terça-feira, 12 de abril de 2016

Momento Serelepe de Brincadeiras - O ganso


Procedência: Minas Gerais
Transmitido por: Frades Franciscanos de Betim, em 1978.
Formação: Em roda, em pé ou sentado

Foto do site: http://aventurasmaternas.com.br/2015/03/12/brincar-e-preciso
  Como se brinca:
. . . Uma pessoa é escolhida para ser o "mestre", ela vai começar a brincadeira falando para o brincante da sua direita: "LA VAI O GANSO" e a pessoa deve responder em seguida (tentando imitar o estilo da voz e os gestos do outro), "O QUÊ?" e o '"mestre" responde: "O GANSO". E a outra pessoa diz: "AH! O GANSO!" .
. . . Logo em seguida este brincante (2º) diz à terceira pessoa: "LÁ VAI O GANSO" A terceira pessoa diz "O QUÊ!" para a segunda, que diz "O QUÊ" para o "mestre", que diz "O GANSO". E a segunda diz para a terceira, que diz "AH! O GANSO". A terceira diz para a quarta "LÁ VAI O GANSO". A quarta diz "O QUÊ?" para a terceira, que diz "O QUÊ?" para a segunda, que diz "O QUÊ?" para o "mestre". E o mestre responde: "O GANSO". E assim em adiante.
. . . Cada vez que o "mestre" diz "O GANSO", ele diz com gestos e expressões diferentes que serão imitadas pelos outros brincantes. Assim também deve proceder quem inicia com a pergunta: "O QUÊ?". Este procedimento deve continuar até que o ganso volte ao início da roda, ou seja, para o mestre que diz ao último: "Eu sei, fui eu que soltei!".
  
Exemplo: em círculo seguindo da esquerda para a direita, tomando o mestre como o primeiro: 
Mestre - Lá vai o ganso!
Segundo - O quê?
Mestre- O ganso.
Segundo - Ah, o ganso.Lá vai o ganso!
Terceiro- O quê?
Segundo- O quê?
Mestre - O ganso.
Segundo - O ganso.
Terceiro - Ah, o ganso.Lá vai o ganso.
Quarto - O quê?
Terceiro - O quê?
Segun do - O quê?
Mestre - O ganso...
 

 Você já conhecia esta brincadeira? Deixe aqui seu comentário e compartilhe conosco sua experiência. Você também pode conhecer outras brincadeiras no site http://www.eba.ufmg.br/pandalele

Nenhum comentário: