sábado, 25 de outubro de 2008

Professores da Rede Municipal de Ensino promovem seminário sobre novas tecnologias



Estão abertas as inscrições para o I Seminário da Rede.lê – As Novas Tecnologias na Escola. A participação no seminário é gratuita e as inscrições para professores da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte estão abertas no site www.intranetdaeduca cao.gov.br. Os demais interessados devem entrar em contato pelo e-mail seminario.redele@ gmail.com para solicitar inscrição. As vagas são limitadas.

O seminário será realizado de 3 a 5 de novembro nas Escolas Municipais Artur Versiani Velloso e Caio Líbano Soares, localizadas na Rua Carangola, 288 – Santo Antônio. O evento é uma realização do grupo de pesquisa da UFMG Centro de Convergência de Novas Mídias (CCNM) e da Secretaria Municipal de Educação (Smed – PBH). Durante o seminário, as discussões serão feitas em torno de quatro grupos de trabalho: O Professor e as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação; O Laboratório de Informática na Escola; As Novas Tecnologias de Informação e Comunicação como Recursos Pedagógicos; Projetos Colaborativos.

A iniciativa de organização do seminário partiu dos professores da Rede Municipal de Ensino que são coordenadores do Projeto Rede de Inclusão e Letramento Digital (Rede.lê) em nove escolas municipais. A Rede.lê é um dos projetos desenvolvidos pelo CCNM. A experiência adquirida a partir da parceria com o Projeto Rede.lê, que culminou na Ação Cartografias nas Escolas, forneceu bases para a criação dos grupos de trabalho.

O objetivo do seminário é discutir a inserção das novas tecnologias no contexto escolar sob diferentes aspectos e trocar experiências com outros professores da Rede Municipal de Ensino, além de colocar em pauta questões importantes para a proposição de políticas públicas de inclusão digital na educação.

Rede. lê e Ação Cartografias

A Rede de Inclusão e Letramento Digital (Rede.Lê) é um projeto que promove o intercâmbio de culturas, via Internet, entre diversas localidades, situadas em Belo Horizonte e interior de Minas Gerais. Além de diferentes comunidades, nove escolas da Rede Municipal de Educação integram a Rede.lê. A proposta do projeto é estimular o desenvolvimento de ações já existentes e incentivar a criação de novos projetos, fazendo com que o uso das novas tecnologias de informação e comunicação não se restrinja à alfabetização digital, e se torne instrumento de cidadania.

Desde abril de 2007, o CCNM vem implementando nas nove escolas integrantes da Rede.lê a Ação Cartografias nas Escolas, que propõe uma apropriação crítica e reflexiva das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação – NTIC's no contexto escolar, a partir do registro e reconhecimento dos bairros das escolas. A proposta é trabalhar as NTIC's a partir de seu potencial pedagógico, de forma integrada ao conteúdo curricular.

As escolas municipais integrantes da Rede.lê que participam desse trabalho são Agenor Alves de Carvalho (Regional Nordeste), Anne Frank (Pampulha), Aurélio Buarque de Holanda (Barreiro), Ignácio de Andrade Melo (Noroeste), Francisca de Paula (Oeste), Hélio Pellegrino, (Norte), Professor Moacyr Andrade (Venda Nova), Israel Pinheiro e Paulo Mendes Campos (Leste).


Programação:

03/11/08 (Segunda-feira)
19:00 às 20:30 – Auditório E.M. Arthur Versiani Velloso (4º andar) – Abertura do I Seminário da Rede.lê
20:30 – Coquetel

04/11/08 (Terça-feira)
08:00 às 09:00 – Credenciamento
09:00 às 12:00 – Salas E. M. Caio Líbano Soares (5º andar) – Grupos de Trabalho
12:00 à 13:30 – Intervalo para Almoço
13:30 às 17:00 – Auditório E.M. Arthur Versiani Velloso (4º andar) – Palestra

05/11/08 (Quarta-feira)
9:00 às 12:00 – Salas E. M. Caio Líbano Soares (5º andar) – Grupos de Trabalho
12:00 à 13:30 – Intervalo para Almoço
13:30 às 17h – Auditório E.M. Arthur Versiani Velloso (4º andar) – Apresentação dos trabalho dos grupos e Encerramento

Nenhum comentário: