terça-feira, 3 de abril de 2018

Serelepe: uma pitada de música infantil – estreia de novos programas.

Neste sábado, 07 de abril, às 9h da manhã (horário de Brasília), na Rádio UFMG Educativa 104,5 FM ou pela internet (https://www.ufmg.br/online/radio/arquivos/002140.shtml) o Serelepe: uma pitada de música infantil estreará uma nova bateria de programas realizados pelos alunos da disciplina “Programa de rádio Serelepe”, do curso de Graduação em Teatro da EBA-UFMG.
 
Participam dos novos programas: Clara Dias, Débora Lemos, Julia de Castro, Kelly Júnia (Flor) Gonçalves, Léo de Castro, Leonardo Heytor, Marília de Abreu (Morgana), Thiago Rosado, Dani Lima, Lucas Giffoni.

O Serelepe serelepeia desde o ano de 2005. A gente começou com um programa para crianças na Rádio UFMG Educativa, a convite do Elias Santos, que era o coordenador da Rádio naquela época e da Rosaly Senra, bibliotecária da UFMG, que tinha um programa sobre literatura todos os dias nessa rádio. Essa proposta foi realizada por Cristiane Lima, Eugênio Tadeu, Gabriel Murilo e Reginaldo Santos, sob a coordenação do professor Eugênio Tadeu e com os trabalhos técnicos de Cláudio Zazá.
Desde 2007, há uma disciplina optativa que se chama “Programa de rádio Serelepe” e é oferecida no curso de Graduação em Teatro da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais e faz parte do projeto de extensão, pesquisa e ensino “Serelepe: brinquedorias sonoras e cênicas”.


Os objetivos do Serelepe são: incentivar a reflexão sobre a produção artística para crianças; estudar e recriar jogos tradicionais com alunos da graduação, ministrar oficinas, montar espetáculos cênicos musicais, produzir um livro-CD-DVD, promover encontros, rodas de conversas, oficinas com artistas nacionais e internacionais sobre música e infância, colaborando assim, para ampliação do repertório cultural de seus integrantes, de educadores e do público infantil.





O Serelepe é membro do Movimento Brasileiro da Canção Infantil e do Movimento da Canção Infantil Latino-americana e Caribenha e tem participado de importantes eventos no Brasil e no exterior.

O projeto tem o apoio da PROEX-UFMG, da Rádio UFMG Educativa, do CENEX-EBA-UFMG e do Duo Rodapião.







Programa Serelepe – todos os sábados e domingos às 9h da manhã (horário de Brasília) – Rádio UFMG Educativa FM 104,5 – www.ufmg.br/online/radio

Contatos
E-mail: serelepe@eba.ufmg.br
Blog: programaserelepe.blogspot.com
facebook.com/serelepeufmg
CD Locotoco - https://soundcloud.com/serelepeufmg (e também no blog)
Canal Youtube Grupo Serelepe [EBA-UFMG]

Programas de rádio: https://soundcloud.com/programaserelepe














Eugênio Tadeu




Rogério Salvador.

Nenhum comentário: