terça-feira, 26 de dezembro de 2017

Momento Serelepe de Brincadeira - Cão e Dono

Cão e Dono / Casinha de cachorro:
Transmitido pelos alunos da disciplina "Jogos Tradicionais no Teatro", em 2016.

Os brincantes devem formar duas rodas, uma dentro da outra, onde os integrantes da roda interna formam pares com os integrantes da roda externa, é necessário que um jogador fique sem par.

Os integrantes da roda interna, são denominados como “Cachorrinhos ou cão” e ficam abaixados, já os da roda externa como “Casinhas ou donos” e permanecem em pé. O integrante que ficou sem par, tem o objetivo de adquirir um cachorrinho para sua casinha, ele ficará posição de “Casinha”, ou seja, em pé. 
Foto do site http://falarsobrepets.com.br/voces-ja-ouviram-falar-em-meio-cao/

Para atrair um cachorrinho para sua casa, o jogador sem par, deve  piscar os olhos para um dos “Cachorrinhos” com a intenção de atraí-lo, sendo assim, este cachorrinho, assim que receber a piscada, deve ir para quem o atraiu e abandonar sua casa inicial, já o dono do caozinho,  a casinha, deve impedir, tentando segurá-lo.

O “Cachorrinho” não poderá mudar de “Casinha” caso o integrante, que esteja nesta posição, consiga segurá-lo até à cintura; caso contrário, a “Casinha” que está sem “Cachorrinho” deve tentar piscar para outros na tentativa de trazê-los para si, desenvolvendo-se, assim, uma troca sucessiva de “Cachorrinhos”. O objetivo do jogo é não ficar sem um “Cachorrinho” na “Casinha”. Passado algum tempo de jogo, os papeis se invertem, ou seja, que era “casinha ou dono” vira “cachorrinho ou cão” e vice-versa.

Nenhum comentário: