segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Momento Serelepe de Brincadeira - Pedro Paulo

 Pedro Paulo

 (Variação: Presi-presi)
Procedência: Pandalelê Laboratório de Brincadeiras CP/UFMG
Formação: (Mínimo quatro pessoas) Em roda
Como se brinca:
 Em roda, o grupo escolhe quem será o líder, que receberá o nome de Pedro. Ao seu lado terá o segundo mais importante do jogo, o vice líder: Paulo e os demais brincantes receberão seus nomes em número na ordem crescente, 1,2,3... Pedro é responsável por ditar o ritmo da brincadeira, executando o movimento de bater suas mãos nas coxas duas vezes, dizendo seu nome, e depois batendo palmas, chamando alguém, por exemplo: Pedro, Pedro (bater mãos nas coxas), chama 1, 1 (batendo palmas). 1, 1 (batendo as mãos na coxas, duas vezes), chama Paulo, Paulo (batendo palmas), e assim um vai chamando o outro... Um dos objetivos da brincadeira é ser e permanecer o líder, ou seja, Pedro.
Quando alguém erra, perde o ritmo ou fluxo ou “comem mosca", este será o último da fila, e aqueles que estavam após ele, sobem de "cargo".


Possíveis variações:
Realizar o jogo enquanto se anda pelo espaço, ao invés de roda.  Pode também fazer o ritmo, batendo as palmas com alguém. Outra variação, o jogador que estiver ocupando a última posição errar em qualquer momento do jogo, ninguém poderia chamá-lo na(s) próxima(s) rodada(s). A punição para quem infringisse essa regra seria a de trocar de posição com o jogador da última posição; fazer rodada só chamando números pares ou ímpares, números primos, entendendo Pedro par, Paulo como ímpar.

No jogo, o bom é isso, a gente pode inventar moda!!!!

Nenhum comentário: