sábado, 8 de dezembro de 2007

A proposta do Serelepe


O Serelepe: uma pitada de música infantil vem produzindo programas de música destinados ao público infantil, desde setembro de 2005, na Rádio UFMG Educativa 104,5 FM. O programa vai ao ar diariamente às 9h45min da manhã, inserido em um programa maior dedicado à literatura e pode ser também ouvido pela internet (www.ufmg.br/online/radio). Por integrar as áreas de Teatro, Música e Comunicação, o Serelepe adota uma perspectiva interdisciplinar, propiciando aos alunos participantes uma formação artística, prática e conceitual paralela às suas atividades acadêmicas, oferecendo aos ouvintes uma programação musical alternativa e de qualidade para crianças – segmento pouco observado pelas rádios comerciais.


No que se refere à relevância acadêmica, o projeto abre um campo de pesquisa, ensino e extensão da linguagem radiofônica dedicada ao público infantil, buscando um formato de programa que suscite a imaginação e a curiosidade pela música em seus ouvintes. Já no âmbito social, buscamos socializar um universo musical ainda pouco explorado pelas outras emissoras, que inclui músicas daqui de Minas Gerais e do Brasil, mas também de vários outros países, sobretudo os da América Latina. Apresentamos músicas de todo tipo: cantadas por crianças, por adultos, por crianças e adultos, ou que são somente instrumentais. Às vezes elas foram feitas por compositores que se basearam no repertório infantil ou por compositores eruditos que dedicaram alguma obra às crianças e também aquelas que foram feitas para adultos mas que podem interessar aos pequenos ouvintes. Aproveitamos para dar algumas dicas sobre teatro, literatura e artes visuais para a criança, sem esquecermos das contações de histórias. Já no que diz respeito às locuções, buscamos explorar novas possibilidades e inventar novos jeitos de entoar a voz e de fazer diálogos. Às vezes, até arriscamos a cantarolar um pouco e fazer versos sem pé nem cabeça.


Como projeto de extensão, vinculado a uma disciplina ofertada para os alunos do curso de Teatro (EBA – UFMG), a proposta vem ampliando o número de seus participantes e construindo novos projetos. A convite da coordenação da rádio, estamos efetivando a realização do programa Serelepe em um formato maior – agora de 60 minutos – que irá ao ar nos fins de semana. Os blocos serão o Mão na cumbuca - músicas daqui e acolá, que apresentará músicas de todo o Brasil; De cabo a rabo - enquanto conto, canto um conto , dedicado às histórias cantadas; De mala e cuia - um passeio musical, focando um compositor ou um país estrangeiro e, por fim, Balaio de gato - de tudo um pouco, que incluirá variedades musicais, informativas, brincadeiras, enfim, de tudo um pouco.


O Serelepe tem a concepção de Cristiane Lima (Comunicação Social), Reginaldo Santos (Teatro), Gabriel Murilo (Música), Prof. Eugenio Tadeu (EBA – UFMG) e alunos da disciplina Programa de Rádio Infantil Serelepe, do curso de graduação em Teatro da Escola de Belas Artes da UFMG. A locução é feita pela equipe do Serelepe, com edição da equipe e dos técnicos da Rádio UFMG, sob a coordenação geral de Eugenio Tadeu. O programa conta, ainda, com o apoio do Duo Rodapião.


Com o Serelepe no ar, esperamos que as crianças e demais ouvintes da Rádio UFMG Educativa 104,5 FM ampliem o seu repertório musical e possam fazer escolhas críticas em relação às músicas e a outras produções dedicadas ao público infantil.

Em outubro de 2007, o Serelepe participou do 8º Encontro da Canção Infantil Latino-americana e Caribenha, realizado na cidade de Valparaíso, no Chile. Essa viagem foi possível pelo apoio concedido pela FUNDEP/ UFMG.

Críticas, comentários ou sugestões podem ser feitos pelo nosso contato: serelepe@eba.ufmg.br.


Foto: Palestra do Serelepe - Chile. Out/2007.

Nenhum comentário: