sexta-feira, 21 de março de 2008

A criança e o adolescente da mídia de Minas Gerais

Quarta-feira, 19 de março de 2008, nº 1.587


Tribunal de Justiça condena prefeitura por negligência infantil


A Prefeitura de Patos de Minas, na região do Alto Paranaíba, foi condenada a pagar uma indenização de cem salários mínimos à família de uma criança que morreu enquanto brincava em uma praça pública da cidade, em setembro do ano passado. A menina, à época com oito anos, estava com outras crianças quando foi atingida por uma das traves da quadra da praça, utilizada por um projeto social de responsabilidade da administração municipal. A decisão do desembargador do Tribunal de Justiça, Audebert Delage, considerou que o município foi negligente pois a área de lazer estava abandonada. Além da indenização de cem salários mínimos por danos morais, a prefeitura terá que pagar mais R$1.432 por danos materiais para cobrir as despesas que a família teve com hospitais e sepultamento. A sentença é de primeira instância e ainda cabe recurso. (O Tempo, p.B5 – Eugênio Martins, 19/03/08)


Novos depoimentos comprometem empresária acusada de tortura de criança


Novas denúncias complicaram ainda mais a situação da empresária Sílvia Calabrese Lima, de 42 anos, acusada de crime de maus-tratos contra uma criança de 12 anos, em Goiânia. Nessa segunda-feira, 17, Sílvia e a sua empregada, Vanice Maria Novaes, de 23, foram presas em flagrante, acusadas de torturar a filha adotiva da empresária. Ontem, 18, após acompanhar o caso pela imprensa, a mãe de uma criança de 11 anos procurou a delegada Adriana Accorsi, da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA). A mulher relatou que, há seis anos, entregou a filha a Sílvia, que havia se oferecido para ajudar ao ver as dificuldades financeiras que a mãe enfrentava. Segundo a mulher, em algumas das vezes em que foi ver a filha, ela a encontrou com arranhões e marcas roxas pelo corpo. À época, ela acreditava que os hematomas eram resultado de brincadeiras. Outro depoimento que compromete Silvia é o da manicure Lorena Coelho Reis, hoje com 20 anos, que disse ao 5° Distrito Policial, na cidade vizinha de Aparecida de Goiânia, que trabalhou na casa da empresária sem receber pagamento entre os 15 e os 16 anos. Sílvia – que tem três filhos, de 3, 20 e 21 anos – e a empregada serão indiciadas pelos crimes de tortura e cárcere privado, e podem ser condenadas a até 24 anos de prisão. (Hoje em Dia, p.12; Estado de Minas, p.12, 19/03/08)


Empreendimento apóia Núcleo Infantil


Aplicar os princípios de gestão de uma usina siderúrgica para a realidade de uma Organização Não-Governamental (ONG) de apoio educacional para crianças e jovens. Essa foi a idéia realizada pela parceria entre o Grupo Gerdau e o Núcleo Infantil Recanto Feliz, em Barão de Cocais, Região Central de Minas Gerais. A instituição, que cuida de crianças em situações de risco há 40 anos, atualmente atende 112 meninos e meninas de três a onze anos, do maternal à quinta série. Com os resultados positivos alcançados pela nova gestão proposta pelos voluntários da Gerdau, outras empresas sediadas no município se envolverem com o projeto, fazendo com que outras atividades fossem incorporadas ao dia-a-dia dos assistidos. Os professores e funcionários são orientados a utilizar ferramentas de gestão inspiradas no plano de gerenciamento pela qualidade total, implantado em todas as unidades do Grupo Gerdau. Para 2008, o núcleo pretende continuar o desenvolvimento de seu sistema, além de ampliar o atendimento às crianças, criar oficinas de alimentação, música e artes e criar um Centro de Educação Ambiental. (Hoje em Dia, p.2 – Elemara Duarte, 19/03/08)

Equipe
Rachel Costa
Eliziane Lara
Gustavo Krawser
Jeniffer Evangelista
Luana Borges
Luciano Dias
Mariângela Camargos
Paulo Henrique Marques
Tábata Barbosa
Extraído do Clipping-MG do Oficina de Imagens e Rede Andi Brasil

Nenhum comentário: