terça-feira, 19 de março de 2019

Dr. Seuss - O cinema polêmico

   Olá, pessoas. Eu sei, já tem tempo que estou devendo uma nova postagem... É aquela velha história: a vida nem sempre caminha do jeito que a gente imagina. Mas já voltei, e hoje, dando continuidade às postagens de Dr. Seuss (podem conferir clicando aqui, onde falo sobre "O Lorax", e/ou clicando aqui, que levará à segunda postagem).  Dessa vez, falarei um pouco das adaptações para televisão e cinema. Vamos lá?
Apesar das críticas que recebeu, "O Grinch" marcou a infância
de muitas pessoas, principalmente por causa do carisma
de Jim Carrey
   As primeiras adaptações de suas obras foram feitas no formato de animação 2D para a televisão, entre os anos de 1942 e 1989. Foram sucesso de público, e entraram na infância de várias pessoas. Sobre essas obras, falarei na próxima postagem, pois prefiro assim. Hoje, o foco são as bombas cinematográficas com atores.
   Depois da morte do autor, em 1991, a Universal Pictures comprou os direitos das obras, e com isso, no ano 2000, lançou "O Grinch", adaptação protagonizada por Jim Carrey, que foi sucesso de bilheteria, mas não se pode dizer o mesmo da crítica, ou até mesmo do público, apesar de essa ser uma versão que marcou muita infância por aí. O motivo da rejeição? Digamos que o filme não foi muito fiel à obra original, e que mesmo não sendo o mais ofensivo dentre os que foram feitos depois, ele foi meio que responsável por iniciar uma tendência de muita comédia e pouca mensagem. 
Acreditem, essa cena é a mais ofensiva do filme.
   É, a coisa foi muito mais tensa quando, em 2003, lançaram "O Gato", estrelado por Mike Myers. Esse foi inacreditavelmente ofensivo, tanto com a obra original, quanto com o público. Sendo sincera, nunca consegui assistir a essa pérola do cinema em sua íntegra, de tão peculiar que ela é. Para se ter noção do quanto ele foi duramente criticado, a viúva do Dr. Seuss simplesmente proibiu que outros filmes em live-action (com atores) fossem feitos. Ah, mas ela não contava com a máquina de fazer dinheiro que é Hollywood e a saída pela tangente, levando as adaptações das obras do Dr. Seuss a serem feitas para animação novamente, mas agora para o cinema.

   E é isso pessoal, a continuação da épica saga de Dr. Seuss sai na próxima postagem que escreverei. Nos vemos por aqui. 

2 comentários:

Anônimo disse...

Matéria muito interessante. Adorei!

ML! disse...

Obrigada =D