quinta-feira, 10 de abril de 2008

Notícia: Música pode se tornar disciplina obrigatória em escolas


PL que obriga disciplina de Música nas escolas pode ser votada em 30 dias
(09/04/2008 - 16:42)


Senadores e músicos de renome nacional, como Daniela Mercury e Roberto Frejat, tiveram uma audiência com o presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, João Matos (PMDB), para pedir apoio e urgência para colocar na pauta, projeto de lei que torna obrigatório o ensino da música na educação básica. João Matos assegurou que tão logo o relator da matéria, deputado Frank Aguiar, receba e faça o seu parecer colocará o PL 2732/2008 em votação. A previsão é de que entre na pauta, em no máximo, 30 dias.


O projeto (PLS 330/06), de autoria da senadora Roseana Sarney (PMDB-MA), foi aprovado no ano passado, por unanimidade e em decisão terminativa, na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) e se encontra na fase de emendas na Comissão de Educação e Cultura da Câmara. Em seguida, o relator Frank Aguiar, dá o seu parecer e o PL 2732/2008 vai para votação. Se aprovado, sem qualquer alteração, vai para sanção presidencial.


Para a cantora Daniela Mercury, é necessário o retorno desta disciplina, que foi retirada das escolas em 1971, pois o Brasil é um país musical e as crianças e adolescentes terão mais afeto pelo país e por si mesmo. “Garanto que diminuirão as repetências e serviremos de exemplo para outros países”, ressaltou. Frejat tem a mesma opinião e entende que a educação musical é fundamental dentro da escola. “Como fazer isso?”, indaga. O cantor assinala que pessoas especializadas devem ministrar as aulas e que, com a aprovação, a idéia é de se preparar um bom currículo para a disciplina surtir efeito.


A música de qualidade é considerada fator importante para a formação da criança, bem como ajuda na formação psicológica delas, destaca o presidente João Matos. Este Projeto recebeu também o apoio do Ministro da Educação, Fernando Haddad, que os recebeu no início da tarde desta terça-feira.


Estiveram presentes na audiência, a presidente da Internacional Society for Music Education, Liane Hentschke, que atua em 80 países; o coordenador do Grupo de Articulação Parlamentar Pró-Música, Felipe Radicetti e Cristina Saraiva, presidente da Associação Brasileira de Música Independente, Carlos de Andrade, presidente do Sindicato dos Músicos do Rio de Janeiro, Débora Cheyne; a maestrina da Orquestra Sinfônica Nacional – OSN-UFF, Lígia Amadio; Juca Novaes, da banda Trovadores Urbanos, Bruno Prieto, da Banda Mascavo.


Comissão de Educação e Cultura da Câmara.


Estas informações estão circulando pela internet.

Colaborou para este post: Gabriel Murilo.

Nenhum comentário: