quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Menino criado com vó!

Todo mundo que é criado com vó sabe que vira xodó! Todo mundo que conhece uma vovó sabe que essa condição as tornam especiais de coração. As vovós são tão fofinhas que poderiam ser feitas de bolo... Aqueles bolos de cenoura com cobertura de chocolate! Vovós são tão boazinhas que uma hora precisam virar anjo e fazer biscoito no céu! 
Ontem quem virou anjo foi a Vovó Geni! Vó do Léo, aquele que já gravou um tanto de programas no Serelepe. Em homenagem a ela, ele escreveu um poema especial... Um monte de coisa que me fez lembrar a minha vovó Dila, a vovó Maria da minha vizinha e aposto que lembrou até a vovó do professor Tadeu... Olha que bonito:


"Dizem que vó estraga o neto
pois, acho que faz muito bem o seu trabalho
Estraga bem e por completo.
Vó é mãe ao quadrado.
Mesmo mimando e bajulando,
Não ensina nada errado!
Mas falo agora de uma vó especial,
aquela que com muito amor
me deixou uma herança social!
A pessoa mais engraçada que conheci
só não dava risada, quando gritavam
“Taca pedra na Geni”
Usava a dentadura pra assustar os mais novos.
Depois vinha acalmar,
toda doce e pisando em ovos.
Fazia pipoca, biscoito e pão com ovo,
e todo mundo sempre vai querer
comer farinha com açúcar de novo.
Me acordava meio dia; “Léo o almoço tá pronto,
te acordei?”
“Não, vó. Tava lendo um livro. Respondia de bate pronto.
O humor sempre vai ser a sua marca maior.
Ria de tudo, fazia piada
e sacaneava sem dó.
Era católica fervorosa.
Num 12 de outubro, fiz uma piada vergonhosa:
“Vó, pra quê tantos foguetes? Essa nossa senhora é muito aparecida.”
A reação dela qual foi?
Uma gargalhada estarrecida.

Pra encerrar, deixo um dos muitos diálogos que presenciei,
desses dois velhinhos, que reverencio e sempre reverenciarei:
Vô do Léo: - Espera ai Léo, que eu vou ver com sua avó se posso sair com essa blusa... Geni, eu posso sair com essa blusa aqui?
Vó do Léo: - Pode, uai!
Vô do Léo: - Mas não tá feia, não?
Vó do Léo: - Feia tá demais, mas poder sair, pode!”
Até breve vó Geni, e obrigado pelos peixes.

(De Léo de Castro para Vó Geni)
Imagem da internet