quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Dona Maria ensina o seu batuque



No início do próximo mês, Dona Maria do Batuque (São Romão - MG) estará em Belo Horizonte compartilhando com o público o seu batuque e sua música. Seu nome é Maria C. G. Moura, tem 77 anos e sustenta a tradição da festa do batuque em São Romão há cerca de 70 anos.

O batuque é uma tradição musical secular surgida das rodas de danças africanas que deu origem ao samba. Também fazem parte desta manifestação os tocadores de roncador (instrumento de origem africana, parecido coma cuíca) e caixa. Mulheres cantam e dançam.

O grupo de Dona Maria tem 16 integrantes, que incluem crianças e velhos, e é exclusivamente negro. As músicas retratam fatos e costumes atuais de São Romão, aspectos naturais da região e fatos e costumes do passado.

No dia 03 de setembro, quarta-feira, no Teatro da Biblioteca Luis Bessa (Praça da Liberdade), a partir das 20h30, ela vai lançar o seu livro-CD. O evento faz parte da programação do Projeto Stereoteca.

Já nos dias 06 e 07 de setembro ela estará se apresentando no Festival de Culturas Populares da cidade de Jequitibá.

Mas ela não para por aí. Nos dias 09 e 10 de setembro, ela dará uma oficina de Batuque na sede do Encaixa Couro, grupo que já há bons anos vêm pesquisando danças, músicas e brincadeiras populares. Por fim, no período de 10 a 12 do mesmo mês, Dona Maria particapará do Encontro Vozes de Mestres, no Parque Lagoa do Nado (região da Pampulha, bem perto da Av. Pedro I).

Para mais informações, entre em contato com o Encaixa Couro: Rua Nossa Senhora D'Ajuda,85. Bairro Horto - BH/MG. Email: encaixacouro@gmail.com.

Sobre o projeto Stereoteca: http://www.stereoteca.com.br/pages/programacao.php?show=17#. Preços populares!!!

Nenhum comentário: