sábado, 12 de maio de 2012

Oficinas de Brincadeiras - Festival de Medellín


Conforme combinamos com os participantes da Oficina Serelepe - Brincadeiras e Canções, ministradas por Cris Lima e Eugênio Tadeu, durante o V Festival Internacional da Canção Infantil [Medellín - Colômbia], disponibilizamos a seguir as letras das brincadeiras vivenciadas.

Esperamos que seja útil!

Qualquer dúvida, escreva para: serelepe@eba.ufmg.br.

***



1. ABC DA PÉO-SP

Transmitido por: Maria Amélia Pereira - (1995)
(movimento com palmas nas vogais, levantando e dobrando as pernas)

A, B, C, D...

2. ABC DE CUBA

Transmitido por: Crianças em Havana - (1996)

(movimento com pernas, cruzando-as)
A, B, C, D...


3. ABÓBORA MELANCIA

Transmitido por: Participantes da oficina no Colégio Batista Mineiro - (1996)

Da abóbora faz melão / do melão faz melancia
Faz doce sinhá/ faz doce sinhá/ faz doce sinhá Maria
Quem quiser dançar / vai na casa do Juquinha
Ele pula, ele roda / ele dá requebradinha

4. BATE O MONJOLO (MG)














Transmitido por: M. Cecília Resende (l985)

Bate o monjolo no pilão /
pega a mandioca pra fazer farinha
onde foi para meu tostão
ele foi para a vizinha.


5. COQUEIRO BALANÇOU (MG)

Transmitido por: José Alfredo Debortoli

Oh, minha gente / No balanço do mar
Coqueiro balançou / Coqueiro balançá


6. FAQUINHA DA ROÇA (MG)

Transmitido por: indeterminado

- Esta é a faquinha que da roça vem.
- Ela tem ponta?
- Ponta, ela tem.

7. LAGARTA PINTADA (BA)


 

 Transmitido por: Adelsin - (l993)

Lagarta pintada
quem foi que te pintou
foi uma velhinha
por aqui passou

No tempo das areias
levanta poeira
pega essa menina
pela ponta da orelha.

8. MARY SY (BA)

Transmitido por: Adelsin

Balança os olhos para Mary Sy/ One, two, Mary Sy
Balança a cabeça para Mary Sy/ One, two, Mary Sy
Balança as bochechas/ para Mary Sy/
One, two, Mary Sy

Balança os ombros ...
Balança as pernas
...

etc etc etc

(Finalizando)
Balança o corpo todo
para Mary Sy
One, two, Mary Sy

O corpo humano é dividido em três partes
Batman, Robin e Batgirl



9. MAZU (MG)

Transmitido por: Ione de Medeiros e Guilherme Nogueira- CP/UFMG

Para dentro e para fora, mazu, mazu
Para dentro e para fora, mazu, mazu, mazu

Eu limpo essa janela, mazu, mazu
Eu limpo essa janela, mazu, mazu, mazu

Eu pego um companheiro, mazu, mazu
Eu pego um companheiro, mazu, mazu, mazu

Eu danço engraçadinho, mazu, mazu
Eu danço engraçadinho, mazu, mazu, mazu

10. OBJETO (MG)

Transmitido por: Alana Barbosa

- Há um “objeto”, isto é um “objeto”
- O quê?
- Um “objeto”.
- O quê?
- Um “objeto”

11. UMA, DUAS ANGOLINHAS (MG)



Transmitido por: Nilza de Sousa Antunes -(1980)

Uma, duas angolinhas
finca o pé na pampulinha
o rapaz que jogo faz
faz o jogo do gamão
tire logo esse dedinho
que lá vai um beliscão

12. QUANDO EU ERA NENÉM (MG, BA)

Transmitido por: Disco “Brincando de Roda” e por Adelsin.

Quando eu era neném/ Neném, bem neném
Eu era assim, eu era assim

Quando eu era menina/ Menina, bem menina
Eu era assim, eu era assim

Quando eu era mocinha/ Mocinha, bem mocinha
Eu era assim, eu era assim

Quando eu era casada/ Casada, bem casada
Eu era assim, eu era assim

Quando eu era mamãe/ Mamãe, bem mamãe
Eu era assim, eu era assim

Quando eu era vovó/ Vovó, bem vovó
Eu era assim, eu era assim

Quando eu era bisavó/ Bisavó, bem bisavó
Eu era assim, eu era assim

Quando eu era caduca/ Caduca, bem caduca
Eu era assim, eu era assim

Quando eu era defunto/ Defunto, bem defunto
Eu era assim, eu era assim

Quando eu era caveira/ Caveira, bem caveira
Eu era assim, Eu era assim

Quando eu era pó/ Pó, bem pó
Eu era assim, eu era assim

Quando eu era alma/ Alma, bem alma
Eu era assim, eu era assim

Quando eu era nada/ Nada, bem nada
Quem nada é peixe, quem nada é peixe.

13. Ua tatá (MG)



Transmitido por: José Alfredo

Ua tatá, ua tatá
Guli, guli, guli, guli, guli
Ua tatá

Auê, auê
Guli, guli, guli, guli, guli
Ua tatá

Um comentário:

Cristina disse...

Olá! Vocês podem disponibilizar a letra completa da música "Coqueiro balançou", por favor? Essa música é muito interessante para usar com crianças! Obrigada!