segunda-feira, 8 de abril de 2019

Dr. Seuss - A saga final

   Olá, serelepos! Hoje, enfim, termina a odisseia conhecida como Dr. Seuss! Caso não saibam do que estou falando, só clicar aqui.
   E, como prometido, o assunto desta postagem é sobre as animações feitas em cima das obras do Dr. Seuss. Será dividido em duas partes: os especiais de televisão em formato de animação 2D, e as animações para o cinema, em formato 3D.
 
   As primeiras animações feitas para a televisão datam entre 1942 a 1989, tendo grandes nomes da indústria da animação envolvidos, como Chuck Jones e Ralph Bakshi. As animações foram: "Horton Choca o Ovo" (1942), "Como o Grinch Roubou o Natal" (1966), "Horton e o Mundo dos Quem" (1970), "O Gatola na Cartola"(1971), "O Lorax" (1972), "Dr. Seuss on the Loose" (1973), "Halloween Is Grinch Night" (1977) e por último "A Guerra do Pão com Manteiga" (1989).   


Chuck Jones dá a expressão quase perfeita
ao personagem principal.
   Dentro dessa leva de animações, a mais famosa é, sem sombra de dúvidas, "Como o Grinch Roubou o Natal", que foi sucesso de audiência e crítica. Não por acaso fez esse sucesso. O especial para televisão foi animado por Chuck Jones, e teve a trilha sonora composta pelo próprio Dr. Seuss. A animação é até hoje reprisada na televisão estado-unidense, e é, até hoje, o especial de natal mais popular dos EUA. 
   De modo geral, essas animações mantiveram o espírito das obras escritas pelo Dr. Seuss. O mesmo não se pode dizer das animações atuais. Como dito na última postagem sobre o assunto, a esposa do Dr. Seuss proibiu que outros filmes com atores fossem feitos. 
   Foi então que, em 2008, o estúdio Blue-Sky (o mesmo de "A Era do Gelo") lançou "Horton e o Mundo dos Quem". Apesar de ter sido bem recebido pelo público e pela crítica em geral, não há como negar que esse filme se distancia da obra original, contendo cenas um pouco fora de contexto (por exemplo: quando há a sequência de anime no meio do filme). 
   Em 2012, o estúdio "Illumination" (o mesmo de "Meu Malvado Favorito"), lançou "O Lorax", que, bem... Não foi uma ideia muito boa, como dá pra perceber na postagem que fiz a respeito desse assunto.
   Eis então que, em 2018, eles fizeram uma nova animação de "Como o Grinch Roubou o Natal", também feita pela Illumination Studios. O filme não é ofensivo como "O Lorax", mas é bem medíocre em comparação com a primeira animação, de 1966. 

   Enfim, apesar das visões não muito favoráveis, ainda recomendo que as novas animações sejam assistidas, mesmo que para efeito de comparação. 

   E é isso, aqui se finaliza a "Saga do Dr. Seuss". Opiniões são bem-vindas nos comentários, e continuem a acompanhar o blog e os programas de rádio. Um abraço. 

3 comentários:

Anônimo disse...

Muito interessante. Tem uma linha temporal bem explicada. Fiquei curiosa pra conhecer mais sobre o autor.

Acoustic disse...

Legal. Parabéns pelas postagens. No lorax capricharam no 3D, mas o roteiro zuaram. Quero ver os filmes clássicos. Deu vontade.

ML! disse...

Muito obrigada por terem gostado =D
Continuem lendo o blog =*