplinares.
Atualmente, Anna Ly vive em Barcelona e desenvolve dois livros-CD que serão publicados na Espanha (editora Octaedro, no prelo), conciliando sua agenda de shows de Bossa Nova com os ensaios de uma big band de jazz e as apresentações do espetáculo Desenrolando a língua
Saiba mais
Ouça a música “Língua de índio”, incluída na apresentação (com ilustrações do livro Desenrolando a língua):
http://www.youtube.com/watch?v=25XtNzknqCg
Apresentação do espetáculo Desenrolando a língua
Público: a partir de 3 anos
Data:  02 de dezembro
Local: Bar Belisco – Rua Conde Dolabela, 2369 – Várzea- Lagoa Santa
Ingressos: Entrada Franca

Nenhum comentário: