terça-feira, 29 de março de 2011

Garatuja - nova temporada



Nova temporada do Garatuja - Barba Azul e outras histórias, no Teatro Marília, em Belo Horizonte. De 09 a 17 de abril de 2011, a preços populares!

O “Garatuja: Barba Azul e outras histórias” é uma aventura coletiva, cênica e dramatúrgica em torno do conto Barba Azul e foi montado originalmente na disciplina “Projeto Experimental de Prática de Montagem A”, que era oferecida no 5º período da graduação em Teatro da Escola de Belas-Artes da UFMG, no primeiro semestre de 2007. Desde então, um grupo de alunos que participou da montagem se interessou em remontá-la, com mudanças no elenco, na encenação e na dramaturgia. Surgiu então o grupo Garabateios Investigações Teatrais, que tem levado Garatuja a outros festivais.

O espetáculo é uma releitura da história do Barba Azul baseada, principalmente, nas versões de Bruno Bettelheim, Charles Perrault, Clarisse Pinkola Estés e Figueiredo Pimentel. O Barba Azul, homem mítico e aristocrático, se casou uma centena de vezes e cujas esposas desapareciam misteriosamente. Sua lenda se mantém viva no imaginário social desde o século XVI. A força da sua figura e da vitória da sua última esposa sobre seu cruel modo de agir serão contadas a partir de dois pontos de vista: dos narradores, que ora contam, ora interpretam o que se passou no casarão do Barba Azul; e dos investigadores que, deslocados temporalmente, adentram o casarão para descobrir se a história do Barba Azul é verdadeira e desvendar seus segredos. Nesse espetáculo, o público é conduzido a uma aventura pelos campos da imaginação, em um ambiente permeado por curiosidade, mistério e medo.

Ficha técnica

Direção: Eugenio Tadeu e Roberson Domingues

Autores: Eugenio Tadeu e Roberson Domingues

Dramaturgia:
Baseada no Conto “Barba Azul” com referência na tradição oral e nas versões de Bruno Bettelheim, Charles Perraut, Clarissa Pinkola Estes e Figueiredo Pimentel.

Outras histórias: “O mito das Sereias” e “Porque a barba do Barba Azul era azul” e “A primeira esposa do Barba Azul”, Roberson Domingues

Preparação de atores
(sob a orientação de Eugenio Tadeu): Roberson Domingues

Elenco: Andrea Baruqui, Roberson Domingues, Sílvia Andrade, Léo Campos e Fabiane Galvão

Trilha sonora adaptada: Eugenio Tadeu

Figurinos: Priscila Venturin e o grupo

Maquiagem: O grupo

Cenário: O grupo

Cenotécnico: Ivanil Fernandes

Sonoplastia:
Sabrina Marinho

Efeitos sonoros:
Léo Campos e Fabiane Galvão

Iluminação: Cristiano Diniz

Nenhum comentário: