segunda-feira, 31 de março de 2008

Crianças desfilarão no Dia da Luta Antimanicomial

Menino Maluquinho é tema da ala das crianças no desfile
do Dia da Luta Antimanicomial

No próximo dia 18 de maio, Belo Horizonte será palco para várias manifestações voltadas ao Dia da Luta Antimanicomial, data especial na qual reafirma-se a luta “por uma sociedade sem manicômios”. Com o tema MINAS FAZ DA LUTA PELA LIBERDADE SUA DIFERENÇA, o movimento da luta antimanicomial mineiro, através da Escola da Samba "Liberdade, Ainda que Tan Tan" (cujo nome faz um trocadilho com os dizerem da bandeira mineira), levará às ruaspara as ruas do centro de Belo Horizonte alegria, irreverência, delicadezas e beleza, mas sobretudo intervir e politizar a discussão sobre a relação entre sociedade e loucura, sobre a igualdade de direitos e acesso e propor juntamente com outros movimentos de luta “um outro mundo possível e necessário”.

Os quase 3 mil participantes vão se organizar nas 6 alas que vão tratar da poesia e a loucura nas obras de Guimarães Rosa, Carlos Drumond, Fernando Sabino e outros mineiros que trataram, de modo bastante particular, da experiência humana da loucura.

Um dos "carros-chefe" do desfile de 2008 será a 3ª ala da escola, composta somente por crianças. O autor homenageado será Ziraldo, com seu livro O menino Maluquinho. O menino da obra, apelidado de maluquinho era uma criança dessas bem peraltas, que gostava de inventar coisas, de uma energia e de uma “levadez” que lhe garantiram o apelido. Ziraldo faz uma belíssima reflexão, de maneira poética sobre a “maluquez” deste garoto. Conclui que o menino maluquinho tinha sido na verdade uma criança feliz.

No mundo contemporâneo, onde o saber medicalizante quer entrar em todas as esferas de nossas vidas, as crianças passam de “maluquinhos felizes” a “hiperativos medicados”. A psicologização da infância, a obsessão em se distribuir diagnósticos, a medicar indiscriminadamente, a desautorização impostas aos pais, que aprendem a criar seus filhos ouvindo o último doutor de plantão, que na TV, nos dita o modo de criar nossas crianças.

A idéia desta ala é ser uma ode, uma exaltação à infância, à sua beleza, ao inusitado da criação infantil. Valorizar os espaços de ser criança, que num mundo cada vez mais adultizado, tem se tornado cada vez mais raro.

No próximo dia 12 de abril, o Centro Cultural Parque Lagoa do Nado receberá o concurso para o samba enredo e para a rainha da bateria de 2008. Participe! A seleção ocorrerá entre 10h e 14hs.

Colaborou para este post: Eliana Moraes.

Nenhum comentário: