terça-feira, 1 de setembro de 2015

Letras das brincadeiras que fizemos em Prudente de Morais





Letras das canções e das brincadeiras –
A música e o brincar na formação das crianças
Escola Municipal Laerte Fraga
Prudente de Moraes - MG
27/08/2015


1.       BAMBU TIRA BU (BA)
Transmitida por: Adelson F. Murta Filho e Lydia Hortélio (1993)


Bambu tira bu
aroeira mantegueira
tirará  (nome da pessoa)
para ser bambu


2.       COQUEIRO BALANÇOU (MG)
Transmitida por: José Alfredo Debortoli

Oh, minha gente / No balanço do mar
Coqueiro balançou / Coqueiro balança

3.       LÁ VAI O GANSO (Tradicional – MG). Transmitido por: indeterminado. Diálogo: – Lá vai o ganso;
– O quê? – O ganso; – Ah! O ganso; – Lá vai o ganso; – O quê? Como se joga: Em roda, sentados ou em pé. Um jogador é o guia (J-1). Ele começa a brincadeira, dizendo para o jogador de sua direita ou esquerda (J-2): – Lá vai o ganso. Esse jogador que recebeu a mensagem responde, perguntando: – O quê? O guia (J-1) responde, modificando a voz (e/ou fazendo gestos): – O ganso. O outro (J-2) entende e diz: – Ah! O ganso. Este, J-2, diz para o outro (J-3), seguindo a mesma direção na roda dada pelo primeiro: – Lá vai o ganso. O outro (J-3) responde, perguntando e usando gesto e voz diferentes: – O quê?; e o outro (J-2) dirige a mesma pergunta – O quê?, imitando o J-2 e dirigindo a pergunta ao J-1, que responde de uma outra forma expressiva: – O ganso. O J-2 diz – O ganso, imitando a maneira como o J-1 disse. O J-3 entende e diz – Ah! O ganso. E diz ao J-4: – Lá vai o ganso. O J-4 responde perguntando com outra expressividade: – O quê? O J-3 vira e pergunta ao J-2, imitando o jeito do J-4: – O quê? O J-2 pergunta ao J-1, – O quê?,  que responde ao J-2 com outro gesto e outra voz, que responde ao J-3, que responde ao J-4 – O ganso. O J-4 entende e diz: – Ah! O ganso e diz para o J-5: – Lá vai o ganso. O J-5 responde e pergunta com expressividade diferente daquela feita pelo J-4: – O quê? O J-4 pergunta ao J-3, que pergunta ao J-2, que pergunta ao J-1 – O quê?, imitando a expressão dada pelo J-5. O J-1 responde ao J-2 com uma nova expressão gestual e vocal: – O ganso! O J-2 diz ao J-3, que diz ao J-4, que diz ao J-5, que entende e diz: – Ah! O ganso. Faz-se esse percurso até chegar ao final da roda. Quando chegar ao final, o J-1 pode continuar ad infinitum até os jogadores se cansarem ou terminar o jogo, dizendo – O quê? Esse “o quê” refaz todo o percurso na roda e quando é retornado ao J-1, este responde: – Eu sei, fui eu quem o soltei.



4.       CHEP CHEP (MG)
Transmitida por:  Lydia Hortélio (l989)

Quando eu fui a Nova Iorque
visitar a minha mãe
minha mãe me ensinou
a dançar o chep chep
uia chep chep
uia chep chep
aui, auê.



5.       ÚNGARA (Tradicional - Argentina)
Transmitida por Luís Pescetti

Úngara, úngara, úngura
um gangá um gangá, um gangá
Úngara, úngara, úngura
um gangá um gangá, um gangá
Te quiero para mí
Yo, yo, tu, tu, tu
Yo, yo, tu, tu, tu.

6.       BATE O MONJOLO (MG)
Transmitida por: M. Cecília Resende  (l985)

Bate o monjolo no pilão /
pega a mandioca pra fazer farinha
onde foi parar meu tostão
ele foi para a vizinha.

7.       El Florón – Colômbia
Transmitida por Clara Calderón e Tita Maia

El florón está en mi mano
en mi mano está el florón
ese señor picarón
tiene cara de ladrón.
Ya se va el florón por el callejón
dando vueltas va por el callejón.
me dejó una flor, me dejó un amor
ya se va el florón por el callejón.


8.       JACARÉ BOIÔ

 Eu sou, eu sou, eu sou
Eu sou Jacaré Boiô
Sacode o rabo jacaré
Sacode o rabo jacaré
Sou jacaré boiô

9.       CACURIÁ

Caranguejinho tan, tan, tan, tan
Caranguejinho tan, tan, tan, tan
Tá na boca do buraco
Caranguejo, sinhá!
Tá na boca do buraco
Caranguejo, sinhá!

10.   PÃO
Todo dia o padeiro faz o pão, faz o pão
Faz, faz, faz, faz o pão!
Todo o dia o padeiro amassa o pão, amassa o pão, amassa o pão
Amassa, amassa, amassa o pão!
Pão, pão, pão, pão, pão...

11.   FORMIGA MIÚDA

Ai formiga miúda, oi coça aqui,
Oi, coça aqui, oi coça ali!

12.  
Fia, fia, fia, Maninha
Fia, fiafó
Vai tecendo a roda, Maninha
Até formar um nó

13.   TINDOLELÊ

Oi, abre a roda, tindolelê
Oi, abre a roda, tindolalá
Oi, abre a roda, tindolelê, tindolelê, indolalá

14.   PISA NO CHICLETES

Pisa no chicletes
Dá uma rodadinha
Chifre de capeta
Dança da galinha
Coci, coci, coci, coci, coçá!
Quem parar de perna aberta tem que rebolar

15.   UATATÁ
Uatatá, uatatá
Guli, guli, guli, guli uatatá
Arave, arave
Guli, guli, guli, guli uatatá

ARAM SAM SAM
Aram sam sam
Aram sam sam
Guli, guli, guli, guli, guli aram sam
Arave, arave
Guli, guli, guli, guli, aram sam sam
Arave, arave
Guli, guli, guli, guli, aram sam sam



OUTRAS BRINCADEIRAS (SEM LETRAS)


16.   CASA, MORADOR, TERROMOTO

17.   FLECHA (Passar a palma / “Sim”- “Não)


18.   LABIRINTO (ou GATO E RATO)



Bibliografia

 

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Discografia



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PEREIRA, E. Tadeu (org). Pandalelê! Brinquedos Cantados. São Paulo: Palavra Cantada, 2000. CD e CD-Rom.
PERES, Sandra et TATIT, Paulo. Canções de brincar. São Paulo Coleção Palavra Cantada: Palavra Cantada/ Velas, 1996. CD.
PONTO DE PARTIDA e MENINOS DE ARAÇUAÍ. Roda que rola. Barbacena-MG: Ponto de Partida, 1999. CD.
RODAPIÃO, Duo. Dois a dois. Belo Horizonte/ São Paulo. Palavra Cantada, Eldorado, 1997.
_____. Murucututu. Belo Horizonte/São Paulo: Palavra Cantada, 2001. CD.
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