segunda-feira, 9 de abril de 2018

Coisas lindas da nossa África!!!


"Funga Alafia Axe Axe" é uma expressão usada em uma linda canção de "boas-vindas" no oeste da África. Quando cantada é acompanhada por gestos expressivos que representam seu significado.
Essa canção é capaz de encher de alegria alguns corações, quando cantada ou ouvida.
A expressão e os gestos foram livremente traduzidos no mundo inteiro, possuindo algumas variações, mas todas elas com significados de acolhimento, afetividade e amizade.

A versão que eu aprendi com o Professor Eugênio Tadeu, no curso graduação em Teatro da Escola de Belas Artes da UFMG diz assim:

  Meu pensamento está em você...
  Meu olhar está em você...
  Minhas palavras são para você...
  Meu coração está com você!

No livro musicado "Brincadeiras Cantadas de Cá e de Lá", de Maristela Loureiro e Ana Tatit, diz assim:

  Meus pensamentos estão prontos pra te receber...
  Minhas palavras são de acolhimento...
  Meu coração está repleto de afetividade...
  E não tenho cartas na manga.

E também podemos encontrar vídeos no YouTube dizendo assim:

Em ti eu penso...
Contigo eu falo...
De ti eu gosto...
Somos amigos.

Então, amigos Serelepes, saibam que nosso coração está com vocês. "Funga Alafia Axe Axe!"

8 comentários:

Unknown disse...

Muito lindo

Soane disse...

Esplêndido!

Unknown disse...

Adorei 😍

Unknown disse...

legal!

Eugênio Tadeu disse...

Que bom!!! Obrigado!

Anônimo disse...

Amei

Anônimo disse...

Minha esposa é professora hoje, 30/09/23. Apresentação do dia da primavera... com suas crianças do 5° b... a canção funga Aláfia, axé axé... foi um sucesso... toda comunidade cantou junto... lindo axé ❤️🙏🏿🙏

Eugênio Tadeu disse...

Que bacana, "Anônimo". Essa canção é cativante! Agradeça a ela por nos dar essa notícia. Obrigado a você também!