quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

Como o Lorax na Cartola roubou o mundo dos Quem (?)

   Olá, pessoas. Na postagem sobre o Lorax, eu disse que meu desejo era inicialmente apresentar seu criador. Estou falando de Theodor Seuss Geisel (1904 - 1991), ou como é mais conhecido, Dr. Seuss. 
Escritor e cartunista norte-americano, publicou mais de 60 livros infantis, sendo os mais famosos entre eles: "Horton Choca um Ovo", "O Lorax", "O Gatola na Cartola", "Como o Grinch Roubou o Natal" e "Horton e o Mundo dos Quem".
"O Grinch", personagem mais conhecido de Dr. Seuss
   Muitos aqui no Brasi não sabem, mas Dr. Seuss é o autor infantil mais popular nos EUA. Mais de 100 milhões de seus livros foram vendidos, além de terem sido traduzidos em 18 línguas. Ele é tão popular, que tem uma área no parque da Universal reservada somente a ele e a seus personagens. Esse é o nível de fama que ele tem.

   Mas o que o levou a se tornar tão popular e querido até hoje?

   Eu poderia dar uma resposta acadêmica, ou retirada de algum texto, mas gosto de brincar de imaginar. Então, imagino que sua narrativa rítmica e rimada, misturadas com seus desenhos e narrativas que não subestimam a inteligência da criança foram os elementos mais fortes que o tornaram tão querido, não apenas pelo público infantil, mas também o adulto. Com uma obra tão vasta, surpreende que tenha demorado tanto para que seus livros chegassem ao Brasil.

   É inegável dizer que hoje em dia ele é mais conhecido por causa das adaptações cinematográficas de seus livros, o que eu particularmente acho uma pena. Quero dizer, não é que os filmes sejam ruins, mas é que eles não possuem a mesma força ou o mesmo encanto de seus livros. Quero dizer, as primeiras adaptações são boas e têm o mesmo carisma de seus livros, mas os filmes lançados depois de 2000 é que não têm e... 
   Ixi, já está ficando complicado. Vamos fazer o seguinte: na próxima postagem haverá um texto falando apenas das adaptações para TV e cinema dos livros do Dr. Seus. Combinado? 
   Ah, e só para fins de curiosidade: os livros desse autor estão sendo atualmente publicados no Brasil pela editora Companhia das Letras

Dr. Seuss com alguns de seus personagens. 
Desafio: Conseguiram achar referências no título dessa postagem?

3 comentários:

Anderson disse...

excelente texto

ML! disse...

Obrigada =D

Morgana disse...

Adorei tb, acho que dá um bom TCC